Take a fresh look at your lifestyle.

Qual o melhor tamanho de TV para você?

O tamanho ideal da TV é uma das dúvidas que surgem no momento de comprar um novo aparelho. Respondemos essa questão!

1

Se você está pensando em trocar seu televisor antigo já deve ter tido essa dúvida: qual o tamanho de TV ideal para a sala ou quarto? Os tamanhos dos aparelhos atuais são diferentes do que costumavam ser há não muito tempo, portanto é natural que haja dúvida no momento da escolha.

Os modelos de TV atuais, na resolução 4K, são lançados em tamanhos a partir de 40 polegadas, com variações de 43, 49, 50, 55, 58, 65, 75 polegadas e além, dependendo da marca e da linha dos televisores.

No artigo de hoje, vamos explicar como escolher o tamanho ideal para sua TV nova e as diferenças entre cada variação.

Leia mais:

Medindo a distância entre TV e sofá

Antes de partir para a escolha dos tamanhos e modelos de TV é importante saber a distância que você ficará do aparelho. Usando uma trena, fita métrica ou instrumento parecido, meça a distância entre TV e sofá, ou entre a TV e a cama. Como os televisores atuais são finos e ficam bem próximos da parede, você pode medir a distância da parede até o sofá, se quiser.

Não se preocupe em partir do ponto exato em que você estará sentado ao assistir a TV, o importante é ter a distância aproximada. Feito isso, anote a medida em algum lugar e você já estará pronto para decidir o tamanho do novo televisor.

Tamanho da telaMedida diagonal da telaLargura/altura (sem base)Distância entre TV e sofá
TV 32 polegadas80 cm73 x 44 cmaté 1,50 metro
TV 40 polegadas100 cm89 x 50 cmentre 1,50 e 1,80 metros
TV 43 polegadas108 cm94 x 53 cmentre 1,80 e 2 metros
TV 49 polegadas123 cm107 x 60 cmentre 2 e 2,10 metros
TV 50 polegadas126 cm112 x 65 cmentre 2,10 e 2,30 metros
TV 55 polegadas139 cm121 x 68 cmentre 2,30 e 2,40 metros
TV 58 polegadas146 cm130 x 76 cmentre 2,4 e 2,65 metros
TV 65 polegadas164 cm143 x 80 cmentre 2,65 e 3 metros
TV 75 polegadas189 cm165 x 96 cmmais de 3 metros

A distância para  aproveitar a resolução 4K é medida usando como base o ângulo de visão mais comum, de 30 graus. O Rtings, veículo especializado em avaliações de TVs, usa este método, e define também a distância ideal para aqueles que preferem assistir à televisão mais de perto.

Você poderá ver tabelas que definem a distância recomendada multiplicando a medida diagonal da tela por 1,5. Essa regra é utilizada por algumas fabricantes desde o surgimento do 4K, e embora seja um pouco diferente do modelo do Rtings, não lhe privará de aproveitar sua nova TV.

Lembramos que a distância recomendada é apenas aproximada e baseada em um cenário ideal. Você pode optar por uma TV menor do que o recomendado, caso sua sala seja muito pequena, e não sairá prejudicado, ou sentar-se mais longe dela caso prefira. A decisão final é sua.

Você também pode optar por uma TV menor mesmo que sua sala seja grande, mas, nesse caso, não aproveitará os benefícios do 4K. É recomendado assistir à TVs 4K estando mais perto da tela, justamente para que a diferença entregue pela alta resolução seja percebida.

Diferenças entre os tamanhos de TV

É possível que a distância entre a TV e o sofá da sua sala fique no meio termo entre um tamanho e outro, ou você imagine que poderá mudar a disposição dos móveis no futuro — de forma que a TV fique em um local diferente. Nestes casos, é importante saber a diferença entre os tamanhos de televisor e a sua preferência.

Sim, há diferença entre uma tela de 40 polegadas e uma de 43, assim como de uma tela de 50 para uma de 55 polegadas. Confira na imagem a seguir a diferença em números, ilustrada pela Panasonic:

polegadas da tv

Como podemos ver, uma TV de 55 polegadas é 21% maior do que uma de 50 polegadas. Na prática, a diferença é notada dependendo do tamanho da sua sala e do ângulo de visão (caso assista à TV de um ângulo horizontal, talvez seja melhor pegar um modelo maior com painel IPS).

Tipos de painel

Após decidir o melhor tamanho de TV para você, é possível que fique em dúvida em relação ao ângulo de visão. As fabricantes sabem que nem todo mundo assiste à TV diretamente de frente, e é por isso que temos tipos diferentes de painel nos televisores.

Se os seus sofás ficam aos lados televisor digamos que a 70 graus (você não precisa calcular isso), recomendamos a compra de uma televisão com painel IPS, como as TVs LG ou alguns modelos de TV Sony. Esse tipo de painel mantém a qualidade de imagem em ângulos mais acentuados, mas sacrifica um pouco o contraste geral.

Samsung MU7000 e LG SJ8000

Caso o ângulo não seja um problema e você assista à TV de frente, recomendamos que opte por um televisor com painel VA, como os presentes em TVs Samsung e alguns modelos da TCL. Esse tipo de painel perde qualidade de imagem em ângulos mais acentuados, mas tem contraste superior ao IPS quando visto de frente.

Leia também: TV Samsung ou TV LG: Qual a melhor?

Agora você tem as informações que precisa para escolher o tamanho de TV ideal para a sua sala e o seu tipo de uso. Se possível, teste o aparelho pessoalmente e leve para casa a TV que mais lhe agrada!

No Promobit você encontra as melhores promoções de TV da internet em lojas confiáveis e ainda pode tirar dúvidas com os membros da nossa comunidade — somos mais de 400.000! Faça sua lista de desejos e comece a economizar!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!