Promobit
Artigos

Quais são os tipos de maquiagem para cada tipo de pele?

Entender quais são os tipos de maquiagem para cada tipo de pele garante uma produção saudável e bonita sem prejudicar a aparência do rosto. Saiba mais.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

14 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Já falamos bastante sobre maquiagem aqui no blog do Promobit, mas hoje voltamos para explicar um pouco mais sobre os tipos de maquiagem para cada tipo de pele, afinal, peles secas, mistas e oleosas precisam de produtos com composições específicas e diferentes entre si. Por exemplo, quem tem pele oleosa deve optar por produtos base água, ao invés de base óleo, e assim vai. 

Por que se preocupar com a saúde da sua pele e escolher maquiagens específicas?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Escolher os tipos de maquiagem para cada tipo de pele vai garantir que toda a produção feita no seu rosto dure por mais tempo. Além disso, as maquiagens certas vão fazer com que não haja o aspecto de suor na pele e deixar que se destaquem as linhas de expressão do rosto de forma natural. Lembrando que seja qual for o seu tipo de pele, é importante que você crie uma rotina de lavá-la, esfoliá-la, tonificá-la e hidratá-la, para que ela continue saudável e protegida do calor excessivo e de outros fatores que podem envelhecê-la mais rapidamente do que o normal. 

Maquiagem para pele seca

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É errado achar que pessoas com a pele seca não têm dificuldades para encontrar produtos bons, pois esse tipo de cútis está mais predisposto ao envelhecimento e também descama mais fácil. Para ajudar na hidratação podem ser usados produtos em creme e base óleo. Além disso, para disfarçar o efeito de ressecamento e opacidade das peles secas, é legal procurar por produtos translúcidos e de efeito perolado. 

Como indicação, apresentamos o BB Cream Dermo Expertise da L’Oréal Paris. Ele promete hidratar a pele, suavizar as imperfeições, uniformizar a cor e iluminar delicadamente; além disso, também tem proteção contra os raios UV. A cobertura deste produto é boa e ele tem preço bastante acessível. 

Maquiagem para pele mista

A pele mista é a intermediária entre a seca e a oleosa. Geralmente, pessoas com esse tipo de pele têm o nariz e a testa mais sebosos, mas não as maçãs do rosto, por exemplo. Recomendamos o uso do Corretivo Eraser Honey da Maybelline, que tem alguns princípios ativos anti-idade e protege o envelhecimento precoce. Outro produto legal é o Corretivo Photoready da Revlon que ameniza olheiras e imperfeições da pele. Ele é em bastão e sua cobertura é média. 

Maquiagem para pele oleosa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Temos um artigo específico com dicas de maquiagem e cuidados para pele oleosa, mas mesmo assim ressaltamos sobre a importância de utilizar produtos matte e base água (afinal, os base óleo vão deixar este tipo de pele com aspecto de suor). Pessoas com esse tipo de pele também devem investir em água micelar ao invés de demaquilante para limpeza. 

Nossa primeira indicação para esse tipo de pele é o Pó HD Translúcido Universal da Dailus, que pode ser usado em qualquer cor de pele e possui efeito matte e aveludado. Ele é ultra fino, então uma pequena quantidade já cria um efeito satisfatório na pele. Outro pó que recomendamos, mas que tem o preço um pouco mais elevado, é o Pó Compacto Matificante da Shiseido: a proposta é cobrir manchas e imperfeições da pele de forma suave, com acabamento matte. Além dele, também temos o Pó Compacto Even Better Powder SPF 25 da Clinique, primeira marca de cosméticos desenvolvida por dermatologistas. A cobertura dele é moderada e ao mesmo tempo protege contra os raios solares. 

Quando o assunto são corretivos, um bom produto é o Corretivo Velvet da Contém 1g, de alta cobertura. Com boa textura, o produto é um pouco denso, mas fica leve na pele. O Corretivo Fit Me! da Maybelline também é ótimo e com preço acessível. Ele é líquido e de alta cobertura, mas tem acabamento matte. Além disso, pode ser aplicado com os dedos ou com um pincel apropriado. 


Agora que você já sabe quais são os tipos de maquiagem para cada tipo de pele, dê uma olhada nas nossas promoções de maquiagem e use algum cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato!