Promobit
Promobit
Artigos

Cadeira ergonômica: veja o que faz diferença para postura ideal

Veja o que faz a diferença para atingir a postura ideal no home office ou durante horas de jogo. Fique de olho nisso ao comprar uma cadeira ergonômica.

Cadeira ergonômica: veja o que faz diferença para postura ideal

31 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Já falamos anteriormente sobre como manter a ergonomia no home office e a importância disso para a sua coluna, mas na prática essa tarefa fica mais fácil com uma cadeira apropriada, que chamamos de cadeira ergonômica. Esse tipo de cadeira vai te ajudar a ter menos dores nas costas, ombros e braços, além de a longo prazo te deixar mais produtivo ou rápido para as horas de jogos. 

Devido à sua importância, neste artigo vamos pontuar alguns itens e regulagens que fazem a diferença na hora de comprar uma cadeira ergonômica, seja ela do tipo presidente, gamer ou de escritório comum. Vale dizer que as regras de ergonomia das cadeiras estão presentes na NR 17, que visa “permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores”. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Cadeira Ergonômica em promoção?

1 – Regulagem de altura da cadeira 

Antes de comprar uma cadeira ergonômica, preste atenção se a regulagem de altura da cadeira é suficiente para você. Lembre-se que o seu monitor, seja do notebook ou computador, deve estar alinhado aos seus olhos, então, deixe a cadeira em uma altura suficiente para que isso aconteça. Se necessário, use um apoio de pés para eles não ficarem balançando no ar. Aliás, a NR 17 recomenda essa prática independentemente do tipo de cadeira que você utilizar. 

Utilizar a regulagem de altura da cadeira para alinhar o olhar é essencial para que seu pescoço não fique tensionado e você deixe de sentir dores nos ombros e na cabeça. Por isso, se você está procurando ergonomia e a cadeira não tem regulagem de altura, esqueça-a. 

2 – Inclinação do encosto 

Essa inclinação é mais fácil de ser vista nas cadeiras gamers, mas também está presente nas cadeiras do tipo presidente e outras. É ela que vai garantir que as suas costas fiquem retas e não prostradas para frente, quase numa posição corcunda. O ideal é deixar a cadeira um pouco inclinada para trás, para que a curvatura natural das suas costas seja valorizada (nas cadeiras gamers, essa inclinação é regulável por meio de estágios de inclinação, mas em outros tipos, pode ser o próprio peso do seu corpo que vai colocá-la para trás). 

3 – Regulagem de altura dos braços 

Numa cadeira ergonômica a regulagem de altura dos braços também é importante, pois ela vai te auxiliar a mantê-los retos. É como se o braço da cadeira fosse uma continuação da sua mesa, logo eles devem ter praticamente a mesma altura (o seu cotovelo deve formar um ângulo de 90º com seus ombros e o teclado). Às vezes, mesmo que o braço da sua cadeira esteja na regulagem mais alta, não vai ser suficiente para alcançar a altura da mesa. Nesses casos o ideal, com o tempo, é mandar fazer uma outra mesa de escritório sob medida para você. 

Segundo a NR 17, o ideal é que o apoio dos braços seja regulável em uma altura de 20 a 25 centímetros a partir do assento, sem interferir no movimento de aproximação da cadeira em relação à mesa. 

Algumas cadeiras, além da regulagem de altura, também possuem a rotação dos braços, que podem ficar mais abertos ou mais fechados para os lados. Essa é uma característica interessante, mas não essencial em uma cadeira ergonômica. Não fique tão preso a ela no momento da compra. 

Leia também: 

4 – Almofadas para pescoço e lombar 

Essas almofadas podem estar acopladas à cadeira ou serem removíveis, mas de qualquer jeito são essenciais. Inclusive, a almofada para lombar é recomendada pela NR 17, juntamente com uma espuma de densidade adequada para o seu peso. Elas vão te ajudar a manter a postura ereta, os ombros relaxados e a cabeça na posição certa, lembrando novamente que ela deve estar alinhada com seu monitor.

Falamos um pouco mais sobre a importância das almofadas para pescoço e lombar em outro texto do Promobit: Cadeira gamer: almofada para pescoço e lombar faz diferença?

5 – Rodinhas e rotação da cadeira

Esses dois últimos itens não dizem muito sobre ergonomia em si, mas mais sobre agilidade e conforto. O fato de a sua cadeira girar para um lado e para outro vai fazer você alcançar objetos perto de você com mais facilidade, além de ajudar no transporte e movimentação. É mais difícil de transportar e mover com o próprio corpo uma cadeira estática, então recomendamos que você também fique de olho nisso ao comprar uma cadeira ergonômica. 


Fique de olho nas promoções de cadeiras gamers e itens de home office aqui no Promobit! Use um dos nossos cupons de desconto para economizar ainda mais!