Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Saiba como escolher microfone para streaming ou podcast

A qualidade de áudio é um dos fatores mais importantes para quem produz conteúdo para canais de streaming ou faz podcast. Veja como escolher um microfone.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

13 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quem produz conteúdo sabe da importância do áudio no resultado final. A qualidade de imagem não precisa ser perefeita e seu conteúdo ainda poderá ter um bom alcance, mas se o áudio for ruim, talvez seja um pouco mais difícil. Em um podcast, por exemplo, o microfone é uma das peças centrais.

Porém, existem diversos modelos de microfone disponíveis no mercado, o que acaba dificultando um pouco as coisas na hora de escolher o melhor para cada caso.

Como escolher microfone?

Antes de ir às compras, é bom ter em mente qual será o objetivo daquele microfone, existe uma vasta lista de opções que atendem às mais variadas necessidades, com modelos bem bonitos e chamativos, ideal para streaming, e outros com design menos arrojado, mas capacidade de captação de áudio com qualidade profissional.

Comprar um microfone errado pode ser um problema, já que os modelos mais completos costumam ser encontrados em faixas de preço acima do R$ 500.

Por isso, pesquise bastante antes de pagar um boleto.

Modelos de microfone

Como escolher microfone

Condensador

O microfone condensador possui alta sensibilidade, que resulta numa maior captação dos sons ao redor, muito utilizado em gravações em estúdio. Esse modelo é extremamente versátil e pode ser utilizado em diversos estilos de produçõs, desde streamings, vlogs, até podcasts.

Por conta da alta captação de áudio que ele possui, é mais recomendado em ambientes fechados, de preferência com algum tipo de isolamento acústico. Em lugares abertos, esse modelo não é o mais indicado, uma vez que será capaz de captar todos os ruídos ao redor.

Lapela

Se o seu objetivo é fazer gravações externas ou entrevistas, então um microfone de lapela é uma boa opção, principalmente pela praticidade de uso. Basta prendê-lo na cola da camisa, de modo que fique próximo da boca.

É possível encontrar diversos modelos desse microfone, até com opções sem fio. Além disso, existem opções boas com preço bem acessível no mercado.

Direcional

O microfone direcional, ou shotgun, é uma opção versátil e acessível para quem busca produzir conteúdos com qualidade de áudio profissional. Esse modelo pode ser usado tanto sobre uma mesa ou em movimento, basta apenas direcioná-lo para a origem do som que deseja ser captado.

Além disso, o shotgun também pode ser acoplado em câmeras ou boom para captar o áudio de um ponto específico à uma distância maior.

Também é possível encontrar microfones USB que apresentam um bom custo-benefício e uma qualidade de áudio bem aceitável, principalmente para quem pensar em produzir conteúdos para podcast ou canais de streaming, como YouTube e Twitch.


As melhores promoções de eletrônicos estão aqui no Promobit. Encontre o modelo que mais te agrada e economize mais ainda com um cupom Americanas ou cupom Submarino.