Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Stopover: o que é e como funciona este serviço de viagem?

Stopover é um serviço para você conhecer outros lugares durante uma conexão ou escala de voo que dure muitas horas ou até mais de um dia. Saiba como funciona.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

3 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Você já imaginou poder visitar duas ou mais cidades diferentes em um país, mas pagando o preço de apenas uma passagem de avião, considerando ida e volta? Isso é possível com o stopover, um serviço das companhias aéreas para você conhecer outros destinos durante uma conexão ou escala de voo de muitas horas ou até de alguns dias, basta você escolher. Saiba mais sobre como funciona esse serviço neste artigo. 

O que é stopover? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Stopover é uma modalidade de passeio para quem deseja conhecer lugares diferentes numa mesma viagem de avião pagando mais barato na passagem. Voluntariamente, você escolhe comprar uma passagem de avião com escala ou conexão que dure muitas horas ou alguns dias e tem esse tempo para desfrutar de outra cidade que não é o seu destino final. 

Imagine que você está saindo de São Paulo para ir a Barcelona (seu destino final). Na hora de comprar as passagens, você pode optar por um voo que faça uma escala ou conexão em Madrid e aproveitar a duração dela para conhecer a capital da Espanha. O preço da sua passagem será mais barato do que se você fizesse um voo direto (ou quase isso) e você ainda terá alguns dias para conhecer uma cidade turística que não conheceria. 

Os stopovers acontecem, na maioria das vezes, nas cidades sedes das companhias aéreas, por conta das paradas obrigatórias que as aeronaves precisam fazer. Por isso, a sua companhia aérea pode mudar dependendo do seu destino de stopover. A TAP, por exemplo, só realiza o serviço nas cidades do Porto (Portugal) e Lisboa (Portugal).

Onde eu consigo escolher stopovers? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É possível procurar por stopovers em sites agregadores de passagens aéreas, como Decolar.com e Viajanet, ou no próprio site das companhias aéreas, colocando as datas e destinos desejados na aba de pesquisa (se o stopover for de vários dias, selecione a opção “vários destinos”). Todo e qualquer bilhete de stopover pode ter algumas regras específicas, então antes de fechar o pacote de vôos é importante entrar em contato direto com a companhia aérea, por telefone, para confirmar se aquela parada está realmente disponível.

É importante ressaltar que o stopover é um serviço que te dá economia nas passagens aéreas. Gastos com alimentação e hospedagem ainda continuam pela conta do passageiro (se você reservar direto com as companhias aéreas, saiba que algumas delas oferecem descontos especiais para hotéis parceiros, mas essa escolha depende do tipo de acomodação que você gosta e costuma ficar – pode ser que prefira um hostel ou aluguel no Airbnb). 

Como funciona o stopover?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O stopover funciona como uma parada turística antes da sua chegada ao destino, por livre vontade ao escolher fazer conexões em aeroportos durante o percurso e ficando algum tempo para conhecer o local. 

Além de verificar a modalidade no site da companhia aérea, é importante lembrar de analisar se o seu destino turístico de percurso não exige visto para a entrada no país, se não você não poderá sair do aeroporto. Ou seja, o stopover não garante sua entrada no país, apenas a parada sem ou com pouco custo adicional. 

Os meios de selecionar a modalidade também varia de acordo com a companhia aérea, mas os descontos nos preços são visíveis em quase todos os casos. As conexões em si, podem ajudar a baratear o custo da passagem aérea, então adicionar uma visita a essa parada pode ser um adicional em sua viagem.

Vantagens

  • As passagens para destinos mais longos ficam mais baratas; 
  • Você tem a oportunidade de conhecer um destino diferente logo de cara, sem ter que planejar uma nova viagem para isso; 

Desvantagens

  • Em stopover para locais próximos, como Buenos Aires (Argentina) ou Cusco (Peru), o preço das passagens aumentam em comparação a um voo direto. 
  • Dependendo da quantidade de dias que você tem para viajar, você corre o risco de não conhecer nenhum dos dois destinos em profundidade, se ele tiver muitos pontos turísticos interessantes para serem visitados. 
  • É preciso ter bastante paciência para selecionar a melhor opção de stopover, porque os preços das passagens variam bastante entre os próprios agregadores de ofertas e, às vezes, querer voltar um dia mais tarde pode mudar drasticamente o preço das passagens. 

Agora que você já sabe o que é e como funciona o stopover, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de pacotes de viagem para combiná-los com a suas passagens?