Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Pra que serve cada pincel de maquiagem: conheça os principais tipos

Seja para aplicação da base ou para ajudar no momento do delineado, atualmente contamos com várias opções de pincéis. Confira para que serve cada tipo de pincel de maquiagem e como usá-los.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

9 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Nos últimos anos a maquiagem se tornou um item de autocuidado, de expressão e acompanha as tendências de moda, com olhos coloridos, delineados gráficos ou bocas volumosas e brilhantes. Seja para fazer o básico que sempre funciona ou uma pele de acabamento impecável com mil e um produtos, os pincéis são ferramentas importantes para um resultado final satisfatório. Mas com diversas opções no mercado fica difícil escolher o melhor modelo para aplicar base, por exemplo. Por isso hoje você irá conferir para que serve cada pincel de maquiagem.

Para que serve cada pincel de maquiagem

Esponjas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Item 1:Esponja Expandida Item 2: Flat Blend Oceàne

Para começar trouxemos as bastante utilizadas esponjas. Sua versatilidade na maquiagem é bem ampla, podendo ser usada para aplicar produtos mais líquidos e pastosos como bases, para essa finalidade prefira as de material mais denso. Assim como são muito utilizadas para aplicação de pó, neste caso escolha usar as de material mais poroso. 

Ainda na família das esponjas se encontram as beauty blender, que ganharam espaço nas bolsas de maquiagem por ter uma ótima aplicabilidade de produtos líquidos e pastosos, deixando a pele com aspeto mais natural, sem os “risquinhos” que os pincéis de cerdas acabavam deixando. Além disso, elas possuem um formato anatômico que auxilia no acabamento dos cantos mais difíceis como próximo aos olhos e nariz.

  • Pode ser usado para: Aplicar produtos líquidos como base, em creme como corretivos e contornos, sendo muito fácil de esfumar e produtos em pó para selar a pele na técnica de baking.

Banking é uma técnica onde se utiliza grande quantidade de pó no rosto, principalmente nas áreas abaixo dos olhos, nariz e testa, e deixar um período de tempo para que ocorra a absorção do produto. 

Pincel de maquiagem Língua de Gato

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincéis da marca Belliz

Outro pincel de maquiagem muito utilizado e que é muito versátil é o língua de gato. Sua principal função é aplicar e espalhar produtos líquidos e cremosos no rosto, mas não possui um acabamento esfumado como com as esponjas, sendo ideal para locais onde você deseja uma maior concentração de produto. Além disso, você encontra variações deste pincel como o língua de gato grande, médio, pequeno e reto, todos cumprindo o mesmo papel, apenas aumentando a precisão conforme for diminuindo o tamanho, sendo mais fácil fazer detalhes como camuflar espinhas, mas aumentando o tempo em aplicar grande quantidade de de produto. 

  • Pode ser usado para: Aplicar produtos líquidos como base, ou em creme como corretivos. Também pode ser usado para fazer detalhes em regiões específicas.

Pincel de maquiagem Duo Fiber

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Item 1: pincel Vult, demais pincéis MAC

Esse tipo de pincel de maquiagem pode ser encontrado tanto em cerdas naturais ou sintéticas. Assim como possui vários tamanhos indo do maior aos menores. É sempre bom ter um destes na maleta de maquiagem, pois é um dos mais versáteis. Sua função serve tanto para produtos líquidos e em creme, quanto para os em pó, entregando acabamento e cobertura leve.

Um ponto negativo deste modelo é que para maquiagens cremosas, líquidas ou pastosas, as cerdas podem marcar a maquiagem, necessitando de um cuidado especial no momento da aplicação com batidinhas, ou uma utilizando uma esponjinha para eliminar as marcas.

  • Pode ser usado para: Aplicação de produtos líquidos ou em creme como bases. Mas também pode ser usado para produtos secos como pó, blush e iluminador aumentando a precisão conforme diminui o tamanho do pincel.

Pincel de maquiagem Kabuki

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Kit de pincéis Kabuki Sigma

Outro modelo de pincel de maquiagem bem conhecido e versátil é o Kabuki. Esse modelo possui uma grande quantidade de cerdas bem concentradas, tornando-o bem denso. Por isso, diferente do Duo Fiber, o Kabuki proporciona uma grande precisão e cobertura da pele. Esse aspecto torna esse modelo perfeito para aplicar produtos em creme, mas assim como outros pincéis, existe o risco de deixar marcas das cerdas na pele, por isso finalize com batidinhas ou com esponja. 

O Kabuki conta com algumas variações de tamanho, trazendo opção para quem deseja mais precisão aos detalhes como olheiras e espinhas. Mas também conta com a versão chanfrada, ideal para aplicação de contorno, pois seu formato se encaixa perfeitamente nas regiões mais fundas do rosto, onde as sombras são feitas. 

  • Pode ser usado para: Aplicação de produtos em creme, líquidos e pastosos como bases e corretivos. Assim como os produtos secos como pó, a variação chanfrada é ideal para aplicação de contorno.

Pincel de maquiagem Chanfrado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincéis Macrilan

O pincel de maquiagem com o formato chanfrado, dependendo do tamanho e quantidade de cerdas, pode ser utilizado para fazer o contorno facial ou detalhes como delinear olhos e sobrancelhas. 

Os modelos maiores e mais densos são ideais para aplicação de produtos em pó garantindo um bom esfumado, trazendo aquele acabamento de contorno natural. Já os pincéis chanfrados menores e mais precisos podem ser usados para aplicar produtos pastosos como delineador ou pasta de sobrancelha. 

  • Pode ser usado para: Aplicação de produto em creme ou pó.

Pincel de maquiagem Angular

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincéis marca Macrilan

Para quem deseja um acabamento ainda mais esfumado de contornos ao blush, o pincel angular contém ainda mais espaço entre as cerdas, garantindo esse efeito. Pode ainda, ser utilizado para retirar o excesso de pó da pele quando feito o tradicional baking ou aplicação de iluminador sem marcações. É possível encontrar variações de tamanho e os menores são muito usados para esfumar sombras no côncavo. Contudo, é necessário ter a mão leve para utilizá-lo, já que pode ficar com as cerdas abertas facilmente. 

  • Pode ser usado para: Aplicação de produtos em pó.

Pincel de pó tradicional

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincel de pó Belliz

Certamente esse é o modelo mais comum e fácil de ser utilizado para aplicação de pó, já que foi desenvolvido com essa finalidade. Feito de cerdas naturais, em sua maioria, o pincel de pó tradicional ou pincel de pó regular, garante um acabamento aveludado e uniforme, além da rápida espalhabilidade do produto na pele.  

  • Pode ser usado para: Aplicação de produtos em pó.

Pincel de blush tradicional 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincel de blush Belliz

Assim como o modelo anterior, o pincel de blush tradicional ou pincel de blush regular, foi desenvolvido para uma aplicação mais precisa, mas ainda mantendo o acabamento esfumado. Mesmo sendo direcionado para deixar as bochechas mais coradas, pode ser usado como pincel de pó e de contorno. 

  • Pode ser usado para: Aplicação de produtos em pó.

Pincel de alta precisão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincéis da Macrilan

O modelo de alta precisão é muito utilizado em produtos em creme e pasta, como corretivos, com a função de delimitar as sobrancelhas. Mas também costumam ser usados para fazer delineados por quem já tem mais experiência.

  • Pode ser usado para: Aplicação de produtos em creme, sendo eficiente para detalhes.

Pincel Estreito 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincel Belliz

Possuindo um formato mais preciso, mas ainda sendo fofo, esse modelo é eficiente para esfumar detalhes. Normalmente, seu tamanho é pequeno e muito usado na região dos olhos e boca, fazendo a transição da parte de baixo dos olhos ou contorno labial. 

  • Pode ser usado para: Esfumar detalhes.

Pincel de aplicar sombra 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Pincéis para aplicar e esfumar sombra Ocèane

Os modelos menores de pincéis achatados, podendo ser de cerdas ou de esponjas, são ótimos na função de depositar a sombra de maneira uniforme na pálpebra, assim como pigmentos e glitter. Certamente esta é uma ótima forma para a fixação da sombra e para a pigmentação da cor. 

  • Pode ser usado para: Aplicação de sombra na região dos olhos.

Pincel de esfumar sombra 

Por fim, temos os pincéis de esfumar sombra. Esse modelo é semelhante ao anterior, contudo suas cerdas são menos densas, permitindo que a sombra se espalhe no sentido em que o pincel for, esfumando-a. Pode conter diversos tamanhos, para resultados mais ou menos esfumados. 

  • Pode ser usado para: Esfumar sombras na região dos olhos.

Tipos de cerdas

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: bando de imagens

Além dos modelos, você também pode encontrar diferentes tipos de cerdas na mesma família de pincéis. Por isso, veja a seguir as principais diferenças entre as cerdas naturais e sintéticas para garantir um ótimo resultado na sua maquiagem.

Sintética

Os pincéis de cerdas sintéticas normalmente são feitos de nylon ou taklon e por causa destes materiais, são bem firmes e durinhos, indicados para aplicação de produtos líquidos e cremosos, pela baixa absorção de produto e acabamento mais pigmentado. Além disso, conta com o formato bem regular e fios bem lisos, após a lavagem demoram a secar, mas são mais duráveis. 

Naturais

Assim como o nome já diz, as cerdas são naturais, sendo pelo de animais como cabra, pônei ou texugo, por isso são bem macias e maleáveis. Os pincéis deste material são indicados para aplicação de produtos em pó, pois conta com alto poder de esfumar e acabam absorvendo muita água de produtos líquidos e em creme. Neste modelo os fios são irregulares, podendo até ter fios arrepiados, mesmo secando mais rápido após a lavagem, as cerdas podem ir se “abrindo” o que acaba comprometendo a durabilidade do pincel.

Cuidados básicos com os pincéis

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: bando de imagens

Por fim, mas não menos importante, o pincel de maquiagem é uma ferramenta que promete ser durável e para isso é necessário ter alguns cuidados com ele. Além disso, a nossa pele é um órgão sensível que necessita de cuidados além da skincare. Por isso, nunca deixe de ter uma rotina de higienização dos pincéis e esponjas, já que podem facilmente se tornar uma casinha para fungos e bactérias, resultando em irritações e inflamações na nossa pele ou como são popularmente conhecidas as espinhas. 

Além disso, deixe os pincéis secar naturalmente em um lugar arejado, e se possível, mantê-lo guardado em um lugar assim, seja em recipiente em cima da cômoda ou na penteadeira. Por fim, tome cuidado no momento da lavagem das cerdas, para não molhar os cabos, principalmente os feitos de madeiras, para que não sejam danificados com o tempo. 


Gostou das nossas dicas? Então não perca tempo e visite a nossa seleção de ofertas em beleza e maquiagem. Para ganhar mais desconto temos o cupom O Boticário e o cupom Natura para você!