Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Android One: O que é e como funciona?

Versão do sistema operacional do Google traz atualizações automáticas e interface livre de aplicativos de terceiros. Entenda o que é o Android One!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

12 de out de 2018

0 comentários

Compartilhe:

No início do mês de outubro foi lançado no Brasil o Motorola One. Mais do que um dos inúmeros celulares da Motorola, o produto simboliza parceria entre a fabricante e o Google, uma vez que é o primeiro smartphone com Android One a chegar no Brasil. Mas o que é o Android One?

Diferente do que muitos pensam, o Android One não é um tipo diferente de Android nem está em uma categoria diferente. Explicaremos no artigo de hoje o que é, como funciona e as vantagens do sistema operacional que tende a ganhar força nos próximos anos.

O que é Android One?

O Android One é um programa do Google que oferece a verdadeira experiência de “Android Puro” em smartphones que não são do Google, com interface padronizada e nenhum bloatware por parte da fabricante.

Lembra quando a Motorola anunciava o tal “Android Puro” como funcionalidade de seus celulares e mesmo assim instalava aplicativos próprios nos aparelhos? Isso não acontece em um aparelho com Android One.

Confira:Promoções de celular Android

Smartphones que fazem parte do programa Android One trazem sistema operacional formado apenas pelos aplicativos essenciais do próprio Google, como Gmail, Chrome, YouTube e Google Assistente. É como ter um Nexus ou Pixel, mas fabricado por outra empresa.

Além de representar mudança visual, isso também contribui para a autonomia de bateria e desempenho destes celulares, uma vez que a fabricante não faz alterações ou instala programas que podem consumir mais dados que o necessário.

Além da interface pura, o Android One conta com duas vantagens bem importantes:

  • Atualização do Android garantida por pelo menos dois anos após o lançamento;
  • Atualizações mensais de segurança por pelo menos três anos após o lançamento.

Isso significa que proprietários de um celular que faça parte do programa Android One terão atualizações de sistema operacional garantidas por pelo menos dois anos (o Motorola One será atualizado até o Android Q) e atualizações de segurança todo mês por pelo menos três anos.

android motorola one
Motorola One – Primeiro smartphone com Android One no Brasil

Fabricantes costumavam negligenciar alguns de seus celulares baratos, atualizando-os apenas para a versão seguinte do Android — e às vezes sequer atualizando. É por isso que o Android One é tão importante, principalmente para modelos de entrada com preço reduzido e funcionalidades limitadas.

Cada vez mais fabricantes estão abraçando o Android One e anunciando smartphones únicos para o programa ou versões alternativas de aparelhos já existentes para ele. Além da Lenovo/Motorola, Nokia, Xiaomi, HTC, General Mobile são marcas que abriram portas ao Android One.

Android One é um Android diferente?

Não. O Android One é apenas um programa no qual determinados celulares são incluídos. O sistema operacional é o mesmo que encontramos em smartphones que não possuem Android One, mas sem os aplicativos da fabricante que normalmente não usamos e sem a interface modificada de cada empresa.

O Motorola One, por exemplo, conta com Android 8 Oreo. Apesar da experiência pura e sem modificações, o sistema dele é o mesmo que vemos hoje no Moto G6, Zenfone 5, Galaxy S8 e LG G7.

Vale destacar também que o Android One é diferente do Android Go Edition. Enquanto o primeiro é focado na experiência pura do Android, o segundo tem como foco smartphones com 1 GB de RAM ou menos. O Android Go conta com aplicativos especiais que ocupam espaço mínimo e gastam poucos dados.

xiaomi mi a1 android one
Xiaomi Mi A1 – com Android One

Vale a pena comprar celular com Android One?

Não há resposta definitiva para tal pergunta, visto que isso dependerá da preferência de cada usuário. Se você gosta muito do Android puro e conseguir encontrar um celular incluso no programa que possua configurações e funções que lhe agradam pode valer a pena adquirir um modelo com Android One.

Se o seu foco é ter um celular sempre atualizado, seguro e nada mais, o Android One também pode ser interessante, uma vez que você terá pelo menos dois anos de atualizações garantidas do sistema.

Mas se você não se importa com os aplicativos próprios da fabricante e também não quer ficar limitado a poucas opções de smartphone, o Android One pode não fazer muito sentido para você. Considere a compra de um modelo com bateria maior, processador melhor ou mais memória RAM e pode ser que obtenha ainda mais benefícios do que o Android puro oferece.


Não deixe de aproveitar as promoções de smartphones no Promobit e comprar seu novo celular com ótimo preço. A Black Friday está chegando e com ela as ofertas incríveis da maior temporada de promoções do ano!