Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é BTU e qual a importância para o ar-condicionado?

Não quer se arrepender ao comprar seu ar-condicionado? Confira a medida de BTUs e tenha o ambiente sempre na temperatura certa.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

24 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Assim como os eletrodomésticos mais caros, o ar-condicionado precisa de bastante pesquisa para fazer uma compra que não gere arrependimentos depois. No caso deste, é necessário ir além da marca, design e até preço para que você não compre um modelo que não atenda suas necessidades. A principal medida que você deve observar antes de tudo é quantos BTUs serão precisos o aparelho ter para dar conta do calorão. Não sabe o que é BTU? A gente explica! 

O que significa BTU?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Para começar, a sigla BTU significa British Thermal Unit ou, em tradução livre, Unidade Térmica Britânica. Essa unidade térmica é a medida utilizada atualmente para medir e entender a potência de refrigeração do ar-condicionado. 

De modo simples, o cálculo desta medida leva em consideração qual a quantidade de ar frio ou quente é necessária para alterar/corrigir a temperatura do ambiente. Portanto quanto mais BTUs, maior a potência de refrigeração do aparelho. É necessário ter isto em mente, pois o cálculo de BTU pode ser determinante na performance do alcance do ar-condicionado no ambiente e sua velocidade de resfriamento.

Também é bom reforçar que o resultado do cálculo de BTUs aponta sempre a quantidade mínima necessária que o aparelho precisa para ter uma performance satisfatória. Por isso, se tiver a opção, opte sempre pelas unidades mais altas que os cálculos, não o contrário. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como calcular a quantidade necessária de BTUs do ar-condicionado?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Ao contrário do que muitos podem acreditar, não é somente o número de pessoas no ambiente que propaga a sensação térmica elevada. Ao comprar um ar-condicionado é necessário levar em consideração também os equipamentos eletrônicos do local, já que os mesmos geram calor ao funcionar. Além disso, nesse cálculo, você também vai considerar a quantidade de luz do sol direta que entra no ambiente, afinal os raios solares são uma delícia e iluminam o ambiente, mas esquentam mesmo passando pelo vidro. 

Então conhecendo o conceito do que é BTU, vamos à prática. Para fazer este cálculo é preciso ter a medida em metros quadrados do ambiente que deseja instalar o ar-condicionado, uma média do número de pessoas que ocupará este espaço ao mesmo tempo, quantos aparelhos eletrônicos estarão em funcionamento neste cômodo, como computadores e televisores por exemplo, além de qual a quantidade de sol bate no local, como já comentamos.

Para cada um dos itens apontados considere os seguintes valores:

  • 600 BTUs para cada metro quadrado do ambiente;
  • 600 BTUs para cada pessoa que estiver no espaço;
  • 600 BTUs para cada aparelho eletrônico ligado no cômodo;
  • 800 BTUs para áreas com grande exposição à luz solar;

Certamente neste momento parece ser um cálculo complexo para quem somente deseja passar as tardes de verão longe do calor, mas ficará mais simples com alguns exemplos que trouxemos.

Cálculo de BTU: exemplo sala de casa

Neste primeiro exemplo trouxemos uma família com 3 pessoas que desejam instalar um ar-condicionado em sua sala. Este ambiente tem 15m², costuma receber bastante luz do sol e conta com uma televisão, que é onde a família costuma ver filmes juntos. 

Seguindo as instruções acima, vamos somar os valores:

  • 600 x 15 m² = 9000
  • 600 x 3 pessoas = 1800
  • 600 x 1 TV = 600
  • 800 (por área com exposição ao sol)

No total, teremos 12.200 BTUs, o que significa que essa é a potência mínima que o aparelho deverá ter para deixar todos confortáveis no ambiente.

Cálculo de BTU: exemplo escritório

Já neste a conta será feita para uma sala de escritório que comporta 8 pessoas e cada uma possui um computador para trabalho. Esta sala comercial conta com 25m², mas não recebe muita luz solar, então desconsideramos esse elemento para o cálculo. 

Com base no passo a passo teremos os seguintes números para a soma:

  • 600 x 25 m² = 15000
  • 600 x 8 pessoas = 4800
  • 600 x 8 computadores = 4800

No total, teremos 24.600 BTUs como potência mínima para que todos os funcionários fiquem confortáveis nesse escritório.

Outros fatores a considerar quando calcular o BTU

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: banco de imagens

Certamente com as informações que trouxemos acima já será possível fazer um bom cálculo de BTU e uma boa escolha de potência para seu ar-condicionado. Contudo, ainda existem algumas outras variáveis que podem influenciar, em menor grau, o funcionamento do ar-condicionado.

Um bom exemplo são as medidas de um pé direito, em casos de ambientes com metragem maior que a padrão ou até mesmo áreas com pé direito duplo, será necessário aumentar a contagem de BTUs por m².

Por fim, outra diferença que deve ser considerada, assim como a luz solar, são ambientes que gerem calor, como uma cozinha por exemplo. Neste caso o recomendável é que seja adicionado mais 4 mil BTUs em sua conta para um número aproximado de potência adequada.


Agora que você já sabe o que é BTU e como calculá-lo, não deixe de conferir nossas ofertas de ar-condicionado para passar esse verão longe do alto calor. Para aquele refresco no bolso, use o cupom Shoptime ou o cupom Americanas e ganhe um bom desconto!