Campanha Games Multilaser - Maio
Promobit
Promobit
Promobit Explica

O que é demaquilante? Maquiadora explica a importância nos cuidados com a pele

Sem a limpeza adequada da pele pós maquiagem, seus produtos de skincare não terão tanto efeito. Então, entenda o que é demaquilante e sua função.

O que é demaquilante? Maquiadora explica a importância nos cuidados com a pele

1 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Você sabia que somente o sabonete facial não é eficaz para retirar todos os resíduos de maquiagem e impurezas da sua pele? Por isso, produtos que fazem uma limpeza profunda foram criados e aperfeiçoados. E neste artigo falaremos sobre ele, o demaquilante, o que é e os principais tipos.

Para isso, convidamos a maquiadora e especialista em coloração pessoalNatália Simões (@natysimoesmakeup) para trazer as melhores informações e validar este texto com base em seus conhecimentos e estudos. Confira!

Quer receber avisos sempre que aparecer Demaquilante ?

O que é demaquilante?

Fonte: banco de imagens

A dúvida do que é demaquilante ou para que serve pode ser comum pelo fato de haver sabonetes faciais, que muitas vezes, “retiram” de forma eficaz a aparência da maquiagem do rosto. 

Contudo, essa limpeza é superficial, já que a maquiagem utiliza alguns elementos químicos que não saem somente com água e sabão, entupindo os poros e causando danos à pele como, por exemplo, acnes, alergias, aumento de oleosidade etc. Ou seja, sem a limpeza adequada da pele não existem produtos de skin care que façam o efeito desejado, já que existe “sujeira” no caminho.

Então o demaquilante é justamente isso, um produto criado especialmente para remover os resíduos de maquiagens e impurezas da camada mais profunda da pele. Deixando o caminho livre para seus produtos de cuidado com a pele fazer efeito. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Hidratante facial ?

Como usar?

Agora que você já sabe o que é demaquilante e a sua importância, pode estar se questionando como é feito o uso no dia a dia. Mas como verá a seguir existem diversos tipos de demaquilante no mercado e cada um possui uma forma de uso diferente, por exemplo, alguns demaquilantes precisam ser enxaguados, outros não. Por isso, sempre leia o rótulo. 

Principais tipos de demaquilante

Fonte: banco de imagens

Antes de escolher um demaquilante é importante estar ciente do seu tipo de pele e qual o tipo de maquiagem que usa com mais frequência. Isso pois, existem opções para cada necessidade e para a limpeza ser adequada e eficaz é preciso estar atenta a esses detalhes. 

A seguir explicaremos um pouco sobre o que é cada tipo de demaquilante que você pode encontrar por aí e quais as recomendações. Veja:

1.Lenço Demaquilante

Fonte: banco de imagens

O lenço demaquilante é um dos tipos mais comuns de ser encontrado e muito prático. Seu uso é recomendado para situações ocasionais do dia a dia, pois não oferece uma limpeza profunda e não remove maquiagem à prova d’água.

A recomendação é que as pessoas de pele seca ou sensível tenham mais cuidado com o uso de lenços demaquilantes, pois possuem componentes como o álcool presente na composição que pode potencializar uma descamação ou irritação da pele. Além do atrito que o lenço gera na pela. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Lenço demaquilante ?

2.Água Micelar

A água micelar é uma excelente opção para uma pós limpeza. Ou seja, para retirar eventuais sujeiras que ficaram após o uso de algum demaquilante, também pode ser usada na preparação de pele para a maquiagem.

O produto pode ser usado em todos os tipos de pele, pois normalmente não contém álcool na fórmula, e proporciona uma limpeza leve, tonificando e hidratando a pele. Mas é importante ressaltar que mesmo com essas características ela não substitui o creme hidratante e outros produtos.

Em geral a água micelar não requer o enxágue após o uso, mas precisa de algodão ou outras superfícies macias para sua aplicação. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Água micelar ?

3.Demaquilante Bifásico

Fonte: banco de imagens

Assim como o anterior, o demaquilante bifásico necessita ser aplicado com auxílio de uma superfície macia, mas sua semelhança termina aí.

O demaquilante bifásico é composto por ativos aquosos e em óleo, que não se misturam, por isso é comum ver essa característica nas embalagens. A real utilidade desta combinação é para as limpezas mais profundas, já que o removedor em óleo é eficiente em “derreter” a maquiagem, inclusive as à prova d’água, e o aquoso em limpar a pele. 

Essa combinação é ótima e eficaz para diversos tipos de pele, já que a adição de óleo deixa o processo de remover a maquiagem mais eficiente reduzindo o tempo de fricção do algodão com a pele. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Demaquilante Bifasico?

4.Toalha Demaquilante 

Fonte: banco de imagens

As toalhas demaquilantes também são outro produto que gera muito atrito na pele, por isso, seu uso necessita de cuidado.

O material normalmente usado nas toalhas demaquilantes são microfibras de poliéster que agarram a sujeira da pele e basta molhá-las e passar no rosto que a maquiagem é retirada. Ou seja, dispensa o uso de produtos químicos. Além disso, é possível lavar e usar novamente depois.

Quer receber avisos sempre que aparecer Toalha Demaquilante ?

5.Espuma Demaquilante

Fonte: banco de imagens

As espumas demaquilantes são certamente um produto muito eficaz para remoção da oleosidade da pele e é ótima para o dia a dia. Sua formulação leve traz uma ótima sensação à pele sem agredi-la.

Contudo, a espuma demaquilante não remove totalmente a maquiagem, especialmente a pesada, precisando do uso de outro demaquilante para complementar antes da aplicação da espuma. Além disso, é preciso lavar o rosto após o uso. 

Leia: 

6.Demaquilante em Gel

Fonte: banco de imagens

Os demaquilantes em gel são uma ótima opção para quem gosta de uma sensação refrescante após a limpeza da pele. Isso pois, sua consistência é mais gelatinosa e fria, além da fórmula ser bem suave e possuir ativos refrescantes. 

O uso do demaquilante em gel é para ser feito em contato com a pele e a água, formando uma espuma que remove a maquiagem e limpa a pele sem deixá-la ensebada. Normalmente os produtos em gel são muito indicados para peles oleosas. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Demaquilante em gel ?

7.Demaquilante em Creme (Cleasing Balm)

Fonte: banco de imagens

Os demaquilantes em creme são ótimas opções para a remoção de maquiagens pesadas, bem seladas ou profissionais. Isso porque esse tipo de demaquilante contém óleo, assim como os bifásicos, que derrete a maquiagem.

O demaquilante em creme não necessita de outras superfícies para aplicação, sendo feita com as mãos, para que o produto esquente faça sua mágica. Contudo, a pele precisa ser lavada após o uso. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Creme Demaquilante ?

8.Demaquilante em Óleo (Cleansing Oil)

Fonte: banco de imagens

Por fim, temos o demaquilante em óleo que é um produto altamente eficaz na remoção de maquiagem mais pesada, profissional e à prova d’água, pois seus componentes derrete a maquiagem, faz a limpeza e preserva a umidade natural da pele. Excelente para peles secas.

Atualmente existem versões que podem ser usadas com a pele molhada ou seca, facilitando o processo de higienização da pele. Mas também não precisa de suporte para aplicação, bastando somente as mãos e a lavagem do rosto. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Demaquilante em óleo ?

Nossa especialista convidada Natália Simões ainda comenta:

“ Os melhores, em minha opinião, são os demaquilantes: bifásico, cleansing balm e cleansing oil, que realmente retiram as maquiagens mais pesadas. Em especial os últimos dois, pois não requer o uso de algodão para aplicação e não gera atrito na pele, e se forem produtos de ótima qualidade pode ser usado em qualquer tipo de pele, junto a um bom sabonete facial.” 

O demaquilante na rotina de skin care 

Fonte: banco de imagens

Agora que você já sabe o que é demaquilante e os principais tipos você pode encontrar por aí, é importante incorporá-lo na sua rotina de cuidados com a pele. Esse produto garante que os ingredientes nocivos da maquiagem e até mesmo os poluentes do dia a dia sejam retirados da nossa pele, deixando-a respirar e absorvendo os componentes hidratantes que serão depositados depois. 

Por fim, vale ressaltar que o demaquilante não substitui o uso do sabonete facial específico para o seu tipo de pele, especialmente para os produtos que necessitam de enxágue. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Sabonete Facial ?

Então, agora que você já sabe o que é demaquilante e conhece os principais tipos não deixe de aproveitar as promoções de skin care que separamos para você. E para garantir ainda mais desconto confira o nosso cupom Natura.