Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

TU8000 ou UN8000: qual a melhor TV 4K de entrada de 2020?

As duas TVs 4K acessíveis são bastante completas para a faixa de preço e a escolha entre elas é decidida nos detalhes.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Mais uma vez LG e Samsung apresentam as opções de TV 4K de entrada para 2020 que mais despertam o interesse entre quem está em busca de uma nova TV, e devido a semelhança entre os dois modelos, TU8000 da Samsung e UN8000 na LG, muitos consumidores ficam em dúvida na hora de comprar uma nova TV 4K. Comparamos as duas TVs de entrada para ajudá-lo na decisão entre TU8000 ou UN8000.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

Especificações:

TVTU8000UN8000
TelaVAVA/IPS
Polegadas50″,55″, 65″,75″, 82”50″, 75”, 82”, 86”
Frequência60Hz60Hz
HDRSimSim
UpscalingSimSim
Áudio20w20w
HDMI34
USB22
Wi-Fi dual bandSimSim
BluetoothSimSim
Sistema OperacionalTizenWebOS
Comandos por vozSimSim
Assistentes virtuaisGoogle Assistente, Alexa e BixbyGoogle Assistente e Alexa

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As duas TVs possuem design semelhante quando enxergadas de frente, com bordas finas e suporte em formato de “V”, porém a TU8000 permite o ajuste dos pés. O design dos dois modelos é convencional, mas não compromete o ambiente, porém o modelo da Samsung possui uma espessura menor, o que pode facilitar na hora de fixar o aparelho na parede ou em móveis mais estreitos. 

Conexões e assistentes virtuais

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
UN8000 possui 4 entradas HDMI e 2 USB

Tanto a TU8000 quanto a UN8000 possuem portas e conexões condizentes com a categoria de TVs de entrada, porém neste quesito o modelo da LG leva uma pequena vantagem. A UN8000  possui entradas diferentes de acordo com o tamanho de tela. São 4 entradas HDMI em todos os modelos, porém nas versões de 86” e 82” encontramos duas entradas HDMI 2.1 e duas no padrão 2.0, enquanto os modelos com tela de 75” e 50” contam com as quatro entradas HDMI 2.0. Já a Samsung TU8000 conta com 3 entradas HDMI 2.0 e as TVs das duas marcas possuem também duas entradas USB.  

As conexões sem fio da TU8000 e UN8000 também são equivalentes, ambas possuem bluetooth e Wi-Fi de duas bandas, capazes de optar pela conexão mais estável e potente do ambiente.  

Uma das grande inovações das TVs nos últimos anos é a implementação dos assistentes virtuais com suporte a comando de voz. As duas opções são bem completas neste quesito, com compatibilidade com Alexa e Google Assistente, porém a TV da Samsung conta com a assistente virtual da marca, Bixby, que embora não seja um diferencial de peso oferece algumas facilidades para quem já está inserido no ecossistema da Samsung. 

Tecnologia de tela e áudio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A TU8000 possui mais opções de tamanho de tela e pode ser encontrada em modelos com 50”, 55”, 65”, 75” e 82”, sendo que em todas as opções a tecnologia de tela é VA, uma variação das telas LCD com os cristais líquidos posicionados na vertical e que oferecem melhores níveis de contraste, porém ângulo de visão menor. 

Já a UN8000 possui telas de tamanhos e tecnologias diferentes. A TV da LG pode ser encontrada com tela de 50” e 82” e tecnologia VA, ou tela de 75” ou 86” polegadas com tecnologia IPS que, ao contrário das telas VA, apresenta ângulo de visão maior em detrimento de um constraste menos apurado. 

A qualidade sonora das duas TVs fica dentro do esperado para a categoria, com potência suficiente para agradar os menos exigentes, mas que passa longe de ser um dos destaques dos dois aparelhos. Em ambas opções a potência sonora é de 20w divididos em dois canais de 10w. Um diferencial da LG UN8000 é a compatibilidade com o formato Dolby Atmos, capaz de proporcionar um som mais direcional.

Sistema smart 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As TVs da Samsung e LG apresentam plataformas smart já consolidadas no mercado e aprovadas por boa parte dos consumidores, Tizen nas TVs Samsung e webOS nos aparelhos da LG. No caso da TU8000 e UN8000 a situação não é diferente, porém, cada uma à sua maneira pode ser mais interessante a um tipo de usuário. 

O Tizen apresenta uma usabilidade mais limpa de elementos e com mais opções de acesso rápido, mas dificulta um pouco a busca por aplicativos ou funções que não são acessados com frequência. Uma das grandes vantagens do webOS da LG é usar o controle Smart Magic incluso na TV como cursor, facilitando a navegação. A biblioteca de aplicativo dos dois sistemas é ampla e conta com os principais aplicativos de streaming, além dos mais recentes e procurados como Disney+.

TU8000 ou UN8000: qual a melhor opção?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O preço médio atual da TU8000 de 50 polegadas é R$2.500, enquanto a LG UN8000 com as mesmas dimensões estão saindo em média por R$2.400, porém esses valores flutuam muito e no momento em que você pesquisar por eles o cenário estará diferente. Assim como em anos anteriores, a disputa entre as TVs 4K de entrada de Samsung e LG é acirrada. 

A TV da LG leva uma pequena vantagem em sua capacidade sonora, controle remoto mais completo e que dá maiores possibilidades de uso do sistema smart, além de ter uma entrada HDMI a mais, porém são fatores que não são fundamentais para maioria dos consumidores. Caso você não faça questão de ter mais qualidade nos itens citados, levando para a casa o modelo que estiver mais barato, terá uma boa TV 4K a disposição


Agora que você já sabe qual TV 4K é a melhor entre TU8000 ou UN8000, aproveite os descontos para eletrônicos no Promobit. Economize ainda mais com um cupom Submarino ou cupom Americanas