O que é o BTU do ar-condicionado?
Para sanar a dúvida mais recorrente na hora de comprar o aparelho, nós explicamos o que é o BTU do ar-condicionado

Calcular a potência necessária para o ambiente em que você deseja instalar o ar-condicionado é essencial para escolher o aparelho correto e que melhor irá atender às suas necessidades. No entanto, muitas pessoas têm dúvida sobre como fazer esse cálculo.
O principal causador dessas dúvidas é o BTU do ar-condicionado, a medida utilizada para definir a potência de um aparelho em relação ao tamanho do ambiente em que ele será instalado. O BTU é muito importante para ajudar você a escolher seu equipamento de ar-condicionado e não ficar na mão depois de ter feito sua compra.
Então confira o guia que fizemos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O BTU é uma sigla para British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica, em português) e não é nada mais do que uma medida utilizada para entender a potência de refrigeração do aparelho de ar-condicionado.
Se você quer entender mais sobre como é calculada a medida, ela leva em consideração qual é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56ºC.
Se você não entendeu direito, fique tranquilo: não é necessário saber como o BTU é medido para conseguir escolher um bom ar-condicionado. O que você precisa saber é como aplicar a medida para escolher o modelo mais indicado para você.
Primeiro, tenha em mente que quanto mais BTUs, maior a potência de refrigeração do aparelho. Isso significa que com mais BTUs o aparelho é capaz de resfriar um ambiente maior e também com mais rapidez. Por isso a medida está diretamente ligada ao tamanho do ambiente em que o ar-condicionado será instalado.
Como calcular a quantidade necessária de BTUs do ar-condicionado?
Você precisa de algumas informações básicas antes de fazer o cálculo. Primeiro, a medida em metros quadrados do ambiente. Depois, uma média do número de pessoas que ficará no ambiente a maior parte do tempo, assim como quantos aparelhos eletrônicos (como computadores e televisões) estarão no cômodo. Por último, considere a quantidade de sol que bate no local.
Conhecendo o ambiente em que será instalado o ar-condicionado, você conseguirá fazer um calculo para saber o mínimo de BTUs que o equipamento precisará ter para dar conta de todo o espaço. Para simplificar, você pode considerar as seguintes quantidades:
- 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente
- 600 BTUs para cada pessoa que estiver no ambiente
- 600 BTUs para cada aparelho eletrônico ligado no ambiente
- 800 BTUs para áreas com grande exposição à luz solar
Vamos dar dois exemplos para deixar as coisas mais didáticas:
Exemplo 1– Sala de casa
Para começar, vamos considerar a sala de uma casa, para uma família de 3 pessoas, considerando um ambiente com bastante sol, uma televisão e 15 m².
Seguindo as instruções acima, vamos somar os valores:
- 600 x 15 m² = 9000
- 600 x 3 pessoas = 1800
- 600 x 1 TV = 600
- 800 (por ser área com exposição ao sol)
No total, teremos 12.200 BTUs, o que significa que essa é a potência mínima que o aparelho deverá ter para deixar todos confortáveis no ambiente.
Exemplo 2 – Escritório
Agora vamos imaginar uma sala de escritório que comporte 8 pessoas, cada qual com o seu computador de trabalho. Esse escritório imaginário tem 25 m² e não recebe muito sol. Seguindo o passo a passo anterior:
- 600 x 25 m² = 15000
- 600 x 8 pessoas = 4800
- 600 x 8 computadores = 4800
No total, teremos 24.600 BTUs como potência mínima para que todos os funcionários fiquem confortáveis nesse escritório.
Outros fatores a considerar
Com as informações mencionadas acima, você já terá uma boa base para escolher a potência necessária para o seu aparelho. No entanto, existem algumas outras variáveis que podem influenciar, em menor grau, o funcionamento do ar-condicionado.
Por exemplo, as medidas que passamos consideram um pé direito padrão para os ambientes. Caso você esteja pensando em uma área com pé direito duplo, será necessário aumentar a contagem de BTUs.
Outra diferença é se você for colocar o ar condicionado em um local que, por algum motivo, gere calor, como uma cozinha. Aí o ideal é adicionar mais 4 mil BTUs a sua conta.
Não esqueça de aproveitar as e os incríveis para comprar aquele ar-condicionado perfeito para a sua casa! E agora que você já sabe como calcular os BTUs, fique ligado na maior data de descontos, a .