Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Se arrependeu? Saiba como fazer cancelamento de compra

Se você comprou um produto e quando recebeu percebeu que não era bem aquilo, saiba que é possível fazer o cancelamento da compra. Veja como!

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

29 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Final de ano é uma das principais épocas para comerciantes e varejistas, isso porque são muitas datas em sequência, como a Black Friday, em novembro, o Natal, em dezembro e a volta às aulas em janeiro. Assim, com um alto número de compras sendo realizadas, é esperado que o número de trocas e cancelamentos também seja alto.

Portanto, se você fez alguma compra, se arrependeu depois e deseja cancelar seu pedido, saiba que o Código de Defesa do Consumidor prevê a possibilidade de cancelamento de compra em casos de arrependimento. Tem até uma lei, chamada: Lei do Arrependimento. Mas atenção, pois só é válida em casos de compras feitas pela internet ou por telefone.

Como fazer?

cancelamento de compra

Esse deve ser um processo relativamente simples de ser feito, geralmente no site onde você fez a compra, na mesma aba onde você pode conferir seus pedidos deve ter uma opção para o cancelamento de compra. Caso contrário, você pode entrar em contato com algum canal de atendimento oficial da loja em questão e fazer sua solicitação de cancelamento.

Porém, compras em lojas físicas, como é o próprio consumidor que escolhe o produto e efetua o pagamento, não há previsão em lei para cancelamento desse tipo de aquisição. Apenas, é claro, em casos de defeito.

Prazo para cancelamento de compra

Para compras feitas online, existe um prazo de arrependimento de até 7 dias após o recebimento do produto. De acordo com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o direito de arrependimento pode ser exercido dentro de 7 dias após a compra ou início da prestação do serviço.

Para isso, você precisa entrar em contato com a loja onde realizou a compra para que eles façam a troca do produto ou estorno do valor pago. No entanto, caso o produto tenha sido danificado após a compra em docorrência de mau uso, o lojista poderá não fazer a troca ou estorno.


Agora que você já sabe como funciona e como fazer o cancelamento de compra, que tal conhecer algumas das melhores ofertas disponíveis no Promobit? Com o cupom de desconto certo, você paga ainda menos!