Promobit
Guia de compras

Ainda vale a pena comprar TV Sony em 2021?

A tradicional marca japonesa encerrou suas atividades no Brasil, mas algumas TVs da Sony ainda estão por aí.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

3 de jul de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Em março de 2021 a Sony encerrou as atividades de sua fábrica no Brasil que ficava localizada em Manaus, mantendo apenas alguns segmentos no país como os consoles Playstation 4 e Playstation 5. Apesar de não comercializar mais TVs por aqui, alguns aparelhos da Sony ainda estão nos estoques das lojas e a dúvida inevitável vem à cabeça: ainda vale a pena comprar TV da Sony? Desde já adiantamos que comprar as TVs da marca pode valer a pena apenas se o preço estiver bom. Neste texto explicamos os motivos. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

TVs da Sony possuem boa durabilidade e bons recursos 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
XBR A9G

Embora não esteja mais presente no país, a Sony não é nenhuma aventureira quando falamos em TVs. A empresa japonesa comercializa seus modelos de TVs em todo o mundo há décadas, com um catálogo amplo que envolve de modelos mais básicos à TVs com resolução 8K e tela OLED. 

Entre os modelos que ainda podemos encontrar nas lojas brasileiras encontramos tecnologia como Full Array Local Dimming de ajuste da iluminação localizada atrás da tela por áreas individuais, suporte a Dolby Atmos e Dolby Vision e alguns aparelhos com sistema operacional Android TV que além de ampla biblioteca de aplicativos e comandos de voz através do Google Assistente funciona muito bem em Tvs da Sony com processadores melhores. 

O CDC garante cobertura no pós-venda

Mesmo após sua saída do país, a avaliação da Sony entre os consumidores é bastante positiva no site Reclame Aqui, com nota geral de 8,5, considerada ótima pelos critérios do site. Além de uma boa nota, o Código de Defesa do Consumidor também assegura alguma cobertura ao consumidor que adquirir em 2021 uma TV da empresa, conforme o Art 32.

Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.

Inclusive, em nota divulgada para a imprensa na data em que anunciou o fechamento de sua fábrica no Brasil, a Sony comprometeu-se em manter o suporte e pós-venda e ao entrar atualmente no site da Sony Brasil o consumidor já é direcionado para a página de suporte técnico da empresa.

Vale a pena comprar TV da Sony? Sim, mas o preço tem que ajudar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Sony XBR X955

Apesar da cobertura prevista no pós venda e da qualidade já citada dos aparelhos da Sony, é inegável que a saída da marca do Brasil interfere na escolha, pois por melhor que seja o suporte técnico, ele nunca será tão bom quanto o de grandes marcas como as TVs da LG e TV Samsung que já estão consolidadas no Brasil há muitos anos e apresentam bons números de vendas. 

Diante deste cenário, comprar uma TV da Sony só é vantajoso se o preço da TV da marca estiver abaixo ou bastante próximo dos valores praticados por modelos equivalentes de outras marcas. 

Na data da publicação deste texto nenhum modelo da Sony foi encontrado com preços condizentes às suas especificações, como no caso da Sony XBR-75X955G encontrada por cerca de R$9.990. Embora seja uma TV premium muito boa, já existem modelos equivalentes da LG como a nova geração da OLED CX com tela um pouco menor, mas preço semelhante. Ou a nova Samsung QLED Q80A de 2021 com preço médio de R$7.000. 


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de TVs 50 polegadas para ter as melhores imagens. Sua economia pode ficar ainda maior com o cupom Americana sou cupom casas Bahia.