Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

AU8000 vs UP7750: qual a melhor TV 4K de entrada de 2021?

Com a chegada da UP7750 a LG entra na disputa com a AU8000 da Samsung na categoria da TVs 4k acessíveis.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

26 de jun de 2021

0 comentários

Compartilhe:

A LG acaba de apresentar seu novo catálogo de TVs para 2021 e entre os modelos estão as novas TVs 4K de entrada, com destaque para a LG UP7750 que pelas características deve disputar mercado diretamente com a AU8000 da Samsung. Para ajudá-lo a escolher entre as duas opções de TVs 4K com preço mais acessível, comparamos AU8000 vs UP7750. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

AU8000 vs UP7750: Ficha técnica

TVSamsung AU8000LG UP7750
TelaVAIPS*
Polegadas50”, 55”, 60”, 65”, 75”, 85”50″,55″, 60”, 65″, 70”
Frequência60Hz60Hz
HDRSimSim
UpscalingSimSim
Áudio20w20w
HDMI33
USB22
Wi-Fi dual bandSimSim
BluetoothSimSim
Sistema OperacionalTizenwebOS 6.0
Comandos por vozSimSim
Assistentes virtuaisGoogle Assistente, Alexa e BixbyGoogle Assistente, Alexa
* Na página oficial do produto as versões 50, 60 e 70  polegadas não possuem a especificação da tecnologia do painel. 

Design 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
AU8000 e UP7750 em espessura.

Começando o comparativo AU8000 vs UP7750 pelo design, a TV da Samsung chama bastante a atenção pela espessura bastante reduzida para uma TV de entrada, com pouco mais de 2 cm no modelo. A TV também mudou o seu design contando agora com pés em formato de “T” invertido que deixam o aparelho mais próximo da superfície em que estiver posicionado, o que pode ser um ponto negativo  para que gosta de colocar algum aparelho abaixo da TV e sobre um rack, como um soundbar ou decodificador da TV a cabo. Falando em cabos, a AU8000 manteve as canaletas na traseira para esconder os fios e cabos. 

Já a TV LG UP7750 possui base com pés em “V” invertido que deixam a TV um pouco mais alta. Entretanto o modelo é mais espesso que a concorrente da Samsung e com a parte traseira mais arredondada. Ambas possuem bordas finas, mas que são levemente interrompidas pelo receptor dos raios infravermelhos do controle remoto. Nada que atrapalhe, mas se prestar atenção eles serão notados.  

Tela VA na Samsung e VA ou IPS na LG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
UP7750 com tela IPS nos modelos com de 55 e 65 polegadas.

Quanto ao tipo de tela e qualidade de imagem é preciso fazer uma observação sobre o modelo da LG. Ao pesquisar as especificações técnicas na página do produto no site da LG, apenas os modelos com polegadas em número ímpar, 55” e 65”, possuem telas LCD IPS, enquanto nos outros modelos a única informação disponível é que são telas LCD, muito provavelmente são do tipo VA. Já a TV da Samsung possui painel VA em todas as suas versões. 

O que é necessário saber sobre cada uma delas é que o VA proporciona um contraste melhor, porém o ângulo de visão é reduzido e a melhor qualidade de imagem é percebida apenas de frente para o aparelho. Já o IPS possui um ângulo de visualização maior, mas o contraste é mais acinzentado do que nos painéis VA. Podemos dizer que para salas menores e mais escuras a AU8000 ou a UP7750 são as melhores opções. 

Além das tecnologias do painel, ambas possuem suporte a HDR10 e upscaling competente para a categoria graças aos respectivos processadores, Crystal 4K na Samsung e a5 Gen 4 na LG. Um diferencial da LG UP7750 é o Filmmaker Mode, que desativa todas as configurações de aperfeiçoamento de imagem para tentar exibir filmes conforme foram idealizados para o cinema.

Desempenho em games

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Modo jogo da LG UP7750. Fonte: site LG

Por serem TVs com preço mais acessível, nem AU8000 nem UP7750 são TVs com foco em games, tanto que ambas possuem taxa de atualização de 60 hz e não dispõem de entradas HDMI 2.1, logo não entregam a melhor experiência que os novos consoles podem proporcionar. Entretanto, o modelo da LG mostra-se com mais recursos para esse tipo de uso. 

A UP7750 possui um modo game bastante abrangente, com especificações de acordo com o gênero do jogo para melhorar a qualidade de imagem e fluidez entre opções como RPG, FPS e RTS, calibrando o HDR para melhorar a visualização sem prejudicar a experiência. Já a AU8000 não possui nenhuma especificação especial para jogos, mas assim como a concorrente da LG não apresenta input lag alto, porém as duas marcas não informam qual o tempo de resposta de seus respectivos aparelhos. 

Áudio

Entre as TVs 4K de entrada disponíveis no mercado nacional é possível perceber um padrão que abrange tela IPS ou VA, duas ou três entradas HDMI e saídas de áudio com potência de 20w. Os dois modelos deste comparativo não fogem a regra no quesito ruído e apresentam a mesma potência sonora: 20w divididas em um sistema 2.0. O modelo da Samsung possui sistema Dolby Digital+, que apesar de possibilitar a emissão de amostras de áudio diferentes em cada falante da TV não deve ser confundido com Dolby Atmos que aumenta consideravelmente a sensação de som direcional.

Conectividade e assistentes virtuais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung AU8000

A receita das TVs 4K básicas também é replicada nos dois modelos comparados, pois AU8000 e UP7750 possuem 3 entradas HDMI 2.0 e 2 entradas USB. Esse é um bom número para usabilidade atual, já que tecnologias de espelhamento de tela e conexão Bluetooth estão mais disponíveis atualmente, inclusive nas duas TVs deste comparativo. 

As duas TVs também apresentam suporte a comandos de voz via Alexa e Google Assistente e as versões mais recentes dos sistemas operacionais das marcas, no caso Tizen da Samsung e webOS da LG. A navegação através do sistema da LG é facilitada já que o modelo possui o novo controle Magic Remote que substituiu o anterior smart magic, mas mantém a boa característica de navegação como um mouse no ar. 

Preço

A UP7750 ainda não teve seu preço divulgado nem encontra-se disponível nos varejistas até o momento. Já a AU8000 em sua versão de 50 polegadas possui preço médio atual de R$3.400, mas aqui no Promobit já esteve disponível por R$3.140 e baseado no histórico de preço das TVs de LG e Samsung do ano anterior, TU8000 e LG UN8000, o preço da nova TV da LG deve ser equivalente ao modelo da Samsung.

No comparativo entre AU8000 vs UP7750 podemos perceber algumas diferenças significativas, com a TV da LG saindo-se melhor em jogos, enquanto a TV da Samsung possui um constaste melhor em todas as suas versões e é mais indicada para fixação junto a parede devido a sua menor espessura. Relacione as características de cada uma delas com o seu tipo de uso para saber qual melhor se adapta as suas necessidade.


Aqui no Promobit você encontra TVs de todos os tamanhos com ótimos preços, inclusive as melhores promoções de TV 50 polegadas. E aproveitando o cupom Casas Bahia ou cupom Americanas a economia pode ficar ainda maior.