Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

5 destinos para viajar sozinha no Brasil

Listamos cinco destinos de diferentes estados para você que vai viajar sozinha no Brasil, mas precisa de dicas sobre onde ir.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

16 de abr de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Uma das partes boas de optar por viajar sozinha é que podemos escolher o destino e roteiro que quisermos, sem precisar necessariamente considerar a opinião de outras pessoas. Mesmo assim, nosso desejo de conhecer tudo e as diversas opções de lugares legais podem fazer essa etapa se tornar até complicada. Na tentativa de te ajudar na sua palavra final, selecionamos cinco destinos para viajar sozinha no Brasil, para você que quer conhecer um pouco mais deste país de tamanho continental.

São Paulo, SP

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

São Paulo tem uma infinidade de lugares que merecem uma visita e podem ser explorados até pelos próprios moradores da cidade. O Parque do Ibirapuera é um ótimo lugar para relaxar e fazer um passeio de bicicleta. Pode parecer clichê, mas não deixe de dar um passeio pela Avenida Paulista: o interessante de andar por lá é poder observar quantas pessoas de estilos diferentes passam ali todos os dias. Aproveite e dê uma olhada nas lojas, bares, cafés e restaurantes em toda a sua extensão.

Se o que você gosta são experiências gastronômicas, não deixe de visitar o Mercado Municipal de São Paulo (popularmente conhecido como Mercadão). Lá é possível comer um delicioso e muito recheado pastel de bacalhau e, claro, provar o famoso lanche de mortadela (mas esse, possivelmente, você não vai comer sozinha, é enorme!). Ao andar por lá, você também poderá petiscar diversos tipos de queijos, carnes, embutidos, frutas secas e grãos. Uma boa olhada em tudo leva o dia inteiro e é quase impossível sair e não levar nada para casa.

Outras opções são o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Theatro Municipal, o Zoológico e a Pinacoteca do Estado. A não ser que passe muitos dias na cidade, você provavelmente vai voltar para casa já querendo retornar à São Paulo, pois ainda haverá muitas outras atrações para conhecer.

Ouro Preto, MG

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por que não ir para Ouro Preto e aproveitar a deliciosa comida mineira? Também não tem como viajar para a cidade e não passar algum tempo admirando as diversas igrejas de lá, tanto por dentro como por fora delas. Não deixe de passar na Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho e, em partes, esculpida por ele também (dê especial atenção ao altar-mor). Outra opção é visitar o Museu da Inconfidência e a Praça Tiradentes.

Depois, tente uma experiência imersiva ao fazer uma visita guiada às minas onde era explorado o ouro no Brasil. No passeio, acontecem explicações sobre o trabalho escravo na época e como as pedras preciosas eram retiradas do local.

Perceba que Ouro Preto é pura história e arquitetura colonial, principalmente barroca. É uma ótima pedida se você quer conhecer mais sobre a inconfidência mineira e um pouco do passado brasileiro. Por fim, não se esqueça de trazer para casa alguns doces típicos!

Paraty, RJ

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Paraty é uma ótima opção para quem quer viajar sozinha e aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. Isso porque uma das atrações da cidade é o Caminho Velho (ou Caminho do Ouro), que nos séculos XVII e XVIII ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. Naquela época, por conta da localização, Paraty servia como entreposto comercial e canal de passagem da produção de ouro de Minas Gerais para Portugal. O caminho é cercado pela Mata Atlântica presente no Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Além disso, você pode visitar o Centro Histórico da cidade. Lá, as construções são antigas e as ruas, de paralelepípedo. O local é uma ótima opção para tomar um café ou ir a algum bar para simplesmente aproveitar o momento. Outra opção é se banhar na Praia do Sono, também rodeada pela vegetação da Mata Atlântica. Para chegar lá, é preciso pegar um ônibus e depois continuar o trajeto de barco ou a pé. Agora, se você for fanática por livros, aproveite para conhecer Paraty entre julho e agosto, quando acontece a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Olinda, PE

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Olinda é um ótimo destino para você que gosta de curtir o Carnaval brasileiro. Nesta época, há diversos blocos de rua na cidade e desfiles de bonecos gigantes perto da Prefeitura. Também é possível visitar a sede dos Pitombeiros dos Quatro Cantos e conhecer um pouco mais da trajetória deles, um dos blocos mais famosos da cidade.

Mas, se você não curte a folia, não se preocupe, Olinda também é para você. Lá também é possível visitar diversas igrejas, como a de Santa Cruz dos Milagres (ao lado da Praia dos Milagres) ou a de São Sebastião, localizada na Rua XV de Novembro e museus, como o Museu do Mamulengo, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Regional de Olinda.

Além disso, o Centro Histórico de Olinda é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO e a cidade no geral é toda colorida, com construções e casarões que seguem a arquitetura dos séculos XVI e XVII. Não deixe de conhecer os artesanatos que são vendidos na cidade e comer em alguma barraca de comidas típicas no Centro.

Ilhabela, SP

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ilhabela é a maior ilha marítima do Brasil. Além de visitar lindas praias com águas cristalinas, lá você também vai poder aproveitar para tomar banho de cachoeira (há diversas para você escolher, ao todo são 360!). Se você está procurando um pouco mais de ação, é interessante optar pela Praia Grande, pois lá dá para alugar equipamentos esportivos e até visitar uma pequena igreja. Ainda, é possível comer em restaurantes próximos ou simplesmente ficar na orla. Na Praia Ilha das Cabras, você vai conseguir fazer mergulhos e praticar snorkeling.

Já se a sua pegada estiver mais para o estilo colonial, não deixe de aproveitar as praias do Engenho e a da Vila. A primeira tem um edifício colonial do engenho de açúcar do século XVII; a segunda fica no Centro Histórico da cidade, cheio de prédios coloniais também. Todas as atrações citadas aqui ficam no Centro de Ilhabela. Há outras opções em todos os outros pontos da ilha.


Quer economizar na sua viagem? Aproveite nossas promoções de passagem aérea e promoções de pacotes de viagem! Confira também nossos cupons de desconto para garantir os menores preços nos itens que você precisar comprar antes de ir!