Take a fresh look at your lifestyle.

O que é frost free? Entenda o funcionamento da tecnologia de degelo automático

Descubra por que as geladeiras frost free não precisam passar pelo processo de descongelamento

0

Se você comprar uma geladeira hoje, ela provavelmente ficará ligada por anos a fio sem que tenha que se preocupar em tirá-la da tomada. Mas até alguns anos atrás (mesmo hoje em muitas casas) a realidade era bem diferente.

Uma vez por mês você teria que desligar o refrigerador para que o gelo derretesse e o eletrodoméstico voltasse a apresentar bom funcionamento. Isso significava ter que retirar os alimentos do refrigerador e molhar toda a cozinha com a água decorrente do degelo. Mas felizmente a realidade mudou com a popularização das geladeiras frost free.

Leia também:

O que é frost free?

Em tradução livre, frost free significa “livre de gelo”, que é exatamente o conseguimos ao comprar um refrigerador com a tecnologia, que impede a formação de gelo nas paredes do eletrodoméstico.

Além dos problemas causados pela perda de espaço e travamento das gavetas e compartimentos, a formação de gelo nas paredes do refrigerador faz com que o eletrodoméstico trabalhe com mais intensidade para funcionar bem. Em curto prazo isso significa aumento do consumo de energia elétrica e em longo prazo, problemas de funcionamento e até a quebra do refrigerador.

melhor-marca-geladeira

Quer receber avisos sempre que aparecer Geladeira Frost Free em promoção?

Como a tecnologia frost free funciona?

As geladeiras frost free contam com um mecanismo que derrete os cristais de gelo antes que surjam camadas nas pareces do refrigerador. Podemos dizer que, em vez de parar uma vez por mês ou uma vez a cada seis meses (dependendo do modelo de degelo), esse sistema trabalha para derreter esse gelo com uma alta frequência, o que impede o congelamento.

O mecanismo responsável pela tecnologia frost free é formado por um temporizador que, de tempos em tempos, ativa uma bomba de calor ou resistência elétrica que envia um jato de ar quente rente as paredes para derreter os cristais de gelo.

A água decorrente desse processo de descongelamento segue até um reservatório posicionado próximo ao compressor do refrigerador. Como é uma área de intenso calor, o líquido quase instantaneamente evapora e não ocorre o acúmulo de água e, por consequência, a necessidade de descartá-la.

Geladeira frost free consome mais energia?

A princípio, sim. Um refrigerador com degelo automático irá consumir mais do que outro igual, mas manual, já que o mecanismo do sistema frost free possui um gasto de energia para funcionar. Outro ponto que favorece o aumento do consumo nos modelos frost free é que após o jato de ar quente ser lançado, o eletrodoméstico precisa trabalhar mais forte para abaixar a temperatura interna novamente.

Mas, por outro lado, essa diferença só é realmente significativa quando você realiza o degelo manual regularmente e também não deixa que as camadas de gelo tomem o interior da geladeira, o que, como explicamos acima, causará maior consumo de energia, até superior ao gasto dos modelos frost free.

Veredito sobre o frost free

Ao colocar na ponta do lápis, o gasto maior (preço e energia) com uma geladeira frost free vale muito a pena frente ao trabalho e transtorno de descongelar a geladeira, que pode resultar em algum alimento estragado por estar fora da geladeira e (dependendo do tipo de degelo manual) água por toda a cozinha.

Você ainda poderá optar por um modelo mais barato e que com menor consumo, como as geladeiras Consul e Panasonic, que são as marcas campeãs nesse sentido.


Agora que você já sabe o que é frost free e por que precisa de um modelo com essa tecnologia, aproveite cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Casas Bahia, além das promoções de geladeira na Black Friday.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!