Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Placa de captura: o que é e como escolher a melhor para você?

Está na busca por uma placa de captura ou não sabe qual a funcionalidade desse produto? Viemos explicar o que é e como escolher a melhor.

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

31 de mai de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Já se deparou com o termo “placa de captura”? Tem curiosidade para saber o que é este dispositivo e qual a função dele que o tornou item essencial se pretende gravar vídeos e colocá-los na internet, como tantos outros criadores de conteúdo fazem? Hoje vamos falar sobre a placa de captura, abordar qual é a sua utilidade e dar dicas para te ajudar a escolher a melhor para você.

O que é uma placa de captura?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A placa de captura é um intermediário entre o seu computador e o equipamento de reprodução onde você está gravando o conteúdo para fazer a reprodução futura em um vídeo ou ao vivo em transmissões via plataforma.

O dispositivo basicamente grava vídeos durante o decorrer do jogo ou de outro conteúdo que queira obter o registro para utilizar depois. Ao final do processo de captura, você pode transferir o arquivo para outro local como desejar.

Essa facilidade em gravar vídeos de um jogo no celular ou no tablet, por exemplo, não traz tantos prejuízos para o seu computador, se fizer uma transmissão ao vivo usando-a para gravar a tela pode acontecer um pequeno delay, um atraso na transmissão da informação do jogo devido à placa de captura, mas nada que seja de muito tempo.

Como escolher a melhor placa de captura?

Antes de escolher a melhor placa de captura, considere qual a sua necessidade, se é transmissão ao vivo no Youtube, aulas online ao vivo que podem ser ministradas via webconferência, streaming de vídeo, entre outros, pois isso vai contribuir para entender melhor quais são as características que aquela placa pode agregar e o quanto você vai precisar investir.

Falando em investir, pense em quanto está podendo ou deseja pagar e se a compra via importação é uma boa opção para conseguir um produto mais barato e com qualidade, mesmo que demore muito mais tempo para chegar do que comprar um no mercado nacional.

Tenha em mente qual a plataforma principal em que a placa será usada, uma vez que existem cinco tipos de placa de captura, sendo cada uma voltada ideal para um console e o pc. Inclusive, atenção para esse detalhe de onde a placa vai ser utilizada, pois será necessário confirmar as conexões entre elas, a placa e o console.

Somando-se a isso, considere a qualidade do vídeo que deseja, pois a placa precisa oferecer suporte para altas resoluções de imagem, se busca gravar em 4k, em compensação, também são mais caras.

Vale lembrar que mesmo conseguindo uma placa de captura com alta qualidade, o seu computador vai precisar oferecer o suporte para editar o conteúdo. Além disso, existem tanto versões internas quanto externas de placas de captura, similar ao que ocorre com HDS e SSDs.

Atenção para os softwares utilizados que podem funcionar melhor com alguma placa de captura específica.

Indicações de placa de captura:

Elgato HD60 S

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A marca Elgato se destaca pelos seus produtos no mercado nacional falando em placas de captura e o modelo HD60 S pode exigir um investimento um pouco mais alto, mas pode ser encontrada com bons descontos que ajudam um pouco mais a obter o produto.

Ela oferece alta performance para gravar e transmitir os jogos do console com qualidade de imagem de 1080p a 60 quadros por segundo,com captura de taxa de bits de até 40 mbps e ainda grava em modo flash back, permitindo salvar as imagens de modo retroativo. 

Somando-se a essas características, ela permite adicionar e ajustar a voz, inclusive em comentários feitos ao vivo. Ainda possibilita transmissão direta para Youtube, Twitch e outras plataformas.


Falando em conexões, ela tem entrada HDMI e interface USB 3.0, sendo um produto versátil e de fácil experiência para uso.

AverMedia Extremecap UVC – BU110

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este produto é indicado para capturar imagens de smartphones e mais alguns produtos, como os consoles PS4 e PS5. Possui conversor HDMI para USB 3.0 e ainda tem facilidade de uso, graças a sua funcionalidade plug and play.

Dentre suas vantagens, ele consegue lidar com upscaling de vídeo, conversão de espaço de cores e mais onboard, não deixando tudo para o processador do seu computador.

Os formatos de saída são MJPEG e YUY2, além disso, comporta resoluções de até 1920x 1080. E ainda é compatível com vários softwares de edição e streaming convencionais.

Portátil Vinik Motion USB FULL HD – PCP100

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A opção mais barata e simples é a placa de captura que consegue fazer gravação de vídeo e áudio. Ela é USB 2.0 e consegue fazer gravações com qualidade Full HD, tendo conexão HDMI também. Tendo como sua grande vantagem a portabilidade.

Os formatos de saída de vídeo são YUV ou JPEG, o de áudio suportado é L-PCM, já a entrada de vídeo é de 8, 10 ou 12 bit. Funcionando bem com câmeras, smartphones, TV box, computador e videogame, mas, para um melhor desempenho do computador pode ser necessário um processador i5-3400 ou superior e uma placa de vídeo NVIDIA GT630 ou superior.


Agora que já conferiu as placas de captura, não deixa de olhar as promoções em informática. Você pode comprar com desconto usando um cupom da Americanas ou o cupom da Magazine Luiza.