Campanha AMazon Dia das Mães
Artigos

Turismo religioso: conheça destinos nacionais e internacionais

Os eventos religiosos acontecem durante todo o ano. Veja os principais destinos de turismo religioso para programar as próximas férias!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

16 de fev de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Seja para exercer a sua fé, por curiosidade ou para fazer um passeio diferente do convencional. Existem diversos locais no Brasil e em outros países com turismo religioso para você fazer com a família ou sozinho. Muitos destes locais contam com eventos específicos durante um período do ano, mas os monumentos e histórias estão lá o ano inteiro para você visitar e mergulhar em uma outra visão de mundo. Veja os destinos que separamos para você conhecer na sua próxima viagem.

Para você aproveitar ao máximo suas viagens, nada melhor do que se programar antes. Fique de olho nas passagens aéreas em promoção que aparecem diariamente aqui no Promobit e poupe dinheiro para as comidas típicas e lembrancinhas de viagem. 

Turismo religioso: viagens nacionais

Aparecida – São Paulo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Santuário de Aparecida

Situado em Aparecida do Norte, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é um dos destinos turísticos religiosos mais conhecidos de São Paulo. O monumento dedicado à padroeira é considerado um dos maiores templos católicos do mundo e chega a receber por ano cerca de 12 milhões de peregrinos por ano. 

No local é possível assistir às missas, conhecer a Sala das Promessas que conta com itens de agradecimento à Santa, além de visitar o Morro do Presépio que conta com mais de 70 esculturas que  retratam passagens religiosas. 

Em Aparecida ainda é possível fazer passeio de bondinho aéreo, visitar o mirante do Morro do Cruzeiro e visitar feirinhas de artigos religiosos. Para chegar lá o aeroporto mais próximo é o localizado em São José dos Campos com 80KM de distância, ou o aeroporto de Guarulhos com 143,3KM. Por ser interior, ainda é necessário fazer um trajeto de carro ou ônibus.  

Nova Trento – Santa Catarina

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Santuário Madre Paulina

Nova Trento também é um dos locais de turismo religioso mais visitados no Brasil. Isso porque a cidade conta com dois Santuários, um destinado a Nossa Senhora do Bom Socorro e outro a Santa Paulina. 

Além de visitar as duas grandes e lindas construções, na cidade ainda é possível visitar o Museu de Cultura Italiana, diversas Vinícolas, o Morro da Cruz, escolher tomar banho de cachoeiras ou ainda dar um pulo na praia de Balneário Camboriú que fica a 61KM da cidade. 

Para chegar em Nova Trento, é possível aterrissar no aeroporto de Florianópolis que fica a 98KM de distância do local ou no aeroporto de Navegantes que fica a 77,2KM. O restante do trajeto pode ser feito por carro ou ônibus. 

Ouro Preto – Minas Gerais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Igreja São Francisco de Assis

Além de um destino turístico religioso, Ouro Preto também é muito apreciado pela sua característica histórica. Cheia de conservação e monumentos tombados, a cidade é repleta de igrejas, capelas, mosteiros e celebrações tradicionais.

Lá você pode visitar a Igreja de São Francisco de Assis, Basílica Matriz da Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São José e outros. Além disso, o local tem passeios como a Praça Tiradentes, o Museu da Inconfidência e diversas cachoeiras.

Para chegar lá você tem opções de partir do aeroporto Tancredo Neves com 145KM de distância ou do aeroporto de Belo Horizonte com 113 Km. O restante do caminho pode ser feito de ônibus ou carro. 

Cotia – São Paulo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Templo Zu Lai

Um destino turístico religioso budista se encontra em Cotia, São Paulo. O templo Zu Lai, considerado o maior da América Latina é um local calmo e tranquilo, ótimo para quem busca a paz da meditação. Com belos e grandes jardins é um ótimo convite para quem mora em centros urbanos ter mais contato com a natureza e até fazer um piquenique após visitar o local. 

Lá ainda é possível conhecer o Templo Odsal Ling, o parque Cemucam e atrações como Mini Fazendas e atividades para crianças. Para chegar à Cotia é possível desembarcar no aeroporto de Congonhas que fica a 26,6KM de distância ou no aeroporto de Guarulhos com 48,7KM.  

Uberaba – Minas Gerais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Memorial Chico Xavier

A cidade de Uberaba ficou marcada como um destino turístico religioso graças ao médium Chico Xavier que lá viveu. Ao escolher passear pelo local é possível visitar o Memorial Chico Xavier, que foi construído onde o médium viveu e ainda é possível encontrar mobiliários e pertences do mesmo, além da Casa da Prece, onde o médium costumava atender e que ainda está em funcionamento com cultos aos sábados. Muitos turistas também costumam passar pelo Mausoléu de Mármore com a estátua em homenagem a Chico Xavier.

Além disso, em Uberaba é possível visitar diversos parques, cachoeiras e até conhecer o Museu dos Dinossauros. Para chegar lá você pode optar em ir direto para o aeroporto de Uberaba.

Juazeiro do Norte – Ceará

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Estátua Padre Cícero

Juazeiro do Norte é um ótimo destino turístico religioso para os católicos já que conta com diversas capelas como a de Nossa Senhora do Perpétuo Sagrado e também Santuários como o do Sagrado Coração de Jesus e o de São Francisco de Chagas.  Além disso, a cidade ainda conta com a estátua do Padre Cícero, que é considerado por muitos da região como o santo do sertão nordestino, e o Museu Vivo que representa a casa do Padre em vida.

Para chegar à cidade você pode optar por ir direto ao aeroporto de Juazeiro do Norte conhecido como Orlando Bezerra de Menezes. 

Vila Velha – Espírito Santo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Convento Nossa Senhora da Penha

Já em Vila Velha no Espírito Santo é possível visitar a igreja mais antiga em atividade no Brasil. A igreja do Rosário é um bem tombado e está em nosso território desde 1535. Outro ponto turístico religioso do local é o Convento Nossa Senhora da Penha, um santuário construído por escravos em 1558 e que hoje faz parte do Sítio Histórico da Prainha. 

Além disso, ainda é possível conhecer o Farol de Santa Luzia, o Morro do Moreno e passar alguns dias nas praias da região. Para chegar na cidade, o caminho mais próximo é pelo Aeroporto Internacional de Vitória, que fica a 12,3KM de distância. 

Salvador – Bahia 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Igreja e Casa de Iemanjá

Em Salvador o turismo religioso abraça as mais diferentes fés, podendo trazer um itinerário para os católicos com a visita aos templos como a Basílica do Senhor do Bonfim e à Igreja de São Francisco. Mas também abraça os seguidores do candomblé com a casa de Iemanjá e diversos terreiros como o terreiro da Casa Branca do engenho Velho, considerado o mais antigo do Brasil. 

Além dos pontos turísticos, a Bahia ainda traz diversas atividades para os turistas com o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e diversas praias para se banhar. Para chegar neste maravilhoso destino turístico religioso, existem vários aeroportos à disposição, deixamos como indicação o Aeroporto Internacional de Salvador. 

Recife – Pernambuco

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Interior da Capela Dourada

Para quem, além do turismo religioso, quer apreciar a arquitetura impressionante do patrimônio de arte sacra do nosso país nas diversas igrejas centenárias, Recife junto da Secretaria do Turismo, criou o Projeto Recife Sagrado com um circuito de visitas a importantes templos espalhados pela cidade.  

No itinerário do projeto estão sete igrejas, algumas delas são: Capela Dourada, Madre de Deus, Basílica da Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife e Nossa Senhora do Carmo. As construções estão todas localizadas na região central e Recife Antigo. 

O percurso completo está no site da prefeitura da cidade e você pode incluir quais igrejas desejar visitar em sua estadia, basta verificar os horários de funcionamento dos templos. 

Além dos pontos religiosos, Recife traz diversos Museus e Centros Culturais para encher os turistas da cultura da região. O principal aeroporto da região é o Aeroporto de Recife – Guararapes.  

Belém – Pará

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Basílica Nossa Senhora de Nazaré

Belém conta todos os anos com a procissão do Círio de Nazaré, e por isso um dos destinos turísticos religiosos mais buscados. Mas além do evento anual, a cidade ainda abriga a belíssima Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Em Belém ainda é possível visitar o Teatro Paz que conta com uma estrutura digna de filme, o Museu Emílio Goeldi, Mangal das Garças e Estação das Docas. O aeroporto de Belém é o aeroporto Internacional de Belém / Val-de-Cans. 

Turismo religioso: viagens internacionais

Cidade do Vaticano

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um destino de turismo religioso internacional pode ser conhecer a morada do Papa. A sede da Igreja Católica Romana, apesar de pequena e com poucos habitantes, oferece muitos pontos para que os fiéis possam contemplar durante a visita, como a Basílica de São Pedro, Capela Sistina e diversos museus.  

Um dos meios para chegar à cidade é pelo aeroporto Rome Ciampino (CIA), que fica a 16.2km de distância do local. 

Fátima – Portugal 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Santuário de Fátima

A cidade que abriga o Santuário de Fátima é um dos grandes centros de peregrinação católica na Europa. Lá, além de visitar o Santuário que dá nome a cidade, é possível conhecer outros pontos turísticos religiosos como a Basilica da Santíssima Trindade, a Capela dos Milagres e até um Museu Interativo com O Milagre de Fátima. 

Fátima fica situada na região da Serra de Aire e afastada dos grandes centros de Portugal, o aeroporto mais próximo da cidade fica em Lisboa, aeroporto Lisbon (LIS), que fica 103.1km de distância. 

Jerusalém – Israel

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Mesquita Domo da Rocha

A Cidade Sagrada é certamente um dos destinos turísticos religiosos internacionais. Sendo berço do islamismo, judaismo e cristianismo, Jerusalém recebe milhões de visitas todos os anos e conta com um roteiro muito bem demarcado para quem deseja conhecer os passos do homem que andou por aquelas terras. 

Alguns pontos que podem ser visitados durante a estadia são: a Cidade Antiga, que atualmente é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, Torre de Davi, Basílica do Santo Sepulcro, Muro das Lamentações e o Monte do Templo. Além disso, Jerusalém ainda conta com diversas mesquitas e mercados para visitar. 

Para chegar até a Cidade Sagrada você pode desembarcar no aeroporto Internacional de Ben-Gurion. 

Varanasi – Índia

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Margens do Rio Ganges

Varanasi é muito conhecida na Índia como a Capital Espiritual. A cidade é visitada anualmente por diversos seguidores da fé hindu que vão em busca de sua purificação nas águas do Rio Ganges. Além do rito de limpeza espiritual, a cidade ainda oferece mais de 2 mil templos sagrados com estruturas lindíssimas. 

Se você quiser fazer uma visita às Águas Sagradas e depois conhecer alguns dos tempos, o mais visitado é Kashi Vishwanath, em homenagem a Shiva. Para chegar à cidade você pode escolher desembarcar no aeroporto de Varanasi (VNS). 


Para não perder nenhuma promoção de passagens fique ligado aqui no Promobit. Ainda aproveite e compre malas e kits de viagens com desconto com cupom Amazon.