Promobit
Guia de compras

Galaxy A23 é bom? Analisamos a ficha técnica do aparelho

Tela rápida, boa bateria e desempenho otimizado estão entre os destaques do novo smartphone da linha A.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

6 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O Galaxy A22 é um aparelho bastante procurado entre o catálogo de smartphones da Samsung e como a roda dos lançamentos não para, a Samsung já apresentou o sucessor do aparelho, o Galaxy A23, que tem tudo pra ser mais um smartphone com relação custo-benefício vantajosa. Analisamos a ficha técnica do modelo para ajudá-lo a saber se o Galaxy A23 é bom e se já vale a pena comprar o celular recém-chegado ao mercado. 

Compre agora o Galaxy A23 na Amazon

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O design do Galaxy A23 é bastante semelhante com outro aparelho também lançado em 2022, o Galaxy A13, inclusive com a traseira sendo ocupada por peça única, uma tampa em plástico, entretanto, diferente do Galaxy A13 em que as lentes estão na altura da tampa traseira, no Galaxy A23 há um pequeno degrau que abriga o módulo de câmeras. 

Já na parte frontal temos as mesmas peculiaridades no Galaxy A13, com notch em formato de gota centralizado para abrigar a câmera de selfies. Já nas laterais temos, além do botão de volume, a gaveta de chip e o botão de energia que também recebe o sensor de digitais para o desbloqueio do aparelho. Na parte inferior, além da saída de áudio, há entrada USB-C e entrada P2 para fones de ouvido. 

Tela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As especificações da tela do Galaxy A23 condizem com sua proposta de custo benefício, pois, se o aparelho não conta com tela em tecnologia Super Amoled, o que provavelmente iria aumentar ainda mais o preço final do aparelho, ao menos a tela do galaxy A23 possui taxa de atualização de 90Hz, uma especificação bem vinda para games.

Apesar de não ser a melhor tecnologia para painéis de smartphones, o display TFT do Galaxy A23 está longe de ser ruim, até porque a tecnologia vai bem em telas mais rápidas, sem deixar rastros em transições, como nos displays acima de 90 Hz. Diferente de outros aparelhos que também tem uma proposta de uso mais básico, o Galaxy A23 não abre mão da resolução full HD para ter uma taxa de atualização mais rápida, mantendo as duas características do seu painel.

Desempenho

O desempenho fica por conta do processador da Qualcomm, Snapdragon 680, um chip octa-core com clock de até 2.4Ghz e que podemos definir como um dos mais atuais processadores para uso intermediário, com desempenho no meio do caminho entre o básico e o avançado. O chip é capaz de rodar boa parte dos games mobile atuais, mas sem proporcionar a melhor qualidade gráfica, assim como um bom potencial para rodar alguns aplicativos em segundo plano sem travamentos.

Outro recurso que está presente nos aparelhos mais recentes da Samsung e que também está disponível no Galaxy A23 é o RAM Plus, tecnologia de memória virtual que utiliza parte da memória de armazenamento, neste caso até 4GB, para ser utilizado como memória RAM, ampliando a RAM do smartphone para até 8GB. Falando na capacidade de armazenamento, ela é de 128 GB.

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Talvez um dos pontos mais decepcionantes do Galaxy A23 seja o seu conjunto de câmeras, já que temos as mesmas lentes do Galaxy A13, um aparelho ainda mais básico que o Galaxy A23. O módulo possui lente principal de 50 MP que certamente é a melhor das câmeras, seguido por uma ultrawide de 05 MP e macro de 02 MP, além de um sensor de profundidade também de 02 MP que auxilia no desfoque de fundo em modo retrato. 

Para selfies, a lente frontal é de 08 MP, uma câmera apenas básica para registros casuais, enquanto a qualidade para vídeos fica restrita ao Full HD a 30 frames por segundo, tanto com a câmera principal quanto com a frontal. 

Bateria

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro ponto em comum do Galaxy A23 em relação ao A13 e a boa parte dos aparelhos atuais é a bateria de 5.000 mAh, mas um diferencial do A23 é o suporte a carregamento rápido mais potente, 25W, embora o carregador não esteja incluso na caixa. Com 5000 mAh, segundo a Samsung, é possível ter até 2 dias de uso moderado, mas mesmo em usabilidade intensa é possível chegar ao final do dia com bateria.

Preço e principais concorrentes

O Galaxy A23 chegou ao mercado com preço sugerido de R$1.999, mas já pode ser encontrado no varejo por R$1.799, valor que também ainda não permite considerar o Galaxy A23 um bom custo-benefício. Assim como aconteceu com o Galaxy A22 que tinha como um de seus concorrentes o Redmi Note 10, é possível que o Redmi Note 11 seja um dos principais concorrentes do novo Galaxy A23. O aparelho da Xiaomi possui o mesmo processador, conjunto de câmeras semelhante e a mesma bateria, mas com tela AMOLED. 

Compre agora o Redmi Note 11:

Amazon     Aliexpress     Casas Bahia

Galaxy A23 é bom? 

O novo aparelho da linha de smartphones mais abrangente da Samsung tem potencial para repetir a relação de compra vantajosa que seu antecessor possuía. O Galaxy A23 é bom por apresentar uma tela com boa qualidade de imagem somada a uma taxa de atualização maior e por apresentar especificações de hardware que o mantém como um bom aparelho intermediário de entrada. 

O preço atual, abril de 2022, ainda não condiz com a proposta de um aparelho mais acessível que vai além do básico, mas é bastante provável que ao longo do ano de 2022 o aparelho diminua de preço e seja uma compra bastante recomendada, possivelmente durante a Black Friday

Compre agora o Galaxy A23:

Amazon     Casas Bahia

Ficha técnica Galaxy A23

TelaTFT, 6.6”, Full HD+, 90 Hz
ProcessadorSnapdragon 680 
RAM4GB
Armazenamento128 GB 
Câmeras traseiras50 MP: wide05 MP: ultrawide02 MP: macro02 MP: sensor de profundidade
Câmera frontal8 MP 
Bateria5.000 mAh 
Dimensões e peso165,4 x 77 x 8,4 mm | 200 g

Para economizar na compra do seu novo celular basta ficar atento as promoções de smartphone do Promobit. Sua compra pode ficar ainda mais barata com o cupom Submarino ou cupom Magalu.