Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Inox ou Evox: qual o melhor revestimento para eletrodomésticos

Entenda se realmente o evox é uma evolução do aço inoxidável e do que exatamente são feitos esses revestimentos

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

24 de jan de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Se você está procurando eletrodomésticos novos para sua casa, já deve saber que existem três revestimentos diferentes para eles: o branco (mais comum de ver por aí e também mais barato), o inox (tem maior durabilidade e é mais sofisticado) e o evox (mais recente, prometido como uma evolução do inox). Mas você sabe qual é a diferença entre inox e evox e se esse último é mesmo mais durável e resistente? São essas perguntas que vamos responder neste artigo.  

O que é o inox?

batedeira oster perform inox
Batedeira em Inox

Como o próprio nome sugere, o aço inoxidável é um tipo de aço que não oxida, ou seja, é resistente à corrosão, ao desgaste do material causado pela interação com o meio ambiente. Isso acontece porque, para formar o inox, acrescenta-se uma fina camada de crômio (um componente químico) por cima do aço, que se funde a ele e torna a peça impermeável e insolúvel aos corrosivos mais comuns, como o oxigênio presente no ar.

Pode-se encontrar aço inoxidável em utensílios domésticos, eletroportáteis, eletrodomésticos e outros produtos. Justamente por ter essa porção de crômio na composição, ele é mais resistente, inclusive a altas temperaturas, é mais bem acabado e mais fácil de limpar (se eles não forem talheres e jogos de jantar, um pano úmido tira a sujeira facilmente no dia a dia).

Leia também:Vale a pena comprar uma geladeira inox?

O que é o evox?

O evox é uma chapa de aço natural revestida por uma camada de zinco e outra de resina, que também protege os eletrodomésticos contra agentes corrosivos e evita a entrada de água e ar, mas é mais frágil (você verá porque mais para a frente). Da mesma forma que se encontra eletrodomésticos em inox, também se encontra em evox.

Qual a diferença entre inox e evox?

Geladeira Evox
Geladeira em Evox

Como deu para imaginar a partir das duas definições acima, a principal diferença entre o inox e o evox é a composição química deles, e isso vai refletir diretamente no quão duráveis e resistentes vão ser esses materiais. Isso porque enquanto o aço inoxidável é ele mesmo uma liga metálica que resiste à oxidação, o evox precisa das camadas citadas acima para tal. Assim, uma vez danificada a proteção de zinco do evox (pode ser por meio de um risco, desgaste, etc) o aço natural começa a ficar exposto e a corroer. Por isso, quando você ouvir que o evox é a evolução no inox, saiba que essa é uma afirmação equivocada.

Além disso, o evox e o inox também se diferem pela cor e pelo preço. O evox é mais escuro, mais fosco e mais caro, enquanto o inox pende para a cor cinza e prata, mais brilhante e, apesar de ser mais caro do que os eletrodomésticos brancos, costuma ser mais barato do que os feitos com evox.


Agora que você já sabe a diferença entre aço inoxidável e evox, dê uma olhada nas nossas promoções de eletrodomésticos para você encontrar a geladeira de inox ou evox que mais atende às suas necessidades? Acompanhe também nossos cupons de desconto para garantir os melhores preços!