Campanha AMazon Dia das Mães
Guia de compras

TCL 30 é bom? Analisamos o primeiro 5G da TCL no Brasil

Ainda sem valor ou data de lançamento definida, mas já anunciado, o TCL 30 será o primeiro aparelho da marca a contar com suporte a rede 5G

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

23 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A TCL lançou seu mais novo smartphone intermediário, voltado para quem está à procura de um celular com suporte ao 5G, porém não está querendo investir tanto assim. Mas será que o TCL 30 5G é bom? Analisamos o primeiro modelo 5G da marca no país para descobrir se vale a pena, se o desejo entrar nas redes móveis de quinta geração com o TCL 30. 

Design

O TCL 30 5G é um modelo intermediário, com corpo feito totalmente de plástico, porém com um estilo e pintura que lembra muito metal, enquanto a parte frontal é em vidro. O módulo de câmeras fica no canto superior esquerdo, reunindo a principal e as duas secundárias.

Na lateral do aparelho, há o sensor de digital e os botões de volume, enquanto que na base há a entrada USB tipo C, o microfone e a entrada P2 para fones de ouvido.

Tela

Vale destacar a tela do aparelho, pois, apesar do pouco investimento na estrutura externa, a tela do dispositivo é AMOLED, uma característica que condiz com o que se encontra em celulares intermediários e topo de linha atualmente no mercado. Ela ainda conta com resolução Full HD e tem 6,7” de tamanho.

Câmera

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Possuindo três câmeras externas, sendo uma wide de 50MP, a macro de 2M e uma de 2MP de profundidade, um conjunto de câmeras aceitável, mas existem aparelhos intermediários que conseguem entregar um resultado melhor para tirar fotos. É possível gravar vídeos com 1080p a 30 quadros por segundo, tendo recurso HDR, o que vai apresentar um ótimo resultado para gravações.

Já a câmera frontal é de 13 MP, uma boa opção para selfies e para gravar vídeos ela também conta com recurso HDR e consegue gravar a 1080p a 30 quadros por segundo.

Desempenho

Equipado com o processador da MediaTek, o Dimensity 700, o TCL 30 5G é capaz de oferecer um bom desempenho para uso moderado e até um pouco exigente, condizente com a proposta de ser um modelo intermediário com algumas características de modelo de entrada. Outro smartphone que tem esse mesmo chip, por exemplo, é o Poco M3 Pro que também oferece suporte ao 5G.

Outras características do smartphones são o seu sistema operacional Android e a memória RAM de 4G, que é um baixa diante da realidade do mercado e não vai oferecer um bom uso multitarefa, principalmente com apps mais exigentes em segundo plano. Ele ainda conta com armazenamento interno de 64GB ou 128GB, podendo ser expandido por microSD.

Bateria

A bateria do TCL 30 5G é de 5.100 mAh que deve oferecer suporte a um dia de uso convencional ou necessitar de uma carga ao final do dia ou início da noite, se o uso for mais intenso. Um destaque é o suporte ao carregamento rápido de 18 W, algo bastante positivo para quem deseja utilizar o celular e não quer ficar muito esperando para a carga completa.

Afinal, o TCL 30 5G é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ainda sem preço definido e sem uma data de lançamento definida, até a presente data de publicação desta matéria, não há muito o que se pode dizer com relação ao custo-benefício do aparelho. 

O dispositivo TCL 30 5G tem a intenção de ser um modelo intermediário com algumas reduções de material para ser mais barato e uma porta de entrada para aqueles que desejam ingressar no mundo do 5G, entretanto, como acontece com todo lançamento de celular, é esperado que ele venha com um valor alto e vá abaixando no decorrer do tempo.

De modo geral, diante das características analisadas, o TCL 30 5G é um bom smartphone que pode atender às expectativas dos compradores, caso não tenha um uso intenso, pois a memória RAM de 4G não vai oferecer a melhor experiência para multitarefa e, dependendo do valor final do dispositivo, indicamos olhar outros aparelhos que possam funcionar melhor em usos mais intensos.


Aproveita e já confere as ofertas de smartphones, tablets e telefones. Você pode comprar com desconto usando um cupom da Americanas ou o cupom da Submarino.