Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Vale a pena comprar uma geladeira inox?

Em dúvida entre a geladeira inox ou branca? Descubra se vale a pena optar pelo revestimento de aço inoxidável.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

18 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Com visual marcante e estética mais moderna e sofisticada, as geladeiras inox têm se tornado cada vez mais comuns nas casas dos Brasileiros. Normalmente, esses eletrodomésticos possuem um preço mais elevado quando comparados às suas versões brancas.

Mas além da estética, existe algum fator que justifique a diferença no valor ou tanto faz escolher uma geladeira branca ou inox? Essas dúvidas vamos responder no artigo de hoje.

Inox

Vantagens da geladeira inox

Por contar com revestimento em inox, uma liga metálica formada por aço e cromo, as geladeiras são mais resistentes. Isso acontece devido a uma reação química do cromo que, ao entrar em contato com o oxigênio, cria uma camada bem fina de óxido sobre a superfície do aço. Invisível ao olho humano, essa camada protege a geladeira contra agentes externos.

Além de tornar a geladeira resistente, a fina camada de óxido faz um melhor isolamento térmico do eletrodoméstico, o que garante mais eficiência na conservação dos alimentos e redução do consumo de energia, já que o refrigerador não terá que trabalhar mais quando a temperatura externa aumentar.

Outra vantagem das geladeiras inox para as brancas é a limpeza, que é feita apenas com um pano úmido e detergente neutro. No dia a dia, apenas um pano seco passado na direção do fio do inox será suficiente para a limpeza.

Geladeira Inox

Diferentes qualidades do inox

Como já falamos, o inox é uma liga metálica, ou seja, um material que não existe na natureza. A presença de outros elementos na sua composição, como níquel e zinco, ou mesmo a proporção de qualquer material pode alterar totalmente a qualidade do inox. Um exemplo disso é o cobre, que faz parte da composição do aço. Quando maior sua presença, maior será a resistência do refrigerador à corrosão.

Existe um número bem elevado de tipos de aço inox, porém, na maioria dos casos, essa não é uma especificação muito clara no momento da compra, sendo bem difícil para nós, consumidores comuns, avaliar a qualidade do inox observando sua composição. No entanto, é preciso ficar atento há indicação de que o material possui aço e cromo em sua composição.

Evox é melhor que inox?

Quem está buscando por eletrodomésticos em inox, provavelmente já se deparou com a tecnologia evox, que é anunciada como a evolução do inox. No entanto, apesar de todo o marketing, essa afirmação não é verdadeira.

O evox nada mais é do que uma chapa de aço revestida por uma de zinco e uma camada extra de resina para proteger eletrodoméstico dos agentes corrosivo, um processo bem parecido com o que dá origem ao aço galvanizado. Apenar do evox realmente apresentar boa resistência à corrosão, sua proteção é inferior ao inox, que é formado por uma liga metálica.

Geladeira Evox

Só a porta da geladeira é de aço inox?

Apesar de ser comum, essa não é uma regra. Muitos refrigeradores, principalmente aqueles mais caros, são totalmente revestidos em inox. No entanto, por ser uma prática habitual de todas as marcas, na hora da compra, é preciso ficar atento a esse detalhe. Em alguns casos, nem a porta recebe revestimento, tendo a cor com única diferença para a geladeira branca.

Normalmente esse dado não está tão acessíveis nas informações básicas do produto, sendo necessário observar com atenção à ficha técnica.

Agora que você já conhece as vantagens desse tipo e revestimento, decidir se vale a pena comprar uma geladeira inox fica bem mais fácil. Basta avaliar se esses benefícios compensam a diferença de preço. E é sempre bom lembrar que com cuidados com a umidade e conservação, um refrigerador branco poderá ficar na sua casa por muito tempo.


Procurando uma geladeira? Conte com o Promobit para encontrar as melhores promoções de geladeira e cupons de desconto dos principais e-commerces que trabalham com eletrodomésticos baratos. Aproveite também a nossa plataforma para encontrar ofertas de fogão, celular com desconto e TVs baratas.