natalponto
Promobit
Promobit
Artigos

Serviço de mudança: vale a pena contratar um?

Já imaginou contratar uma equipe que empacota seus pertences, leva para o imóvel novo e ainda arruma tudo depois? É isso que faz um serviço de mudança.

Serviço de mudança: vale a pena contratar um?

13 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Fazer mudança é uma tarefa muito cansativa e trabalhosa que exige dedicação, empenho, paciência e organização. Há quem até goste de participar do processo, pela expectativa, e há os que detestam, porque realmente acham que essa é uma situação chata. Para esse segundo grupo, uma solução pode ser contratar um serviço de mudança. 

Neste artigo, nós explicamos o que é um serviço de mudança, quais são os benefícios que ele apresenta, no que você deve tomar cuidado ao contratar um e ainda se vale mesmo a pena optar por ele. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Guarda-Roupa em promoção?

O que é um serviço de mudança e o que ele faz para você?

O serviço de mudança é literalmente uma prestação de serviços feita por empresas contratadas por você. Essas empresas são especializadas e se incumbem de realizar todas as etapas de mudança de uma residência para outra: empacotar todos os itens pessoais com cores e etiquetas de identificação diferentes; levar os objetos de um imóvel para outro; colocar e organizar os pertences no imóvel novo; contratar serviços de dedetização, telefonia e internet para o imóvel novo, entre outros. 

Leia também: 
  • Vou morar sozinho: como montar e decorar uma kitnet?
  • Como morar sozinho: um guia para suas primeiras compras
  • Vou morar sozinho: o que é essencial comprar?

Como funciona? 

Primeiro, você vai ter que pesquisar entre as mais diversas empresas de mudança do mercado e ver qual delas te passa mais confiança. Depois, as etapas que vamos listar a seguir podem variar um pouco de formato, mas de maneira geral acontece assim: 

1 – A empresa vai te solicitar alguns dados do imóvel, como metragem e a quantidade de objetos a serem transportados, para te dar uma média de orçamento mínimo (os valores podem variar entre R$1900 e até R$20 mil, dependendo da empresa). Além disso, vai ser levado em consideração a distância entre um imóvel e outro e a quantidade de serviços individuais que você vai contratar. 

2 – Se achar que esse orçamento inicial está dentro dos seus parâmetros, você pode solicitar que a empresa venha fazer uma vistoria mais detalhada do seu imóvel e definir inclusive que tipo de veículo será utilizado para sua mudança. Assim, você terá um orçamento mais preciso e conseguirá decidir finalmente se fecha o negócio ou não. 

3 – Depois, deverá ser marcada a desmontagem dos móveis e empacotamento de todos os itens da sua casa; eles serão remontados e guardados assim que estiverem no endereço novo. Para essa etapa, é importante você verificar com a empresa qual o tipo de embalagem utilizada: dê preferência para as que utilizam plástico bolha, assim os itens correm menos risco de quebrar, riscar ou amassar. 

4 – Se você tiver que entregar o imóvel em que está, mas sua nova moradia ainda não tiver sido liberada, fique tranquilo. Pesquise bem, porque algumas empresas também guardam os seus móveis pelo tempo que precisar. Além disso, algumas oferecem serviços de içamento, para elevar os móveis pela janela até o seu apartamento, caso eles não caibam no elevador. 

5 – Algumas outras empresas ainda organizam tudo para você na casa nova, desde os itens de cozinha até os pessoais. Se você quiser (e pagar a mais por isso), elas também contratam serviços de internet, dedetização e limpeza. 

No que se deve tomar cuidado ao contratar um serviço de mudança? 

Todas as suas solicitações e combinados com a empresa de serviço de mudança devem estar previstas em contrato, além de outros detalhes menores, mas muito importantes. Por isso, você deve perguntar e explicar alguns pontos: como funciona o ressarcimento em caso de avaria de algum móvel ou eletrodoméstico? Quais são os prazos para retirada e colocação dos móveis no imóvel novo? Quais são as transportadoras que serão contratadas pela empresa do serviço de mudança? Entre outras. 

Afinal, vale a pena contratar um serviço de mudança? 

A resposta sincera para essa pergunta é: depende. Como é um serviço caro se for feito de forma completa, talvez só valha a pena se você for mudar para lugares mais distantes, que estejam a horas da sua moradia atual. Isso porque, nesses casos, você já vai ter muitas outras preocupações: fazer pesquisas na internet e em imobiliárias sobre qual bairro é melhor para morar, ir e vir de lá várias vezes para fazer visitas, observar o custo de vida, etc. Pensar ainda na mudança de tudo (se você não for comprar móveis, eletrodomésticos e utensílios novos) pode ser complicado. 

Agora, se a sua mudança for para a mesma cidade ou para uma cidade vizinha, é melhor orçar um caminhão pequeno para carregar itens como geladeira, rack e móveis maiores e comparar os preços. Você também pode chamar alguns amigos ou familiares para te ajudar a transportar os itens de valor e menores, como roupas, decoração e até micro-ondas e eletroportáteis, por exemplo. 


Agora que você já sabe quando vale a pena contratar um serviço de mudança, não se esqueça de utilizar nossos cupons para comprar o que você precisar! Você pode escolher, por exemplo, entre cupom Americanas ou cupom Submarino!

Veja também