Campanha Super Deals - Aliexpress
Notícias

As polêmicas do Vero, novo app social

Saiba quais são as polêmicas do Vero, a nova rede social que promete desbancar o Facebook e livrar seus usuários de anúncios e algoritmos indesejados

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

1 de mar de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido seus amigos e conhecidos comentando sobre a nova febre das redes sociais do momento, o Vero, e talvez tenha até lido tutoriais sobre como usá-lo e quais funcionalidades ele apresenta para os usuários. Mas você já ouviu sobre as polêmicas do Vero?

Se ainda está um pouco perdido com a novidade, o Vero é um aplicativo de redes sociais que está prometendo desbancar as redes mais consolidadas, como o Instagram, Facebook e Twitter. Entre as vantagens que ele traz para os usuários, está a presença de um feed de notícias em ordem cronológica e a promessa de ser completamente sem anúncios.

vero app social

A rede social ganhou muitos seguidores nos últimos dias no Brasil e no mundo, aparecendo até mesmo nos aplicativos mais baixados da Google Play e Apple Store, mas junto com seu aparente sucesso, também surgiram muitas reclamações sobre a plataformas e polêmicas sobre seu fundador e CEO Ayman Hariri.

Mas quais são as polêmicas do Vero?

Apesar de se apresentar como um aplicativo que visa a conexão entre as pessoas em primeiro lugar e promete tratar seus usuários como clientes e não como fonte de informações para venda, como dito em seu Manifesto oficial, diversas informações sobre o CEO Ayman Hariri estão fazendo com que usuários deletem o aplicativo e incentivem seus amigos a fazerem o mesmo.

Muito do descontentamento dos usuários se deve à origem de Hariri, que pode afetar a política aparentemente defendida pela rede social. Acontece que o CEO é um bilionário libanês, filho de um político do país, e sua família está envolvida em alguns escândalos na região.

Ayman Hariri, CEO do Vero
Ayman Hariri, CEO do Vero

Antes de se envolver em redes sociais, Hariri foi vice-presidente executivo de uma empresa da família, a Saudi Oger, principal fonte de renda da família. A empresa foi fechada em 2017 após acusações de que não pagava seus funcionários e de que estes eram obrigados a dormir em acampamentos provisórios sem comida, água ou cuidados médicos, segundo a revista Time.

Problemas no servidor

Desde seu grande boom nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store, o Vero também recebeu enxurradas de reclamações sobre seu funcionamento, instabilidade nos serviços e outros.

Outra crítica dos usuários é que grande parte dos desenvolvedores do aplicativo são russos. Como a Rússia está envolvida em diversos escândalos de manipulação de redes sociais em outros países, a crescente fama do aplicativo (que existe desde 2015), causou certo desconforto, principalmente nos usuários de outros países.