Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

Quanto custa enviar encomenda por ônibus e como funciona?

Está querendo saber como funciona o sistema de envios por ônibus e quanto custa enviar encomenda por ônibus? Vem conferir que falamos sobre.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

8 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Sabia que dá para enviar encomendas por ônibus? Para quem deseja conhecer ou saber mais sobre o serviço e ainda tirar dúvidas, como o quanto custa enviar encomenda por ônibus e como funciona, elaboramos este texto que vai responder a essa pergunta e te contar mais sobre esta alternativa às transportadoras.

Aproveite para conferir as ofertas de passagens que aparecem por aqui!

Quanto custa enviar encomenda por ônibus?

Para saber quanto custa enviar encomenda por ônibus, é preciso saber o valor da cubagem com a empresa de transporte, no caso, a cubagem é a medida relacionada ao peso da carga e o espaço que a carga vai ocupar no meio do transporte.

Esse cálculo pode ser feito da seguinte forma:

Altura x largura x comprimento x 200 = Peso Cubado

Isso tudo é calculado em metro e vai contribuir para você ter mais ou menos uma base de preço, porém ainda vai precisar considerar o tipo de encomenda e valor do frete que envolve o peso real ou cubado, o local de origem, de destino e os impostos conforme a legislação vigente.

Além disso para saber exatamente quanto vai pagar é preciso fazer uma cotação de valores com a ou as empresas que deseja contratar o serviço. Lembre-se também que certas cargas não podem ser enviadas por ônibus, na própria legislação não é permitido o transporte de alimentos e produtos químicos desta forma, por exemplo, logo busque saber junto a empresa o que pode.

Como funciona o serviço de enviar encomenda por ônibus?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já sabendo o que pretende enviar, é hora de saber como funciona o serviço de enviar encomenda por ônibus.

Primeiro é importante definir o que vai enviar, para onde e qual o prazo necessário para a encomenda chegar ao destino.

Sabendo o que pode ser enviado e quais são as restrições que a empresa possui, é hora de escolher o tipo de serviço. Alguns dos tipos de serviço são:

  • Porta Porta: a encomenda é coletada no remetente e entregue ao destinatário;
  • Porta Balcão: em que a coleta da encomenda é feita no remetente e o destinatário faz a retirada da encomenda na unidade de destino;
  • Balcão Porta: a encomenda é entregue pelo remetente na unidade da empresa e ela realiza a entrega ao destinatário;
  • Balcão Balcão: a encomenda é entregue pelo remetente na unidade da empresa, que a transporta para outra unidade, onde o destinatário vai retirar.

Dependendo da opção, o preço final pode variar, então lembre-se de fazer uma cotação de valores para encontrar o melhor custo-benefício.

Concluído esse processo, seguimos para a montagem da embalagem e a entrega à empresa responsável pelo envio que, dependendo do tipo de serviço, pode contar com um sistema de rastreamento para você saber onde a carga está.

Dicas para enviar encomenda

Trouxemos mais algumas dicas para quem deseja enviar encomenda por ônibus, são elas:

  • Procure saber com a empresa se tem algum material que eles indicam usar no embrulho da encomenda para o transporte, caso o pacote seja grande;
  • Não utilize a capacidade máxima do pacote ou mala, busque ter ainda um espaço extra para proteger e evitar acidentes;
  • Caso algo seja mais frágil, procure preencher os espaços internos restantes para ter mais segurança que não quebrará ao se movimentar no transporte;
  • Acompanhe o envio do pacote e fique atenta aos horários e endereços.

Não deixa de conferir as ofertas de passagens que aparecem. Ainda compre com desconto usando um cupom da 123 Milhas.