Promobit
Promobit Explica

O que é Ar-Condicionado Inverter?

Explicamos o que é a tecnologia inverter e o que ela muda no uso dos aparelhos de ar-condicionado. Conheça.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

9 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Se você tem um ar-condicionado ou está procurando um aparelho para comprar, já deve ter encontrado o termo “inverter”, mas talvez não tenha entendido exatamente o que ele significa ou o que é um “ar-condicionado inverter”, e até mesmo se esse tipo de ar-condicionado é mais vantajoso. Neste artigo, vamos explicar tudo para você sobre os aparelhos de refrigeração com tecnologia de controle de fluxo.

O que é inverter?

Inverter é uma tecnologia que controla o fluxo de energia e regula a forma como produtos que utilizam um compressor inverter operam, resultando em menor consumo de energia e menos ruído produzido.

A tecnologia funciona de forma diferente dependendo do eletrodoméstico que a utiliza, mas os objetivos são os mesmos: economizar energia e otimizar o funcionamento. A tecnologia inverter está presente também em geladeiras, máquinas de lavar e outros aparelhos.

Então, o que é um ar-condicionado inverter?

Inverter não é um tipo de ar condicionado, mas um tipo de tecnologia que pode estar presente em aparelhos de ar condicionado de vários tipos, com a função de melhorar a capacidade de funcionamento dos equipamentos. A diferença é que o aparelho que conta com a tecnologia não precisa desligar completamente o motor depois que o ambiente atinge a temperatura determinada.

Em modelos sem o inverter, o aparelho precisa desligar completamente após atingir a temperatura e posteriormente precisa religar, quando a temperatura sobe, para resfriar o ambiente novamente. Isso acaba desgastando o motor e o compressor mais rapidamente.

Se você puder investir em um modelo com inverter, estará fazendo um ótimo negócio. Não apenas seu ar-condicionado irá durar mais, como gastará menos energia.

Ar Condicionado Split LG Voice Dual Inverter 12000 BTUs Frio 220V S4UQ12JA314/EB2GAMZ

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O primeiro ar-condicionado inverter é o split da LG com 12.000 BTUs que é bastante silencioso, tendo um nível de ruído de 19 decibéis.

Ele permite controle de voz via Google Assistente ou Alexa, ainda possui classificação energética A e sua potência de refrigeração é de 1.140W, o que o torna um aparelho potente. Já falando em gastos, estima-se que ele consome 22,8 kWh por mês, mas é preciso levar em consideração que estamos falando de um aparelho com 12.000 BTUs.

Ar Condicionado Split High Wall Inverter Samsung Ultra Só Frio 9000 BTUs AR09TVHZDWKNAZ

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O ar-condicionado modelo Split da Samsung que selecionamos é o de 9.000 BTUs, mas ainda há as versões com 12.000 BTUs, 18.000 BTUs e 22.000 BTUs. Porém, falando a opção escolhida, ele tem uma serpentina de cobre que oferece um resfriamento de maior qualidade, além de ser um aparelho inverter.

Ideal para quem tem alergias, pois vem com um potente filtro para manter o ar fresco e limpo. A sua classificação energética é selo A, o seu consumo energético é de 815 W e possui algumas funções, como sleep e o modo ECO.

Ar Condicionado Split Hi Wall TCL 9.000 BTUs/h Frio Monofásico TAC-09CSA1

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Fechando esta mini seleção, temos o ar-condicionado split Hi Wall da TCL que tem 9.000 BTUs/h e possui classificação energética A, o que o configura como um produto econômico.

Ele vem com um controle remoto, permite a configuração de velocidades diferentes, além de ter resfriamento rápido. Ainda vem com timer e com algumas funções, como a de dormir. Seu consumo estimado é de 17,1kw/h.


Aproveita que já conferiu o que é o ar-condicionado inverter e confere as ofertas de ar condicionado. Você pode comprar com desconto usando um cupom da Magazine Luiza ou o cupom da Americanas.