Campanha AMazon Dia das Mães
Guias de Compra

Quais são os melhores processadores de celular?

Os chips dos smartphones são fundamentais para o funcionamento do aparelho. Saiba quais são os melhores processadores de celular

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

31 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Nem sempre damos tanta ênfase a qual chip equipa o aparelho que pretendemos comprar e, apesar do componente sozinho não fazer milagres, saber qual é o modelo do chip ajuda a calibrar as expectativas do que esperar do smartphone durante o uso. Para você que quer saber qual o melhor processador de celular da atualidade, apresentamos quatro SoCs (System-on-a-chip) para que você fique tranquilo quanto ao poder de fogo do seu smartphone, caso ele seja equipado com algum dos processadores da lista.

Snapdragon 8 Gen 2

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além de ser o melhor processador da Qualcomm da atualidade, também se trata do que há de mais potente nos smartphones Android topo de linha. O foco desse chipset é mesclar o uso de inteligência artificial para otimizar funções relacionadas à câmera, suportando sensores de 200 MP e vídeos em 8K, além de aperfeiçoar funções relacionadas ao processamento, permitindo uma performance elevada. 

A principal característica que faz dele o principal processador da atualidade é o fato de possuir um alto poder de fogo tanto para usos comuns quanto para jogos. O Snapdragon 8 Gen 2 possui arquitetura de 64 bits, é composto por um núcleo de 3,2 GHz; 4 núcleos de 2,8 GHz e 3 núcleos de 2 GHz. Todos os três núcleos utilizam cache de 8MB de nível 3, e é um processador de 4 nanômetros. 

Este chipset está presente em toda a linha Galaxy S23, na sua versão exclusiva Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy; além de também ser o processador do Xiaomi 13, do OnePlus 11 e do Moto Edge 40 Pro.

Ficou curioso sobre a versão exclusiva do Snapdragon 8 Gen 2? Veja nosso texto explicativo sobre a versão For Galaxy 

Compre agora o Galaxy S23 na Amazon

Apple A16 Bionic

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Passamos do melhor processador de celulares Android para o melhor processador de celulares Apple. O A16 Bionic destaca-se como um dos melhores processadores de celular por alcançar um desempenho 40% mais potente que alguns de seus principais concorrentes, ao mesmo tempo que consome 20% menos bateria que o seu antecessor. Ou seja, foi uma clara evolução de um chipset que já era potente.  

O A16 foi o primeiro chipset da Apple a ser fabricado com 4 nanômetros, possuindo mais de 16 bilhões de transistores, sendo capaz de realizar 17 trilhões de operações por segundo, se mostrando um chipset efetivo nas mais variadas formas de uso. Ele é composto por 2 núcleos de 3,2 GHz e 4 de 1,8 GHz, junto de uma GPU de cinco núcleos, permitindo uma comunicação mais fluida entre as CPUs, e consequentemente, um melhor desempenho. 

Em boa parte das vezes, quem compra um iPhone está procurando por boas câmeras. O A16 Bionic aprimorou o processador de imagem e os recursos de aprendizado de inteligência artificial, o que permite às câmeras de 48 MP do iPhone 14 Pro e Pro Max, uma melhor otimização de imagens.

Compre agora o iPhone 14 Pro Max na Amazon

Dimensity 9200

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Nesta terceira opção, trazemos um chipset que pode não ser tão equilibrado e abrangente quanto os dois já citados, mas que traz grande efetividade em alta performance. O Dimenstiy 9200 da MediaTek não está presente em celulares tão populares, o que faz dele uma opção mais nichada, ainda que também seja um top de linha, principalmente para quem prefere celulares voltados para jogos

Ele possui um total de 8 núcleos, sendo 1 de 3,05 GHz, 3 de 2.85 GHz e 4 de 1.8, também fabricado com 4 nanômetros e que mesmo sendo de alta performance, também é capaz de equilibrar esse fator com eficiência energética. O Dimensity 9200 consegue rodar jogos como PUBG Mobile e Call of Duty Mobile a 120 frames por segundo, e jogos mais pesados como Genshin Impact e Fortnite a 60 fps. 

Conforme citado, ele faz parte da configuração de alguns smartphones que ainda não estão presentes no mercado nacional, mas que podem ser adquiridos através de importação, como o Redmi K60 Ultra, Oppo Find X6 e no Vivo X90 e X90 Pro.

Snapdragon 8+ Gen 1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Voltando para opções equilibradas em aparelhos Android, o Snapdragon 8+ Gen 1 é um dos melhores processadores de celular por prezar por eficiência energética e desempenho gráfico. Ele possui algumas similaridades com o A16 Bionic, com ambos sendo produzidos em 4 nanômetros e com 16 bilhões de transistores. Além disso, ambos tem um grande foco no processamento de imagens, com este modelo da Qualcomm tendo suporte a vídeos com HDR10 em 8K, através da tecnologia Snapdragon Sight. 

O Snapdragon 8+ Gen 1 possui 8 núcleos, 4 deles com 2 GHz, 3 com 2,75 e 1 com 3,2 GHz, também possuindo 10 de TDP. Ao todo, essa versão trouxe 10% mais desempenho em relação ao Snapdragon 8 Gen 1 base, além de consumir até 30% a menos de bateria. Porém, é importante ressaltar que essa versão base continua sendo um dos melhores processadores para celular também. 

A versão Plus está presente em celulares como o Xiaomi 12T Pro e Motorola X30 Pro, enquanto a versão base pode ser encontrada equipada no Xiaomi Mi 12, Poco F4 GT e no Galaxy S22.

Compre agora o Xiaomi 12T na Amazon

Dimensity 9000+

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tal qual o Dimensity 9200, o 9000+ se destaca como uma grande escolha para quem quer jogos em alta performance, mas neste caso, também possuindo boas tecnologias de otimização para outras funções do smartphone. Ele trouxe algumas melhorias em relação ao Dimensity 9000 base, como uma maior eficiência energética, junto 5% mais desempenho na CPU e de 10% na GPU. 

Sua eficiência em câmeras permite lentes de 300 MP, com zoom de 2x e gravação de vídeos em 4K com HDR. E para jogos, a tecnologia própria da MediaTek chamada HyperEngine 5.0, faz com que o aparelho reduza a qualidade de alguns pontos para aumentar a performance e a qualidade de resposta. O Dimensity 9000+ possui 8 núcleos, sendo 4 de 1.8 Ghz, 3 de 2.85 e 1 de 3.2 GHz. Ele está equipado em celulares gamers como o ASUS ROG Phone. 

O Dimensity 9000 base ainda pode ser considerado um dos melhores processadores de celular, tendo características bem similares da versão plus, também sendo um chipset top de linha. O 9000 é responsável pelo processamento do Xiaomi 12 Pro. 

A15 Bionic

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os testes de benchmarking são relevantes para dimensionar a capacidade de processamento, mas não são preponderantes para definir qual o melhor chip em todas as situações, pois o desempenho final vai depender das outras especificações do smartphones e da relação do chip com o software. E mesmo o Bionic A16 aparecendo na lista, seu antecessor ainda é um dos melhores processadores de celular também.

No caso do Bionic A15, além de ser o processador que apresentava os melhores números de processamento quando lançado, a relação de sucesso dos processadores com o sistemas IOS da própria Apple já é antiga, resultado em muita fluidez e capacidade de rodar qualquer coisa sem dificuldades.

O SoC da Apple é 40% mais rápido que o chip “rival” da Qualcomm da mesma época, o Snapdragon 888+, e também 6% mais rápido que o processador anterior da Apple, o Bionic A14, informações divulgadas na época do anúncio do Bionic A15. Composto por 16 núcleos, o chip da Apple é capaz de realizar até 15,8 trilhões de operações por segundo, além de possibilitar novas funções presentes no aparelho, como o Modo Cinematic que alterna o foco automaticamente em vídeos. O Bionic A15 está presente no iPhone 13, 13 Pro e Pro Max, e no iPhone 14 base.

Compre agora o iPhone 13 na Amazon

Exynos 2200

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mais um processador de 4 nanômetros, o que significa um chip mais rápido e também com menor consumo energético, o Exynos 2200 da Samsung é atualmente o melhor processador de celular da Samsung e, segundo a fabricante, um chip que leva a experiência em games mobile a um outro patamar. 

Entre os diferenciais está a presença do suporte ao Ray Tracing, recurso encontrado em placas de vídeo e que, por meio de aprendizado de máquina, reproduz o comportamento de luzes e sombras nos cenários do jogo com maior realismo. 

Outro recurso disponível no Exynos 2200 é o Variable Rate Shading (VRS) que aumenta a taxa de quadros por segundo durante os jogos ao preencher pixels. Apesar dos benefícios do chip, o Exynos 2200 equipa a família Galaxy S22 apenas em alguns mercados, como em Portugal.


As melhores promoções de smartphone você encontra aqui no Promobit e para economizar ainda mais aproveite o cupom Americanas ou cupom Casas Bahia.