Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é HLG e quais suas vantagens?

Você sabe o que é HLG e como ele afeta a qualidade de transmissões ao vivo? Veja como funciona e descubra se o seu televisor é habilitado para esse formato.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

21 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Criado pelas emissoras britânica e japonesa, BBC e NHK, o HLG, ou Registro de Gama Híbrido, é um formato HDR projetado para transmissões de TV a cabo, via satélite e sem fio, também utilizado em canais de streaming.

Porém, ao contrário de streamings e home videos, o HLG ignora metadados para cálculo de brilho. Isso faz com que a tela fique responsável pelas imagens que serão reproduzidas e pode funcionar mesmo em telas SDR, mas vale lembrar que em aparelhos de TV mais antigos, a exibição de imagens poderá ser normal.

Quais as vantagens do HLG?

o que é HLG

Uma vez que o HLG ignora metadados para cálculo de brilho e é voltado para exibições em tempo real, isso faz com que o resultado exibido varie de acordo com o modelo da sua TV. Essa é uma das primeiras vantagens, já que o resultado poderá ser bem próximo ao HDR, mas não igual, e inferior aos padrões HDR10+ e Dolby Vision. Ainda assim, já é superior ao formato SDR de televisores comuns.

A principal vantagem do HLG é a compatibilidade com versões anteriores, ou seja, quem possui um modelo antigo, SDR, ainda pode consumir conteúdos codificados no formato HDR. Porém a codificação HLG é só mais uma camada de sinal de transmissão com informações de brilho, que será sobreposta ao sinal de TV atual.

Assim, um modelo de TV que não seja habilitado para HLG não será capaz de reconhecer essa camada adicional, logo não será possível aproveitar seus benefícios.


Agora que você sabe o que é HLG e quais suas vantagens, dê uma olhada nas promoções de TV aqui no Promobit e garanta os melhores descontos nas compras de Natal com um cupom Americanas ou cupom Submarino.