Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona uma carteira digital?

Esqueceu a carteira? Não tem problema! Sabendo o que é e como funciona uma carteira digital, você poderá fazer qualquer pagamento sem ela. Veja como.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

25 de mai de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Você já foi pagar o estacionamento e viu que tinha esquecido a carteira em casa? Isso acontece com bastante frequência, mas não é porque você ficou sem dinheiro ou cartão físico que não poderá deixar as contas em dia: basta ter uma carteira digital e realizar pagamentos por aproximação. Para você entender melhor sobre esse assunto, explicamos o que é e como funciona uma carteira digital neste artigo. 

O que é uma carteira digital?  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma carteira digital é uma versão digital (sério?) e “invisível” de uma carteira comum, que costuma abrigar vários cartões físicos, sejam eles de débito ou crédito, e até dinheiro. Numa carteira digital você guarda parte do seu dinheiro e realiza pagamentos com cartões que foram cadastrados nela. 

Os dados desses cartões ficam armazenados em um app ou serviço para que você consiga fazer pagamentos por aproximação, através do celular ou relógio inteligente, por exemplo, utilizando um QR Code. O mais interessante é que mesmo que você esteja com a carteira física, pode escolher pagar com a carteira digital, desde que o lojista atenda essa funcionalidade. 

Como funciona o pagamento por carteira digital? 

pagamento por aproximacao

O pagamento por carteira digital se dá da seguinte forma: o lojista aceita e deixa disponível no estabelecimento o pagamento por aproximação (chamado de NFC – Comunicação de Campo Próximo) ou QR Code e o usuário usa a carteira (com cartão de crédito ou de débito cadastrado) para isso. 

Se o pagamento for feito por NFC, o usuário precisará aproximar o celular ou um relógio inteligente à máquina do lojista que funciona por aproximação. Se o valor for transferido com uso de QR Code, a loja precisará ter um leitor do tipo. 

Ainda é possível usar o pagamento por aproximação em lojas online que o aceitem. Neste caso, ele aparece como uma outra forma de pagamento, junto das opções de boleto, cartão, PayPal, etc. No pagamento, é necessário usar a senha da carteira para que o pagamento seja aprovado. 

Algumas carteiras digitais para conhecer

Ame Digital Americanas

Se você tem muito costume de comprar pela internet, talvez já tenha ouvido falar de alguns dos nomes abaixo, mas pode não ter feito relação direta com carteiras digitais. 

  • AME Digital – para pagar com AME, utiliza-se leitura de QR Code; 
  • Apple Pay – sistema de pagamento integrado à marca Apple; 
  • Google Play – sistema de pagamento integrado da Google, utilizado por usuários Android; 
  • PagBank – carteira digital do UOL; seu dinheiro nessa conta rende 200% do CDI; 
  • PayPal
  • PicPay – fazendo seu dinheiro render até 210% do CDI.  

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma carteira digital, dê uma olhada nas nossas promoções de smartphone e promoções de smartwatch para comprar o seu e realizar o serviço! Com um cupom Americanas você economiza ainda mais!