Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Qual panela usar no fogão por indução?

Nem toda panela pode ser usada no fogão por indução, ao utilizar o utensílio errado o fogão ou a panela pode sofrer dano. Então, confira aqui qual comprar!

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

14 de dez de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O fogão por indução é uma das novas tecnologias do mercado que tem ganhado a cozinha dos brasileiros. O novo eletrodoméstico traz vantagens como maior segurança e não precisa do uso de gás. Contudo, nem todo tipo de panela é compatível com o fogão por indução e por isso é preciso prestar atenção na hora de comprar.

Então, antes de renovar o seu jogo de panelas para a nova aquisição confira esse artigo para não errar na escolha do tipo certo de panela.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quais os tipos de panela compatíveis com o fogão por indução?

Diferente de outros tipos de fogão, o chamado fogão por indução precisa de um tipo específico de panela. Isso porque este tipo de fogão não funciona com a chama do fogo e sim com correntes eletromagnéticas, então as panelas precisam de uma base o mais reta possível e reforçada.

Inclusive, caso a panela não for adequada pode estragar tanto o utensílio como o fogão por indução. Então, a seguir temos alguns modelos que dão certo para esse tipo de fogão.

  • Panelas de aço inox;
  • Perro fundido;
  • Panelas de fundo triplo;
  • Alguns modelos de panelas de cerâmica com camada de indução no fundo.

Todos estes modelos contêm fundo compatível com o fogão de indução, por serem bem retos permitindo uma melhor distribuição do calor no utensílio. Além disso, seu material permite a circulação das correntes eletromagnéticas. Inclusive, se você quer uma maior assertividade no material adequado, vale a pena aproximar um imã do fundo panela e observar se o mesmo “gruda” ali, além de olhar se o fundo está realmente bem retinho.

Em casos de panelas de cerâmica, apesar de serem ótimas antiaderente, a maioria não é compatível com o fogão de indução. Por isso, é necessário verificar nas especificações se o modelo escolhido pode ser usado neste eletrodoméstico.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quais modelos de panelas não usar no fogão de indução?

Mas para ajudar você no momento da compra, além dos modelos de panelas que podem ser usados no fogão de indução que citamos acima, agora trouxemos os que não é recomendável usar:

  • Alumínio;
  • Barro;
  • Cobre;
  • Vidro;
  • Cerâmica.

Este tipo de material, além de não ser resistente o suficiente, não é compatível com a forma com que o fogão de indução conduz o calor na panela.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Vale a pena comprar um fogão de indução?

Ao se deparar com essas especificações é possível que você reconsidere a compra de um fogão de indução, já que é preciso renovar suas panelas.

Contudo, o fogão de indução vem ganhando a preferência por ser muito mais seguro já que não cria labaredas, evitando o risco de queimaduras no momento do preparo dos alimentos. Também sugere uma maior economia de gás, pois não utiliza o mesmo.

Então, a troca das panelas pode compensar no longo prazo. Mas conte para a gente se você já teve um fogão de indução e o que achou da troca das panelas, para ajudar na escolha aqui da comunidade!


Não se esqueça que aqui no Promobit você pode contar com a lista de desejos para receber alertas das melhores promoções de jogo de panelas. Além disso, temos vários cupons da Americanas e cupons das Casas Bahia para você aproveitar!