Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Quais são os critérios para um tênis ser considerado esportivo?

Critérios para um tênis ser considerado esportivo vão variar de acordo com a atividade praticada. Utilizar o calçado certo previne lesões futuras e incômodos.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

23 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando nos propomos a praticar um novo esporte é importante estarmos preparados: comprar as roupas, os acessórios e o tênis adequado. Mas, você sabe classificar um tênis esportivo e diferenciá-lo de um tênis comum? A verdade é que as qualificações de um tênis esportivo vão variar de acordo com o esporte ou atividade que você vai praticar (para crossfit, por exemplo, o tênis precisa ter ótimo amortecimento; já para corrida, o mais importante é a ventilação). Por isso, fizemos este artigo com alguns critérios para um tênis ser considerado esportivo, de acordo com a atividade para qual ele foi desenvolvido. 

Como identificar um tênis esportivo numa compra pela internet?

Se você quer procurar por tênis esportivos em sites de marcas, como Nike, Adidas e Under Armour, vai encontrá-los separados por categorias esportivas, como “Basquete”, “Futebol”, “Corrida”, etc, divididos entre femininos e masculinos. Já aqui no Promobit, eles estão nas categorias “Calçados Masculinos” e “Calçados Femininos” dentro de “Moda e Calçados Masculinos” e “Moda e Calçados Femininos”. 

Mas, como existem diversos tipos de tênis para cada tipo de esporte, falaremos um pouco sobre algumas tecnologias e características que eles precisam e podem ter de acordo com o esporte para o qual foram feitos. 

Tênis esportivo para vôlei

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Tênis para jogar vôlei devem te ajudar a ter impulso para saltar e atacar uma bola e também te auxiliar a não escorregar na quadra, principalmente no momento de uma defesa importante. Os tênis para jogar vôlei geralmente têm: 

  • Amortecimento em gel na região dos calcanhares para cuidar do impacto de voltar ao solo depois de uma passada, além do grande amortecimento na ponta da sola, para os saltos;
  • Alguns têm tecnologia FlyteFoam (FF), que utiliza fibras orgânicas nas estruturas das células da entressola (um amortecedor colocado entre o solado do tênis e a palmilha), o que a deixa mais leve e resistente; 
  • Cabedal em tecido mesh, uma fibra em malha com tramas (trançados) mais abertas, o que confere leveza, flexibilidade e maior ventilação interna ao calçado. 

Tênis esportivo para basquete

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tênis esportivo para basquete deve ter o cano longo, para manter o tornozelo estável durante os movimentos nas quadras e diminuir o risco de torções; e também solado em espirais, para formar um círculo na ponta e ajudar na posição de pivô (o jogador que fica mais próximo à cesta e marca pontos (equivalente ao atacante no futebol de campo ou futsal). Eis algumas tecnologias que os tênis para basquete podem ter:

  • Tecnologia Micro G, da Under Armour: absorve o impacto e ajuda a retornar a energia dele em impulso na próxima passada, para garantir mais velocidade e impulso; 
  • Tecnologia Cloudfoam, da Adidas: acolchoamento na entressola, para proporcionar amortecimento máximo; 
  • Tecnologia Air Max, da Nike: muito conhecida pelos amantes e entusiastas de tênis, é uma bolsa de ar que absorve impactos e garante leveza a cada pisada ou salto. 

Tênis esportivo para corrida

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para comprar um bom tênis de corrida, você deve priorizar o conforto, saber qual é o seu tipo de pisada (já falamos sobre isso no texto: como escolher o tênis de corrida?), escolher um número maior (para o caso de os seus pés incharem) e escolher um modelo que tenha o mínimo de costuras possível. Tênis para corrida legais geralmente: 

  • Têm cabedal em mesh, para serem mais confortáveis; 
  • Vêm com amortecimento em gel; 
  • Possuem tecnologia que proporciona estabilidade e amortecimento, como a Wave (com diversas variações, como Infinity Wave e Wave Knit), da Mizuno.  

Tênis esportivo para crossfit

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tênis esportivo para crossfit deve ser capaz de absorver bastante bem os impactos dos exercícios e precisa dar ao esportista estabilidade corporal, amortecimento, flexibilidade para o conforto dos pés, ventilação e segurança. Tênis esportivos para crossfit podem conter: 

  • Tecnologia Flexwave, da Reebok, que oferece durabilidade, flexibilidade e conforto aos pés; 
  • Cabedal em mesh e palmilha em EVA; 
  • Tecnologia Charged Cushioning, da Under Armour: é colocada na entressola do calçado, na parte do calcanhar, para que ele consiga absorver o impacto da força da sua pisada e converter em conforto e energia para você continuar praticando a atividade; 

Tênis esportivo para trekking

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um bom tênis para trekking (trilha) deve ser leve, respirável e impermeável, além de garantir a aderência necessária para os diversos tipos de solo, seja de pedras, lama, cascalho, areia, raízes, etc (o ideal é que ele tem um solado mais grosso do que os tênis comuns).

  • O que garante a aderência é o solado tratorado, com fendas para que o tênis fique “preso” no solo; 
  • Palmilha em EVA, para garantir conforto; 
  • Fabricações em couro podem garantir boa resistência à lama e à água; 
  • Alguns podem conter cadarço ajustável (sem a necessidade de amarrar). 

Agora que você já sabe quais são os critérios para um tênis ser considerado esportivo, aproveite nossas promoções de calçados masculinos e promoções de calçados femininos! Se você utilizar um cupom de desconto, sua compra ficará ainda mais barata!