Promobit
Guias de Compra

Tudo que você precisa saber para comprar o melhor guarda-roupa para sua casa

Saiba quais os pontos mais importantes que você deve observar na hora de escolher o melhor guarda-roupa para a sua casa.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

6 de set de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Um dos móveis mais importantes, duráveis e caros da casa, encontrar um guarda-roupa perfeito para suas necessidades é uma das tarefas mais importantes para conseguir manter a organização das coisas, além de não amarrotar os diferentes tipos de tecido.

Aproveite as promoções de guarda-roupa do Promobit

Existem diferentes modelos de guarda-roupa e itens que podem agregar mais facilidade ou custos ao móvel. Tamanho, material que é feito, tipo de abertura de porta, presença de espelho, tudo isso deve ser avaliado e ponderado antes de comprar o guarda-roupa ideal para a sua casa.

O mais importante na hora de tomar a decisão, é entender quais são as suas necessidades, já isso irá impactar direto na escolha do modelo, tamanho, divisão interna, tipo de porta e, claro, orçamento. Por isso, o primeiro passo é analisar os tipos de roupa e objetos que você tem e a melhor forma para deixá-los organizados.

Leia também: Qual o tamanho ideal do guarda-roupa

Qual o modelo de guarda-roupa ideal

Basicamente, existem três modelos de guarda-roupa: casal, solteiro e infantil. Além do tamanho, diversos outros elementos relativos à divisão interna e número de portas do móvel mudam bastante entre um e outro tipo. Por isso, é importante saber as diferenças básicas entre cada modelo.

Guarda-roupa de casal

Como era de esperar, o modelo possui o maior espaço interno, que pode ir de 1,80 metros até o tamanho da parede do quarto. Como é um móvel projetado para comportar as roupas de duas pessoas, a estrutura interna tende a ter um desenho geminado, com o mesmo número de prateleiras, cabideiros e gavetas, mas essa não é uma regra.

Promoções de guarda-roupa de casal

Apesar de modelos com menos de 2 metros já serem considerados guarda-roupa de casal, o recomendado para duas pessoas é comprar um móvel com pelo menos 2,30 metros. Menos do que esse tamanho, será bem difícil manter as roupas e objetos dos dois organizados.

guarda roupas_de-casal
Foto divulgação de guarda-roupa de casal

Guarda-roupa de solteiro

Diferente do modelo de casal, que apresenta apenas algumas mudanças em relação a sua estrutura, os modelos de guarda-roupa de solteiros podem ter estrutura interna e tamanho completamente diferente. Sendo ainda mais importante avaliar suas necessidades e quantidade de roupas e objetos a serem organizados antes de escolher o móvel.

Promoção de guarda-roupa de solteiro

Existem guarda-roupas de solteiro de duas, três ou mais portas e podem ter mais ou menos gavetas, um ou dois cabideiros ou uma coluna inteira formado por prateleiras. Nesse tipo de móvel, cada detalhe faz grande diferença e deve ser pensado de acordo com às necessidades do indivíduo.

guarda roupa simples
Foto divulgação de guarda-roupa de solteiro

Guarda-roupa infantil

Pode não parecer, mas bebês e crianças pequenas possuem uma grande quantidade de roupas e objetos, por isso, é importante escolher um modelo com capacidade de manter tudo organizado. O primeiro passo é avaliar o que será armazenado, se serão apenas as roupas ou também os sapatinhos e brinquedos.

Outro ponto importante é se o quarto terá apenas o guarda-roupa infantil ou se também contará com uma cômoda, pois as estruturas internas de ambos os móveis podem se complementar.

guarda-roupa-infantil
Foto divulgação de guarda-roupa infantil

Divisão interna é mais importante que tamanho

Como você percebeu, a divisão interna possui um peso enorme na hora de escolher o melhor guarda-roupa. Mais do que tamanho, é esse aspecto que irá determinar quão bem organizado as suas coisas irão ficar.

Quando falamos de divisão interna estamos nos referindo à forma como os componentes como gavetas, cabideiros, prateleiras e maleiros estão dispostos no móvel e qual a proporção desses elementos.

Cada componente é ideal para guardar e organizar um tipo de roupa ou objeto, por isso, escolher a melhor organização interna está intimamente relacionada a entender às suas necessidades. Por exemplo, se você possui mais camisetas e blusinhas, ter mais gavetas disponíveis é fundamental para deixar tudo organizado, agora, se precisa guardar vestidos ou camisas, os cabideiros vão fazer toda diferença na hora de escolher o móvel.

Por isso, antes de sair para comprar o guarda-roupa, é fundamental avaliar as suas necessidades.

divisão-interna-guarda-roupa
Guada-roupa com boa divisão interna

Guarda-roupa de MDF ou MDP

Os dois tipos de material mais utilizados para produção de móveis em geral, MDF e MDP possuem mais semelhanças do que diferenças, no entanto, os pontos contrários fazem grande diferença.

Por ter uma estrutura homogênea, o MDF garante maior resistência e facilidade em ser trabalhado. Em termos práticos, isso significa que o MDF pode ser montado e desmontado sem grandes avarias em sua estrutura, um grande diferencial para quem vive em imóvel alugado e há a possibilidade de mudança.

Já o MDP possui estrutura das chapas em formato de sanduiche, o que torna a madeira mais leve e barata. Por isso, os móveis de MDP são encontrados por um preço mais baixo. No entanto, a madeira começa a esfarelar quando expostas, ou seja, ele deve ser montado e ficar lá até a hora de comprar outro.

Leia também: Guarda-roupa de MDF ou MDP: Qual o melhor?

Guarda-roupa MDF
Foto divulgação – Guarda-roupa de MDF

Guarda-roupa com porta de correr ou de abrir?

Parece que não, mas o tipo de porta faz uma boa diferença no tamanho e no uso do móvel no dia a dia. Guarda-roupa com porta de correr necessita de uma maior estrutura para abertura de suas portas, o que é transferido para sua maior profundidade. Além do espaço ocupado pelas ferragens e roldanas, os modelos desse tipo realmente possuem uma maior área útil em relação à profundidade.

Além disso, a forma de abertura do guarda-roupa com porta de correr facilita a circulação dentro do ambiente, o que ajuda bastante quando mais de uma pessoa utiliza o quarto para se arrumar. Em contrapartida, os móveis com portas de abrir são consideravelmente mais baratos.

Leia também: Guarda-roupa com porta de correr ou de abrir?

guarda roupa com espelho
Foto divulgação – guarda-roupa de correr com porta de espelho

Espelho na porta faz diferença?

Uma resposta simples: faz diferença sim. Guarda-roupa com espelho facilita bastante na hora de se arrumar para sair, já que você pode escolher as roupas e ver como o look ficou sem ter que se movimentar até o espelho mais perto. Outra vantagem do modelo é proporcionar a ilusão de que o espaço do quarto é maior do que realmente é, o que é muito importante para quem vive em apartamento pequeno.

Com essas dicas, você será capaz de encontrar o melhor guarda-roupas para a sua casa. Lembre-se sempre que o mais importante é avaliar as suas necessidades e só depois tentar encontrar um móvel que seja capaz de supri-las e não o contrário.

Leia também: Quais as vantagens do guarda-roupa com espelho na porta?


Além de informações, no Promobit, você encontra as melhores ofertas e cupons de desconto da internet. Aproveite também nossa Lista de Desejos para se preparar para a Black Friday.