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O que é e para que serve o BCAA?

Veja como age e para que serve o BCAA, suplementação de um conjunto de aminoácidos que ajuda a evitar a fadiga e auxilia na recuperação muscular.

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Manter uma alimentação equilibrada e saudável pode ser um grande desafio em um dia a dia corrido, mas é importante, não importa se você é um atleta profissional, amador ou apenas alguém que quer cuidar do seu corpo. Quando, por algum motivo, não conseguimos ingerir toda a quantidade de nutrientes que precisamos, podemos recorrer a alguns suplementos alimentares.

Um dos compostos que auxilia a reposição dessas substâncias é o BCAA, conjunto de aminoácidos que auxilia na produção de proteína no organismo. Veja neste artigo como age e para que serve o BCAA no nosso organismo.

Lembrando que a suplementação alimentar deve ser recomendada por nutricionistas e profissionais da saúde.

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O que é BCAA?

BCAA é a sigla em inglês para Branched Chain Amino Acids (Aminoácidos de Cadeia Ramificada, em tradução para o português). É composto por três aminoácidos: a leucina, valina e isoleucina, todas moléculas de proteína já quebradas. Basicamente, ao ingerir BCAA, você vai poupar o seu corpo de quebrar as proteínas em aminoácidos (porque o BCAA já é aminoácido em si) e fazer com que esse nutriente seja absorvido mais rápido pelo corpo. Esse suplemento evita a fadiga se ingerido antes do treino e garante recuperação muscular quando tomado depois de se exercitar. 

Tanto a leucina como a valina e a isoleucina fazem parte dos aminoácidos não produzidos pelo organismo, ou seja, precisam ser ingeridos pelo ser humano para ajudar na confecção e manutenção da massa muscular. Eles podem ser consumidos de forma natural por meio de uma alimentação rica em ovos, leite e derivados, carnes, peixe, feijão, ervilha, castanhas e amêndoas.

Para que serve o BCAA no organismo?

O corpo humano passa, todos os dias, por um processo chamado catabolismo, quando o organismo destrói e degrada os nutrientes absorvidos pelo ser humano para o crescimento e manutenção das células do corpo e obtenção de energia. Este processo é normal e natural, mas se a pessoa não estiver nutrida com as quantidades suficientes de proteínas e carboidratos, o corpo passará a tirar esses componentes dos próprios músculos do corpo, o que vai diminuir a quantidade de massa magra no organismo e, gradativamente, o “tamanho” dos músculos.

Essa mesma condição pode acontecer em treinos de academia muito intensos, como em levantamentos de peso. Se durante os exercícios não houver nutrição suficiente para repor os aminoácidos perdidos, o organismo entrará em estado catabólico e “roubará” os aminoácidos dos músculos, justamente o resultado que não se espera quando se pratica atividade física.

É nesse momento que entra o BCAA, pois ele pode ser o responsável por fazer essa reposição. Disponível tanto em pó quanto em cápsulas, dá para ingerir antes, durante ou após os treinos, com água. A vantagem do BCAA em pó é conseguir controlar melhor a quantidade ingerida; se você optar pela cápsula, a porção será sempre a mesma.

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Quais os benefícios do BCAA?

  • É um suplemento para ganho de massa muscular: como o BCAA atua na reposição das proteínas e aminoácidos do corpo humano, dificilmente uma pessoa que faz uso da substância terá problemas com o catabolismo muscular. Pelo contrário, passará a ganhar mais musculatura.
  • Atua contra a encefalopatia hepática: a encefalopatia hepática é uma doença que causa perda gradativa das funções cerebrais, já que o fígado não consegue remover as toxinas ingeridas e presentes no sangue. O BCAA atua criando aminoácidos que passam pela barreira cerebral que protege o Sistema Nervoso Central, minimizando a entrada de toxinas no sangue.
  • Pode ajudar pessoas com mobilidade reduzida e com grande perda muscular: por ser justamente um suplemento alimentar, o BCAA pode ajudar na formação e fortalecimento da musculatura e evitar o atrofiamento e a perda gradativa de mobilidade corporal.
  • Evita a fadiga: o BCAA reduz a produção de serotonina no cérebro, substância que provoca sensação de bem-estar e relaxamento. Por essa razão, você ficará mais disposto e menos cansado para realizar exercícios.

Quando o uso do BCAA é contraindicado?

Justamente por causar a diminuição de serotonina no cérebro é que o BCAA é contraindicado em alguns casos. A serotonina é considerada um “hormônio da felicidade” que controla o sono e o humor, além da libido sexual, por isso, o uso do BCAA é contraindicado para pessoas diagnosticadas com depressão, grávidas, crianças e idosos. Lembramos que, em qualquer caso, o suplemento utilizado deve ser liberados pela ANVISA e ter orientação médica.

Se você é novo no assunto suplementos e ainda está pesquisando informações sobre o assunto, não deixe de conferir o tópico no Fórum do Promobit sobre dicas de suplementos alimentares em conta para iniciantes.


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