Campanha Aniversario Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Blazer: como usar esta peça coringa do guarda-roupa

Descubra de onde surgiu e como usar blazer, essa peça coringa do guarda-roupa de homens e mulheres, que atende ocasiões formais e até mesmo mais descontraídas.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

18 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Você está querendo renovar o guarda-roupa e precisando de uma peça coringa que dê para usar tanto em ocasiões especiais, jantares e reuniões formais quanto para sair com os amigos, com a família ou dar um passeio sozinha? Invista no blazer, que vai te dar todas essas possibilidades. A seguir, veja como usar blazer, um pouco da história dele e os diversos modelos que existem da peça.

O que é e de onde veio o blazer?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O blazer surgiu primeiro no guarda-roupa masculino. Em meados do século XX a Rainha Vitória do Reino Unido foi visitar uma fragata (um tipo de navio de guerra) e, o almirante, sabendo que isso ia acontecer, mandou preparar paletós azul-marinho com botões de latão nas mangas, perto do punho. Isso porque a tripulação tinha o hábito de limpar o rosto e o nariz com elas, mas os botões impediriam essa ação, já que o almirante queria passar uma boa impressão. A Rainha gostou muito da peça e acabou fazendo com que aquela peça se tornasse parte do uniforme oficial da marinha. 

Já no guarda-roupa feminino a peça só começou a ser aceita mais para frente, quando a estilista Coco Chanel adaptou o blazer às medidas das mulheres. Isso causou um certo agito na moda naquela época, mas sabemos que atualmente existem diversos modelos da peça tanto para o público feminino quanto masculino. Coco é a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX, elaborada pela revista Time. 

O blazer não tem conjunto e pode ter botões de fechamento na cintura ou não, assim como botões na manga. É possível comprá-lo de cor lisa, listrado e existem até os floridos, os no estilo animal print e xadrezes, entre outros. Há muito tempo não é mais só o pretinho básico que faz sucesso. 

Blazer de couro

O blazer de couro vai dar um ar mais despojado ao seu look. Apesar de chique e fino, ele vai parecer um pouco mais informal do que os outros tecidos de blazer quando utilizado com uma camisa social e gravata, por exemplo. Porém, é completamente possível usá-lo com uma camiseta e um lenço, por exemplo. 

Blazer de neoprene

O neoprene é um tipo de tecido emborrachado e feito a partir de polímeros, ou seja, sua matéria-prima é o petróleo. Ele é bem conhecido por fazer parte da confecção de roupas de surfistas e mergulhadores, mas também está presente no vestuário comum, como em vestidos, calças leggings, e blusas. Uma das vantagens de adquirir um blazer de neoprene é que ele não vai amassar com facilidade e não vai deformar tão rápido. Além disso, ele é impermeável, o que facilita muito em dias de garoa ou de muita umidade. 

Blazer de veludo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O blazer em si já é uma peça elegante, mas o de veludo se supera. Ele dá um ar sofisticado e luxuoso à sua composição de peças e, mesmo que não pareça, é fácil combiná-lo com outras roupas. Você pode usar um blazer de veludo com camisa por baixo ou até mesmo com uma camiseta lisa, mas ele também vai bem acompanhado de gravata e suéter, seja para homens ou mulheres. A peça está disponível em cores variadas, como azul, vinho, preto, cinza, marrom, entre outras. 

Blazer sem manga

O blazer sem manga lembra um colete, mas é um pouco mais formal. A lapela dele pode ser de cetim ou não e ele costuma ser um pouco mais acinturado. É uma boa opção se você procura uma composição mais bem-arrumada, mas sem chamar atenção demais ou simplesmente quer usar uma roupa mais caprichada para sair sem parecer exagerada. 

Blazer listrado

O blazer listrado fica melhor com peças lisas por baixo, porque ele em si já uma estampa. As listras podem ser mais grossas ou mais finas dependendo do estilo que você gostar mais e é bastante comum encontrar blazers listrados em azul e branco, preto e branco ou cinza e branco. 

Como usar blazer?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A resposta à essa pergunta vai depender bastante do seu estilo. Saiba que é bastante comum utilizar blazer com roupa estampada, seja uma camisa, camiseta ou até a calça que você estiver usando. Se o seu blazer for oversized (sim, eles existem), a dica é justamente criar um contraste e usá-lo com peças curtas, como minissaias ou shorts, além de top croppeds ou croppeds comuns. 

Looks com blazer preto

O blazer preto é clássico, por isso é mais fácil combiná-lo com outras peças de roupa, como camisas, camisetas, suéteres, vestidos, shorts e saias. Eles ficam bem em composições formais, para o trabalho, e também para sair, inclusive para a balada (nesses casos, você pode optar por modelos com paetês ou com detalhes de pelos). Se a sua composição for mais informal, não hesite em apostar em peças coloridas ou acessórios mais chamativos, como colares ou brincos maiores.

Blazer com calça jeans

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um blazer combina perfeitamente com calça jeans em composições mais despojadas. Você pode inclusive deixar o estilo mais urbano ao finalizar seu look com um tênis, como os da marca Vans, ou sapatos slip on de verniz ou tecido comum. Camisetas estampadas também são bem-vindas. 


Agora que você já sabe como usar blazer e algumas combinações que pode fazer com a peça, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de roupas femininas para encontrar o blazer ideal para você? Não deixe de usar algum cupom Dafiti para comprar peças com desconto!