Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Shampoo anti-resíduo: qual a utilidade e quando usar?

No mundo dos cosméticos tudo tem um nome diferente. Será que o shampoo anti-resíduo é só mais um produto ou tem um uso específico?

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

25 de ago de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Quem nunca se deparou com os inúmeros tipos de cremes, shampoos, condicionadores e tudo o mais que se pode encontrar em uma loja de cosméticos, sem nem saber por onde começar, o que olhar e qual produto levar? Pois é, as opções são muitas, variações com vitaminas e propriedades para tratar diferentes necessidades e danos dos fios, mas para que todo o tratamento tenha um bom resultado é necessário uma base bem limpa e preparada. Por isso, hoje vamos falar dele o shampoo anti-resíduo: o que é, como usar e as suas ações nos fios no curto e longo prazo. 

O que é shampoo anti-resíduo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

O shampoo anti-resíduo é um higienizador capilar que possui pH alcalino em sua composição, esse componente auxilia na abertura das escamas dos fios para que uma limpeza mais profunda seja feita. Ou seja, o shampoo anti-resíduos é responsável por retirar dos fios os resquícios de químicas e tratamentos que utilizamos nele, que age também no couro cabelo, desobstruindo-o e ajudando até com oleosidades e outros. 

Como e quando usar o shampoo anti-resíduo corretamente?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
fonte: banco de imagens

O shampoo anti-resíduos, apesar de ser muito mais eficiente na limpeza que os comuns, não pode ser utilizado com muita frequência. Como ele abre muito as camadas dos fios, pode acabar deixando os cabelos expostos, frágeis e vulneráveis, especialmente se após as cutículas não forem bem seladas.  Então caso não queira o efeito contrário do que você deseja, é bom maneirar. 

A frequência de uso, porém, depende do tipo de fio e couro cabeludo, além das necessidades dos cabelos e frequência dos procedimentos mais invasivos, como a mudança de cor com a descoloração, por exemplo, que pode “desbotar” mais facilmente das cabeleiras. Mas é de comum acordo dos especialistas e profissionais da área que esse tipo de produto não deve ser utilizado mais que duas vezes por semana. 

Uma maneira comum de utilizar o shampoo anti-resíduos na rotina capilar é combiná-lo com uma máscara de tratamento no dia da lavagem. Desta maneira, os fios recebem melhor as propriedades do produto. Por fim, faça um bom enxágue e a finalização com um condicionador leve.


Aqui no Promobit você encontra as melhores ofertas de shamoo para cuidar dos seus cabelos e de toda sua família. Para ganhar ainda mais desconto, use o cupom O Boticário ou o cupom Beleza na Web.