Promobit
Guias de Compra

Computador All In One vale a pena?

Os computadores All In One são elegantes, compactos e fácies de instalar, mas deixam a desejar em alguns quesitos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

11 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Os PCs all in One, ou “tudo em um”, são formados basicamente por apenas um monitor que conta com toda a sua parte de hardware na parte traseira da tela e dispensa o uso de um gabinete. Mas será que eles são versáteis o suficiente para suprir as necessidades da maioria dos usuários? Confiras os pontos positivos e negativos desses computadores para saber quando o All In One vale a pena.

Compactos, práticos e fáceis de usar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
All in One Inspiron 24 5000 da Dell

Os computadores All In One são computadores de mesa formados apenas pelo monitor e periféricos principais, como teclado e mouse normalmente conectados ao computador por Bluetooth, fazendo com que todo o computador funcione apenas com um fio ligado a tomada. Os componentes de hardware como processadores, memória RAM, HD ou SSD ficam localizados na mesma base do monitor, formando uma peça única. 

Essa característica acrescenta praticidade, já que o computador All in One é bem mais fácil de instalar do que os Pcs de mesa com gabinete. Com o crescimento atual de pessoas trabalhando em suas casas, o PC all in One é também uma possibilidade para espaços pequenos e profissionais que não precisam de uma PC com processamento gráfico elevado.

Apenas ser compacto não é um diferencial dos computadores All in One, afinal os notebooks também são. Mas a proposta de ser um computador que ocupa pouco espaço sem deixar de ser um PC de mesa é o que pode ser determinante para optar por esse tipo de computador. O computador de peça única possui o formato de um monitor e apresenta melhor ergonomia para visualização que os notebooks, além de ter telas normalmente maiores que a dos computadores portáteis. 

Dificuldades para fazer upgrades, preço elevado e menor poder de processamento

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
All in One Samsung E1

Embora existam alguns computadores com processador core i7, armazenamento em SSD e até placa de vídeo dedicada, como no caso do All in One Inspiron 24 5000 da Dell, a maior parte dos computadores All in One possui especificações mais simples, ideais para rotinas de escritório, estudos e uso convencional sem exigir muito desempenho da máquina.  

Além de uma variedade menor em termos de especificações, o preço desse tipo de computador é competitivo entre as opções de entrada, mas nos modelos mais robustos os All in One são mais caros do que notebooks e computadores de mesa convencionais com as mesmas potencialidades de desempenho. 

Para melhorias mais simples, alguns All in One já acompanham a tendência dos notebooks com entradas de fácil acesso para a instalação de SSDs, porém a troca de outros componentes como o processador pode ser mais complexa ou impossível de ser feita. 

Quais as situações em que PC All In One vale a pena?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
All in One Positivo C4500AI

Os computadores All In podem vale a pena para quem precisa de máquinas que apresentem bom desempenho geral, mas que não pretendam jogar ou fazer uso de aplicações gráficas mais exigentes, como modelagem 3D. São aparelhos que proporcionam design minimalista, elegante e compacto, porém com um preço um pouco acima da média em comparação a computadores de mesa e notebooks com ficha técnica semelhante. 

Caso sua prioridade seja ter um computador de mesa compacto, com poucos fios e de fácil instalação e sua necessidade seja uma máquina para uso convencional, os PC All Ins são uma boa opção que dispensa a preocupação  com espaço para gabinete. Espaços para home office com mesas pequenas ou estabelecimentos comerciais que necessitam de um computador com bom monitor e dispõem de pouco espaço também são locais indicados para os computadores  All in One. 


Aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de notebooks. Modelos para trabalho e lazer podem ficar ainda mais baratos com o cupom Submarino ou cupom Kabum.