Praias pouco conhecidas para visitar na sua próxima viagem
Que o litoral brasileiro é repleto de belas praias todos já sabem, mas existem alguns lugares que ainda permanecem pouco conhecidos e que merecem ser visitados.
Vinicio Rolim Lira
2 de set de 2025
0 comentários
Conteúdo da página
Na canção “Descobridor dos Sete Mares”, Tim Maia já nos dava um roteiro de praias icônicas do nosso litoral. E embora os destinos cantados pelo Síndico sejam paradas obrigatórias, a imensidão da costa brasileira, com seus mais de 7 mil quilômetros, esconde refúgios que vão muito além do óbvio. São lugares onde a tranquilidade e a beleza caminham juntas, esperando para serem descobertos. Pensando nisso, preparamos uma seleção especial de praias pouco conhecidas, mas de fácil acesso, para inspirar sua próxima viagem. Prepare-se para conhecer o seu novo lugar favorito!
Praias pouco conhecidas no Brasil que valem a visita
1. Praia de Galinhos (Rio Grande do Norte)

A primeira das praias pouco conhecidas da nossa lista está localizada em uma península. O acesso a Galinhos é feito apenas por barco ou veículos 4×4, o que naturalmente preserva sua atmosfera de vila de pescadores, porém o destino está apenas a 165 Km de Natal. O cenário é único, com dunas de sal que se misturam a um mar de águas calmas e um braço de rio que avança pelo continente. É o destino ideal para quem busca uma desintoxicação digital e uma imersão em uma paisagem exótica e tranquila, onde passeios de charrete ainda são o principal meio de transporte.
2. Praia do Riacho Doce (Espírito Santo)
Localizada na divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, esta praia é um achado para quem procura sossego absoluto. Cercada por falésias e vegetação de restinga, sua principal característica é o pequeno riacho de águas escuras e doces que corre paralelo à praia e deságua no mar, criando um visual encantador. Com infraestrutura simples, é o lugar perfeito para um dia de contemplação, caminhadas e um delicioso banho de mar e de rio no mesmo lugar.
Apesar de estar no Espírito Santo, a cidade estruturada mais próxima é Teixeira de freitas, na Bahia, distante 150 Km de Praia do Riacho Doce.
3. Ilha do Cardoso (São Paulo)

Para os amantes do ecoturismo, a Ilha do Cardoso, no extremo sul do litoral paulista, é um paraíso. Parte de uma área de conservação, a ilha não permite a entrada de carros e preserva a Mata Atlântica em seu estado mais selvagem. Suas praias são desertas, com areia dura e batida, perfeitas para longas caminhadas. Além das praias, o visitante pode explorar cachoeiras, comunidades caiçaras tradicionais e observar uma riquíssima fauna, incluindo golfinhos.
O principal ponto de partida para a Ilha do Cardoso é Cananéia, que fica no meio do caminho entre Curitiba e São Paulo e distante cerca de 250 km das duas capitais.
4. Praia de Tatuamunha (Alagoas)

Parte da famosa Rota Ecológica dos Milagres, Tatuamunha ainda mantém um clima de tranquilidade que suas vizinhas mais famosas já começam a perder. Suas praias são protegidas por recifes de corais, formando piscinas naturais de águas mornas e transparentes na maré baixa. O grande diferencial do local é ser a sede do Projeto Peixe-Boi, onde é possível fazer um passeio guiado pelo rio para observar esses dóceis mamíferos em seu habitat natural. O destino está a apenas 110 km de Maceió.
5. Lagoinha do Leste (Santa Catarina)
Considerada uma das praias mais selvagens e bonitas de Florianópolis, seu acesso já é uma aventura: é preciso enfrentar uma trilha de média intensidade (cerca de 1h a 2h de caminhada) ou pegar um barco a partir de outras praias. A recompensa é um cenário espetacular, com uma praia de areia branca, costões rochosos e uma lagoa de água doce que se conecta ao mar. É o destino perfeito para quem gosta de trilhas, natureza intocada e não se importa em abrir mão de estrutura para ter uma praia quase particular.
6. Praia de Algodões (Bahia)

Localizada na Península de Maraú, Algodões está a 120 Km de Ilhéus, sendo uma alternativa perfeita para quem busca a beleza da região sem a badalação de Barra Grande. Com uma longa faixa de areia dourada, coqueirais a perder de vista e um mar que forma piscinas naturais na maré baixa, a praia é um convite ao descanso. O clima rústico é mantido pelas pousadas charmosas e restaurantes pé na areia, ideais para quem quer relaxar e aproveitar o ritmo baiano sem pressa, sendo uma das melhores praias pouco conhecidas para visitar na Bahia.










