Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Evolução ou alternativa ao inox: o que é evox?

O evox é um revestimento encontrado em eletrodomésticos, principalmente geladeiras, e promete ser mais resistente que o inox.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

25 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O evox é um revestimento presente em muitos eletrodomésticos e propagado como a evolução do aço inox, mas será que evox é um material melhor para eletrodomésticos e produtos duráveis ou trata-se de uma estratégia de marketing? Descubra o que é evox, se ele é de fato a melhor alternativa ou se comprar eletrodomésticos com revestimento evox é trocar gato por lebre.  

O que é evox?

De cara, é preciso deixar claro que ao contrário do que costuma ser propagado por aí, o evox não é uma evolução do inox. A começar pela resistência ao calor e a corrosão do aço inox devido às características do aço e que não estão presentes no evox. Apesar de ser uma opção em termos de resistência e durabilidade, o evox é sim uma alternativa ao inox, porém não é supera o inox no que ele tem de melhor.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: Consul | Componentes do EVOX

Diferente do aço inox que recebe esse nome por ser um tipo de aço inoxidável, o evox não é o nome de um aço, mas sim o resultado da soma de aço de carbono revestido com duas camadas protetoras, a primeira em zinco, que protege o material da oxidação resultante de oxigenação e umidade, e uma segunda uma camada de resina impermeabilizante para aumentar a proteção. 

 Leia também:10 Melhores geladeiras para comprar em 2020

Esse é o principal fator que não torna o evox a evolução do inox, pois, enquanto o primeiro é resistente a oxidação devido a própria composição do material, o evox é feito de materiais sujeitos à oxidação, mas protegido por camadas de proteção que uma vez violadas perdem o fator de proteção. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Geladeira Brastemp Side Inverse BRE80AK com revestimento evox.

Caso a proteção do evox seja mantida, ele é sim uma opção muito boa, inclusive em cidades litorâneas com o problema constante da maresia, mas o material do evox não é resistente em sua composição química à ação natural do tempo e das condições climáticas (calor, oxidação, umidade) sem as camadas de proteção que recebe. 

Produtos com revestimento evox.

O evox foi desenvolvimento em 2013 pela Whirlpool S.A, fabricante de eletrodomésticos que no Brasil está presente com marcas como Brastemp e a Consul e desde então o evox é encontrado em modelos das duas marcas. Existem opções muito boas de geladeiras evox, que apresentam qualidade próxima ao inox e consequentemente são superiores aos produtos da chamada linha branca. Para saber mais sobre as principais marcas, confira nosso texto sobre qual a melhor marca de geladeira

Características e cuidados com o evox

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Geladeira Consul Duplex Frost Free CRM39 com revestimento evox.

Diferente do aço inox que costuma ter cores mais vivas e mais claras, o evox é mais escuro e mais fosco, porém também emprega elegância ao corpo dos eletrodomésticos e ao ambientes onde estão localizados. Porém, conforme já citado, o que garante a durabilidade e resistência do evox são suas camadas protetora, logo é necessário ter alguns cuidados no momento da limpeza dos eletrodomésticos feitos em evox. 

Toda a limpeza deve ser feita pensando em manter as películas protetoras, logo não é recomendado o uso de cloro, alvejante, água sanitária ou solventes, por mais pesada que seja a sujeira. O ideal é utilizar um pano macio com água morna para manchas mais pesadas ou detergente neutro. 


Qual a sua preferência entre evox ou inox? Confira as promoções de geladeiras do Promobit e encontre as duas opções com preços mais baixos.