Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Samsung ou Motorola: qual a melhor marca de celular?

As duas marcas são as que possuem as maiores fatias de mercado no país e com opções para todos os gostos e bolsos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

21 de abr de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Samsung e Motorola são as marcas que concentram os maiores números de vendas no mercado brasileiro e também são as primeiras marcas que vem à mente da maioria dos consumidores que estão em busca de um smartphone Android. Tamanha relevância faz com que a comparação entre Samsung ou Motorola seja inevitável e para ajudá-lo a decidir trouxemos as principais características dos catálogos das marcas por categorias. 

E para garantir seu smartphone novo com o melhor preço, não se esqueça de adicionar o modelo que está de olho na sua lista de desejos aqui no Promobit para receber alertas quando aparecer em promoção.

Antes de descobrir as caracteristicas dos smartphones das duas marcas, conheça os principais aparelhos das duas marcas que estão em nossas listas de melhores celulares Samsung e melhores celulares da Motorola em 2024.

Celulares básicos 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando direcionamos o olhar para os aparelhos mais básicos, a disputa é bastante acirrada, com ambas as fabricantes possuindo muitas opções acessíveis, embora algumas com especificações vantajosas, mesmo para os aparelhos básicos. 

Em comum, encontramos linhas com aparelhos que transitam entre o básico e o intermediário premium, como a linha Moto G e Galaxy A e M que oferecem respectivamente do Moto G23 e Moto G24 ao Moto G84 e atualmente, na Samsung, do Galaxy A05 ao Galaxy A55 5G ou do Galaxy M15 5G ao Galaxy M54 5G. 

Olhando com mais atenção os modelos mais básicos, encontramos uma quantidade maior de smartphones da Motorola, que conta ainda com a linha Moto E, composta apenas por modelos de entrada, porém a exclusividade não garante um resultado médio melhor. Devido às duas marcas possuírem uma boa variedade de aparelhos voltados para uso básico e com preços semelhantes, temos um empate.

Vencedor: Empate

Confira: Galaxy A54 é bom? Câmeras e design se destacam

Compre agora o Moto G60 na Amazon    

Aparelhos intermediários 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso o comparativo fosse feito até 2017, possivelmente a Motorola venceria a disputa sem muita dificuldade devido a consistência da linha Moto G entre os aparelhos intermediários, já que as primeiras gerações da linha eram referência em bom custo-benefício, fama que os modelos atuais carregam até hoje, embora na prática isso não se aplique mais a todos os aparelhos. 

Entretanto, o tempo passou e a concorrência se mexeu, no caso a Samsung. Algumas linhas da Motorola foram descontinuadas, como a Linha Motorola Z e a linha One, enquanto a fabricante coreana ampliou a linha Galaxy A e fortaleceu a linha Galaxy M, compostas também por modelos de intermediários de entrada aos intermediários premium, sendo que a linha galaxy M destaca-se por alguns aparelhos com baterias enormes e vendidos apenas de forma online. 

O fato da Motorola ter perdido o trono absoluto entre os aparelhos intermediários não quer dizer que a marca perdeu a mão em relação ao seu catálogo de aparelhos de meio de catálogo, já que a marca ainda apresenta ótimas alternativas, como o Moto G34, 54 e 84, além dos intermediários premium Edge 30 Neo e Edge 40 neo. Por outro lado, a Samsung  desenvolveu-se demais nesta categoria de produtos ao longo dos anos e é a fabricante que conta com mais opções sólidas, são eles Galaxy A25, A35, A55 e os equivalentes da linha Galaxy M que vão de modelos que começam com boa usabilidade para uso convencional e vão até opções com conjunto de câmeras completo e com ótimas telas ou bateria duradoura.

Vencedor: Samsung

Compre agora o Galaxy A54 na Amazon    

Saiba mais: Moto G53 é bom? Celular fica entre a evolução e o retrocesso

Aparelhos top de linha

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Motorola tem retornado a disputa entre os aparelhos top de linha nos últimos anos com a linha Motorola Edge que, com o Edge 50 pro, já representa a quinta geração de aparelhos top de linha da marca, além dos aparelhos remanescentes da linha Edge 40. 

Porém, não há como negar que nessa categoria de smartphones a Samsung está alguns passos à frente. Com a linha Galaxy S mais do que consolidada e sendo a principal concorrente dos iPhones da Apple no posto de melhores aparelhos a cada geração, a fabricante coreana ainda acomodou recursos da descontinuada linha Note na linha Galaxy S, como no caso do Galaxy S24 Ultra que agora já vem com a caneta S-Pen e tela indicada para maior sensibilidade a escrita e recursos de inteligência artifical para fotos, vídeos, traduções simultâneas em textos e ligações.  Abordaremos mais a frente sobre os aparelhos dobráveis, mas eles também podem ser adequados entre os aparelhos top de linha, como Galaxy Fold5 e Galaxy Z Flip5.

Vencedor: Samsung 

Confira: Galaxy S22 vs S23: qual a melhor escolha?

Compre agora o Moto G53 na Amazon    

Celulares gamers e dobráveis 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Durante algum tempo a Motorola possui uma opção de smartphone gamer, o Legion Phone Duel,  aparelho para jogos da marca que era excelente opção de smartphone para quem curte jogos mobile, mas que no momento não está disponível no site oficial da Motorola no Brasil. Quem retornou com força nos últimos anos foram os dobráveis da Motorola, como Motorola Razr 40 Ultra e Razr 40 que trouxe boas evoluções em relação ao modelo dobrável anterior, porém ainda aquém dos dobrável da Samsung. 

Já a Samsung não possui nenhum aparelho focado em jogos em seu catálogo, porém a fabricante sul-coreana brilha em outra tecnologia, as telas dobráveis. A Samsung foi a pioneira em aparelhos com telas dobráveis no Brasil e, se as primeiras versões do Galaxy Fold tinham um aspecto bastante experimental, os atuais Galaxy Z Fold5 e Galaxy Z Flip 5 já são aparelhos bem desenvolvidos e que a tecnologia inovadora é um diferencial, sem descaracterizar o aparelho ao ponto de não deixar a usabilidade intuitiva.

Considerando que cada uma das fabricantes possui modelos de smartphones para diferentes propostas, a Samsung leva vantagens devido aos dobráveis superiores.

Vencedor: Samsung

Compre agora o Galaxy Z Flip5 na Amazon

Recursos extras e acessórios

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Celulares Motorola possuem mais acessórios inclusos na caixa.

Com tantos smartphones distribuídos entre as diferentes categorias, há também muitos recursos e diferenciais nos modelos de cada uma das fabricantes. Em comum entre elas está a solução para adaptar a interface dos smartphones para desktops, facilitando o uso para trabalho. No caso da Motorola o Ready For, enquanto na Samsung o recurso recebe o nome de Samsung Dex, cada um com suas peculiaridades, mas tendo o mesmo objetivo. 

Quanto aos diferenciais, a Motorola destaca-se em algo que já foi trivial, mas que atualmente está cada vez mais raro. Alguns dos aparelhos da fabricante ainda possuem na caixa carregador, capinha e fone de ouvido, certamente um facilitador para quem não quer ter preocupações e já usar o aparelho ao máximo assim que abrir a embalagem. 

Já a Samsung não manda os fones de ouvido nem capinha e, em alguns casos, só o cabo USB para carregamento está incluso, sem a caixinha para ligar à tomada. Como já exemplificamos anteriormente,a fabricante tem a S-Pen, canetinha para usar no aparelho, e tela que responde ao acessório. Entretanto, o recurso está disponível apenas em smartphones mais caros da marca, como o Galaxy S24 Ultra e Galaxy Z Fold5. 

Outro aspecto que chama a atenção é que muitos smartphones da Samsung possuem certificação IP68, que assegura resistência à água de submersão de até 1,5 metro por até 30 minutos. Já a Motorola informa nas especificações de seus aparelhos que os produtos são apenas resistentes a respingos d’água, mas sem especificar o nível de resistência. 

Por ter um conjunto de acessórios inclusos na caixa mais completo que a Samsung, independente da categoria do aparelho, a Motorola destaca-se neste quesito. 

Vencedor: Motorola 

Samsung ou Motorola: qual a melhor marca de celular em 2024?

Apesar da Motorola levar uma breve vantagem em alguns aspectos, as diferenças em geral entre as duas marcas é pequena e, mesmo nas categorias em que uma fabricante é superior, o mais indicado é fazer a comparação por aparelhos específicos dentro da faixa de preço em que pretende comprar. 

Embora a Samsung seja melhor, em média, entre os aparelhos top de linha, o Motorola Edge 50 pode ser mais vantajoso para o usuário de acordo com o que ele está em busca ou deseja. O mesmo vale para modelos intermediários, pois o Galaxy M55 pode fazer mais sentido para você do que o Moto G54.. 

Logo, nosso comparativo faz direcionamentos para quem quer começar a pesquisar um smartphone entre as duas marcas. A Motorola possui bons modelos básicos para usos simples no dia a dia e pode fazer mais sentido se faz questão de ter acessórios, como carregador ou fones de ouvido originais incluídos. Se está em busca de aparelhos top de linha, recomendamos começar pela Samsung, mas sem deixar de compará-los com outros aparelhos da Motorola e das demais fabricantes.

Compre agora o Moto Edge 30 Neo na Amazon    


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de fone de ouvido e pode economizar ainda mais na sua compra com o cupom Submarino ou cupom casas Bahia.