Promobit
Promobit
Promobit Explica

Se arrependeu? Saiba como fazer cancelamento de compra

Se você comprou um produto e quando recebeu percebeu que não era bem aquilo, saiba que é possível fazer o cancelamento da compra. Veja como!

Se arrependeu? Saiba como fazer cancelamento de compra

29 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Final de ano é uma das principais épocas para comerciantes e varejistas, isso porque são muitas datas em sequência, como a Black Friday, em novembro, o Natal, em dezembro e a volta às aulas em janeiro. Assim, com um alto número de compras sendo realizadas, é esperado que o número de trocas e cancelamentos também seja alto.

Portanto, se você fez alguma compra, se arrependeu depois e deseja cancelar seu pedido, saiba que o Código de Defesa do Consumidor prevê a possibilidade de cancelamento de compra em casos de arrependimento. Tem até uma lei, chamada: Lei do Arrependimento. Mas atenção, pois só é válida em casos de compras feitas pela internet ou por telefone.

Leia Mais:
  • Comprar presente de Natal pela internet: 7 dicas para não errar
  • 5 opções de presentes de Natal para sair do habitual
  • Como economizar no skincare: dicas práticas para o dia a dia

Como fazer?

cancelamento de compra

Esse deve ser um processo relativamente simples de ser feito, geralmente no site onde você fez a compra, na mesma aba onde você pode conferir seus pedidos deve ter uma opção para o cancelamento de compra. Caso contrário, você pode entrar em contato com algum canal de atendimento oficial da loja em questão e fazer sua solicitação de cancelamento.

Porém, compras em lojas físicas, como é o próprio consumidor que escolhe o produto e efetua o pagamento, não há previsão em lei para cancelamento desse tipo de aquisição. Apenas, é claro, em casos de defeito.

Prazo para cancelamento de compra

Para compras feitas online, existe um prazo de arrependimento de até 7 dias após o recebimento do produto. De acordo com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o direito de arrependimento pode ser exercido dentro de 7 dias após a compra ou início da prestação do serviço.

Para isso, você precisa entrar em contato com a loja onde realizou a compra para que eles façam a troca do produto ou estorno do valor pago. No entanto, caso o produto tenha sido danificado após a compra em docorrência de mau uso, o lojista poderá não fazer a troca ou estorno.


Agora que você já sabe como funciona e como fazer o cancelamento de compra, que tal conhecer algumas das melhores ofertas disponíveis no Promobit? Com o cupom de desconto certo, você paga ainda menos!

Veja também