Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é RAM Plus? Recurso promete melhoria de desempenho

A tecnologia de memória virtual presente nos aparelhos da Samsung promete dar um fôlego extra aos aparelhos.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Um dos diferenciais dos smartphones recentes da Samsung é o recurso RAM Plus, que promete aumentar a capacidade da memória RAM ou memória de acesso randômico, utilizando parte da capacidade de armazenamento dos aparelhos. Mas será que isso funciona de fato? É um uso definitivo ou temporário? Explicamos com maiores detalhes no que consiste a tecnologia e como usá-la da melhor maneira. 

O recurso é uma tecnologia de memória virtual

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

RAM Plus é o nome que a Samsung utilizou para seu método de memória virtual que é o direcionamento de parte da capacidade de armazenamento do aparelho para ser usado como memória RAM, aquela memória de acesso rápido que armazena temporariamente informações necessárias para o funcionamento de aplicativos e da plataforma, seja Android ou iOS. 

Como a RAM é responsável por armazenar temporariamente informações pertinentes que serão usadas pelo processador durante o funcionamento de algumas aplicações e recursos, esse tipo de memória é fundamental para o chamado uso multitarefa, com várias aplicações funcionando ao mesmo tempo, como quando o usuário está ouvindo música, abre a câmera para fazer uma foto, edita a imagem em outro aplicativo e na sequência posta na redes sociais. Tudo isso sem para a playlist em execução.

Para momentos de maior demanda de uso ou com o passar do tempo quando o sistema Android for atualizado, os aparelhos com o recurso de RAM Plus podem ter um período de usabilidade prolongado, já que não é incomum que smartphones mais básicos e até alguns intermediários apresentam engasgos e lentidão após alguns anos e atualizações de sistema por a memória RAM não comporta mais a demanda. Não por acaso aparelhos mais potentes possuem também mais memória RAM, entre 6, 8 até 12 GB.

Entretanto o recurso de memória virtual possui suas limitações e não é personalizável, desta forma só é possível direcionar uma quantidade específica de memória de armazenamento para utilização de memória RAM, a depender do aparelho. No caso do Galaxy A52 o recurso limita a 4 GB, enquanto os aparelhos da família Galaxy S22 o usuário pode optar entre 4GB, 6GB e até 8 GB de espaço interno para reforçar a memória RAM. 

Aparelhos Samsung com RAM Plus

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um fator curioso é que aparelhos diferentes da Samsung já contam com tal recurso, inclusive alguns modelos topos de linha como o dobrável Galaxy Z Fold 3, porém o Galaxy A52 5G foi pioneiro entre os aparelhos da Samsung. Atualmente alguns aparelhos mais simples, como Galaxy A33Galaxy A23 e até o básico Galaxy A13 possuem o RAM Plus, sendo que o recurso pode ser, inclusive, mais útil nos aparelhos menos potentes por normalmente contarem com 4GB de RAM, patamar de memória que está no limite para que o aparelho ofereça uma boa experiência de uso.


Confira aqui no Promobit as melhores promoções de smartphones e economize na compra do seu novo aparelho aproveitando o cupom Submarino ou cupom Casas Bahia.