Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Sabonete de glicerina é bom para o rosto? Especialista explica os efeitos na pele

O ato de limpar o rosto na rotina de skincare pode gerar dúvidas, afinal qual a melhor opção para a nossa pele? Hoje a fisioterapeuta dermatofuncional Fabíola Luz explica se o sabonete de glicerina é bom para o rosto, veja.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

20 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Dentre seus benefícios, a glicerina é um produto hipoalergênico, ou seja, evita quadros alérgicos. Além disso, é bastante usado nas fórmulas para bebês. Mas atualmente o componente tem ganhado dúvidas entre seus benefícios para peles adultas. Afinal, o sabonete de glicerina é bom para o rosto? Será que limpa mesmo? Pode ser usado por todo mundo? Para esclarecer essas dúvidas convidamos a fisioterapeuta dermatofuncional    Fabiola Luz (@fabiolaluz.fisiosp). Confira! 

Compre agora o Granado Sabonete Terrapeutics Castanha do Brasil na Amazon!

Sabonete de glicerina é bom para o rosto?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

O sabonete de glicerina é um produto muito presente no mercado de cosméticos, principalmente em sabonetes e shampoos. Esse composto orgânico, apesar de presente em produtos de limpeza e higiene, não é um ativo com finalidade principal de limpeza. Na verdade, a glicerina está presente como um ingrediente umectante e espessante, ou seja, sua presença ajuda a manter a umidade natural e mantém a pele hidratada mesmo com a ação de componentes de limpeza.

Por isso, é um dos mais recomendados para a pele de bebês, a presença da glicerina na composição dos sabonetes auxilia a proteger a pele enquanto a limpeza acontece. Nossa fisioterapeuta dermatofuncional convidada Fabíola Luz comenta:

“Sim, o sabonete de glicerina é um dos melhores para o rosto, principalmente o sabonete líquido glicerinado, protege mais que os outros a manutenção do manto hidrolipídico (defesa primária da pele contra bactérias).”

Benefícios do sabonete de glicerina

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Quer conhecer um pouco mais sobre o sabonete de glicerina e os benefícios para o seu rosto? Separamos para você, veja:

Evita o ressecamento

Assim como já mencionamos anteriormente, a glicerina possui capacidade umectante que ajuda a evitar o ressecamento tão característico dos sabonetes comuns. A presença de propriedades higroscópicas da glicerina absorvem facilmente a umidade do ambiente e atrai a água, retendo a umidade da sua pele, enquanto os agentes limpantes removem as impurezas. 

Ação hidratante

O sabonete de glicerina é bom pois conta com as propriedades emolientes do componente. Essas propriedades nutritivas, protetoras e antibacterianas presentes causam uma ação hidratante na pele, que mesmo após a limpeza continua saudável. 

Ajuda no tratamento de dermatites

A glicerina também conta com propriedades antibacterianas e calmantes, tornando o uso do sabonete ótimo para ajudar no tratamento de dermatite. Tudo porque, a hidratação proporcionada junto aos agentes antibacterianos, que aceleram e melhoram as inflamações, e os agentes calmantes, minimizam os incômodos e favorecem a regeneração de tecidos danificados da pele. 

Vale lembrar que apenas o uso do sabonete de glicerina não é suficiente para a melhora da pele com dermatite, sendo necessário tratamento com outros agentes hidratantes e regeneradores indicados por dermatologistas. 

É hipoalergênico

Além de ajudar no tratamento de peles com irritações, o sabonete de glicerina é hipoalergênico. Ou seja, sua fórmula é pensada para minimizar a reação alérgica da pele.

Limpa sem agredir

Outro benefício do sabonete de glicerina é o pH neutro, e por esse pH ser idêntico ao da pele se adapta e favorece o equilíbrio natural, não sendo agressivo. Por este motivo e os anteriores que este sabonete pode ser usado por todos os tipos de pele, principalmente peles sensíveis, já que previne e trata irritações, e até as mais oleosas, evitando o efeito rebote de outros sabonetes que retiram não só o sebo, mas também a água da pele.  

Melhores sabonetes de glicerina para o rosto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Certamente, o sabonete de glicerina é bom para o rosto e até mesmo o seu preço costuma ser mais acessível. Claro que dependendo do tratamento indicado por um profissional da área é essencial um produto mais direcionado, mas para a rotina de limpeza básica o sabonete de glicerina é um ótimo aliado. Por isso, separamos os melhores para você garantir o seu.

1. Granado – Sabonete Líquido de Glicerina bebê

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O sabonete líquido de glicerina bebê é uma ótima opção para peles sensíveis. Sua fórmula líquida e pensada para bebês torna uma boa alternativa até mesmo para adultos com peles delicadas. Com base vegetal e dermatologicamente testado, esse sabonete auxilia na limpeza sem agredir a pele e acalmando enquanto mantém a hidratação e maciez. Esta opção da Granado conta com formulação vegana e refil para repor na sua embalagem quando acabar. 

Compre agora o Granado Sabonete Líquido de Glicerina bebê na Amazon 

2. Johnson’s – Sabonete Líquido de Glicerina baby

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O sabonete líquido Johnson ‘s baby é outra opção de sabonete de glicerina que é bom para o rosto e pode ser usado em diversas partes do corpo. Também desenvolvido para limpar e cuidar da pele delicada dos bebês é certamente um opção para peles sensíveis. A fórmula líquida e fluida não gera atrito e mantém a hidratação da pele durante a limpeza, também não possui corantes, parabenos e sulfatos prometendo não irritar os olhos. Além disso, é possível encontrar o refil da linha facilmente.

Compre agora o Johnson’s Baby Sabonete Líquido Glicerina na Amazon

3. Granado – Sabonete Líquido Glicerina Tradicional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora saindo um pouco da versão feita pensada em bebês, a Granado também possui um sabonete de glicerina líquido vegetal tradicional. Sua fórmula é livre de parabenos e possui uma alta concentração de extrato de glicerina, que promove uma limpeza profunda e ação hidratante para todos os tipos de pele. Possui refil e diferente dos anteriores este possui um aroma característico, que segundo consumidores não chega a ser forte.

Compre agora o Granado Sabonete Líquido Glicerina Tradicional na Amazon

4. Granado – Sabonete Barra Tradicional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para quem prefere o sabonete em barra, trouxemos a versão do anterior neste formato. Com a mesma composição e benefícios, mas em versão barra e com preços ainda menores, sendo um ótimo custo-benefício. Além disso, sua embalagem possui selo FSC de manejo florestal responsável, além da fórmula sem ingredientes de origem animal e biodegradável.  

Compre agora o Granado Sabonete Vegetal de Glicerina Tradicional na Amazon

5. Phebo – Sabonete Barra Odor de Rosas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por fim, trouxemos também o clássico sabonete de glicerina em barra da Phebo. Sua fórmula suave e vegana é recomendada para todos os tipos de pele, limpa e garante a maciez e hidratação. Esse tipo de sabonete pode ser usado no corpo e rosto, mas seu cheiro forte e característico pode incomodar quem não possui costume de usar produtos com fragrância no rosto, especialmente pelo aroma ficar por tempo prolongado na pele. 

Compre agora o Phebo Odor de Rosas na Amazon


Então agora que você já sabe o que usar no rosto não deixe de garantir seus produtos de skincare com o cupom Drogasil.