Campanha Aniversario Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Guarda-roupa de MDF ou MDP: qual melhor?

Apesar de ambos tipos de madeira terem processos de fabricação parecidos, MDF e MDP possuem diferenças que fazem grande diferença no dia a dia

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

29 de ago de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Design, maior durabilidade e capacidade de suportar peso, escolher o melhor material para o guarda-roupa é uma das etapas mais importantes antes de finalizar a compra. MDF e MDP são as matérias primas mais utilizadas para fabricação de móveis e elementos de organização, como prateleiras, nichos e similares, pois garantem redução nos custos, durabilidade e acabamento de primeira. Mas quais as diferenças entre os materiais e por qual você deve optar entre o guarda-roupa de MDF e o de MDP?

Qual a diferença entre MDF e MDP?

Não são apenas as siglas que são parecidas, os dois os materiais passam pelo mesmo processo de fabricação. Para começar, ambos são tipos de madeira industrial, criados a partir de partículas de madeira maciça de reflorestamento, como Pinus, Cedro, Eucalipto e Teca.

Aproveite as nossas promoções de guarda-roupa

A formação das placas acontece pela adição de cola e resina para unir as partículas de madeira, que depois são prensadas e ganham o formato final. Dessa maneira, a diferença entre MDF e MDP se dá pela maneira como as partículas de madeira que formam a estrutura são unidas e a espessura dos grânulos.

guarda roupas mdf

Fabricação do MDF

No processo de produção do MDF, as partículas de madeira possuem o mesmo tamanho e todos os elementos, após serem prensados, formam uma estrutura homogênea. Esse processo confere ao material um melhor acabamento e permite que as chapas sejam trabalhadas mais facilmente.

Fabricação do MDP

Já o MDP é composto por uma estrutura no estilo sanduíche, são duas placas mais densas nas extremidades e o miolo possui espaço maior entre os grânulos de madeira. Esse processo confere às chapas mais leveza, mas por outro lado, o meio esfarela com maior facilidade, o que costuma ser um grande problema.

Como não são homogêneas, trabalhar o MDP é bem mais difícil, principalmente durante a pintura e lixamento.

Guarda-roupa de MDF é melhor que o de MDP?

Na verdade, não é possível fazer essa afirmação, pois existem diversos outros critérios que possuem peso na qualidade estrutural do guarda-roupa. Além disso, por serem de madeira industrial, a própria qualidade do material irá depender de como as placas foram fabricadas. Quantidade e espessura dos grânulos de madeira, por exemplo, fazem muita diferença no resultado final das chapas.

Em relação ao acabamento, as placas de MDF realmente possuem maior refinamento, no entanto, os fabricantes de móveis possuem a capacidade para trabalhar o MDP e garantir que ele tenha o mesmo acabamento.

Vantagem do Guarda-roupa de MDF

Com um acabamento mais refinado, o material permite que as peças possam ter encaixes mais curvilíneos, o que resulta em modelos com design mais interessante.

Por serem chapas homogêneas, elas são mais fáceis de trabalhar, o que significa que você conseguirá montá-los com mais facilidade. Ainda sobre o processo de montagem, como essa estrutura não esfarela com tanta facilidade, é ideal para quem vive em imóvel alugado, pois o móvel irá sobreviver caso você precise se mudar.

Guarda-roupa MDF

Vantagens do Guarda-roupa de MDP

Como esse material é mais leve, será bem mais fácil movê-lo pelo ambiente, caso seja necessário. Só é importante ter o cuidado para não danificar as fitas de proteção das chapas, pois se o interior da madeira ficar exposta, a madeira pode começar a esfarelar.

Outra vantagem do MDP, talvez a principal, é o preço. O menor custo de produção das placas impacta diretamente no preço do guarda-roupa, o que retorna em um melhor valor.

Qual material do guarda-roupa escolher?

Isso vai depender muito das suas necessidades. Na dúvida, nós sugerimos que opte pelo MDF, principalmente se possui alguma possibilidade de você se mudar nos próximos cinco anos. Mas claro, caso o preço seja realmente atrativo e você more em imóvel próprio, vale muito a pena comprar um guarda-roupa de MDP.


Agora que você já sabe as diferenças entre MDF e MDP, aproveite as promoções de guarda-roupa no Promobit para economizar na compra do móvel. Além das ofertas, fique atento aos cupons, principalmente durante a Black Friday.