Campanha Super Deals - Aliexpress
Artigos

Vou morar sozinho: como montar e decorar uma kitnet?

Planejamento do espaço e escolher apenas o essencial são dicas fundamentais para quem vai mobiliar e decorar uma kitnet.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

20 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Com bom preço e localização, as kitnets são uma ótima opção para quem mora sozinho e casais sem filhos. No entanto, seus poucos metros quadrados e nenhuma divisão são uma dor de cabeça na hora de mobiliar e decorar o imóvel. A notícia boa é que com um bom planejamento, é possível tornar o ambiente agradável, organizado e  aconchegante e com o Promobit, você nem vai pagar tão caro por isso.

Planejamento do espaço

Na hora de decorar uma kitnet, é possível fazer diversas configurações de espaço e combinações de móveis, eletrodomésticos e itens de decoração. Tudo vai depender da sua necessidade e, claro, da planta do apartamento. É possível encontrar kitnets quadradas, retangulares, com balcão separando a cozinha, ou praticamente com dois ambientes.

Para fazer o planejamento do espaço, também é importante verificar a presença de colunas, pilares e outros elementos arquitetônicos aparentes, pois eles vão interferir nos rumos que a decoração irá tomar.

Se conhecer o espaço útil é o primeiro passo, o segundo é avaliar suas necessidades e expectativas com o novo lar. Devido a metragem reduzida, dificilmente será possível ter exatamente tudo que gostaria, então, comece um processo de priorização. O que você mais precisa? Um espaço para trabalho, receber amigos, fazer refeições, relaxar e assistir à TV ou outra função?

O grande desafio de decorar a kitnet é conseguir que todos os ambientes desejados caibam no espaço reduzido. É importante que haja separação entre os ambientes, mas isso não significa paredes ou cortinas, mas elementos que façam essa separação ou marcação.

kitnet-cama-suspensa

Como criar ambientes na kitnet?

Se já estiver na kitnet, uma dica é usar uma fita crepe para literalmente desenhar os ambientes dentro do espaço. Também existem muitos aplicativos que conseguem realizar desenhos 3D de como o espaço ficará com os elementos.

PromoDica especial: comece a planejar a configuração do espaço da kitnet posicionando o do quarto (aqui pode ser apenas a cama) em local oposto ao banheiro e a cozinha.

Agora entra a criatividade de quem irá fazer a decoração, pensar em como irá encaixar os ambientes no espaço disponível, criando uma separação visual entre eles. A palavra chave aqui é aproveitamento de espaço, que pode ser tanto horizontal, utilizando elementos arquitetônicos e pequenos espaços, ou vertical, optando por prateleiras ou camas elevadas.

Uma cama com cabeceira alta de costas para o sofá, por exemplo, ajuda a separar os espaços para dormir e para trabalhar. Outra alternativa são elementos que possuem dupla função, como uma mesa utilizada para refeições para trabalho (nesse caso posicionada entre ambientes).

Escolha dos móveis

Duas dicas importantes na hora de comprar os móveis são: ter apenas o essencial e preferir um móvel grande a muitos pequenos. Por exemplo, se você costuma receber pessoas em casa e deseja um sofá, é melhor um modelo de três lugares do que duas poltronas e um banquinho. Isso porque quanto mais elementos, maior a sensação de falta de espaço.

Comece o planejamento da compra dos móveis pelos elementos maiores (cama, sofá, mesa, guarda-roupa, balcão, armários), sempre focando no essencial para você. Se você prioriza conforto, não adianta comprar um sofá-cama apenas para aproveitar melhor o espaço.

No caso dos móveis, o design faz toda a diferença. Na hora de escolher a cama, por exemplo, se deseja usar a cabeceira como elemento de separação de ambientes, opte por um modelo com pés e cabeceira. Caso não, a compra da cama box é mais indicado, pois ocupa menos espaço.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tenha um cuidado extra com as portas de armários e guarda-roupas, pois devido ao pouco espaço, nem sempre é possível manter a distância recomendada (60 cm) entre os móveis e o movimento de abertura pode ser prejudicado. Portas de correr são mais interessantes para quem mora em kitnet.

Móveis que se complementam são uma boa saída, principalmente aqueles com dupla função e/ou que ajudam a criar novos ambientes aproveitando o mesmo espaço. Cama suspensa ou bom com baú e escrivaninhas com estante são exemplos interessantes dessa capacidade. Tenha também itens que podem mudar de função de acordo com a necessidade, como uso de um banquinho como mesa lateral ou de cabeceira, pois em caso de necessidade, ele pode voltar a sua função de origem.

Depois dos móveis maiores, foque naqueles que possam ajudar a separar ambientes. Estantes vazadas e armários baixos sempre cumprem muito bem a função, pois criam a separação, mantendo a sensação de amplitude. Uma pequena estante entre a cama e o sofá já faz uma diferença gigantesca no ambiente.

Escolha dos eletrodomésticos

Na hora de comprar eletrodomésticos, vale aqui a mesma regra dos móveis, pensando no que é essencial e começando pelos equipamentos maiores: nesse caso, a geladeira. Uma dica é dar preferência para modelos que sejam mais “finos” e altos. Já para lavar as roupas, se possível, opte por uma lava e seca, pois além de ser mais prática, não precisará dedicar espaço para secagem das roupas. Como têm modelos muito bonitos, não é preciso nem mesmo um cantinho para a lavanderia.

Outra opção que pode ajudar a economizar espaço é o uso de cooktop no lugar do fogão, pois isso libera espaço para ter mais armários na cozinha. Você ainda pode ter um forno elétrico pequeno na parede ou sobre o balcão. Ainda na cozinha, gastos que fazem toda a diferença são depurador e airfryer, já que enfumaçar o apartamento ou deixá-lo engordurado é muito simples.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como decorar a kitnet?

Vamos começar com a pintura. Sempre use branco ou cores claras, pois dão a sensação de que o ambiente é maior. Para não ficar uma decoração muito monótona, aposte no uso de objetos e detalhes com cores marcantes ou escuras para quebrar a brancura de todo o espaço.

Quando não há muito espaço horizontal, a saída é vertical, por isso, quadros pendentes com plantas e prateleiras (que também podem ser aproveitadas para guardar objetos) são uma boa aposta na hora de decorar a casa. Apenas tenha cuidado para não exagerar, pois quanto mais objetos, maior a sensação de que o ambiente é apertado.


Após montar e decorar sua kitnet, aproveite as nossas promoções de utensílios domésticos. Fique atento também aos cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Casas Bahia.