Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

TV Direct LED ou Edge LED: qual a diferença e qual entrega a melhor imagem?

As telas de LED não são todas iguais e os dois tipos de LEDs apresentam diferenças significativas. Entenda a diferença e escolha entre Direct LED ou Edge LED.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

5 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Ao pesquisar sobre TVs com tela iluminada por LEDs, normalmente encontramos apenas a informação que a TV possui tela de LED. Porém as telas de LED não são feitas em uma tecnologia única e a forma como a distribuição da iluminação é feita faz toda a diferença, seja ela Direct LED ou Edge LED. Confira a diferença entre os dois tipos de tela LED e saiba qual tipo de tela você pode estar levando para casa. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é uma tela de LED?

O LED ou diodo emissor de luz é um componente eletrônico capaz de emitir luz ao receber uma corrente elétrica. As telas de LED, que são uma evolução das telas LCD, são iluminadas por esses diodos (LEDs) e esse tipo de iluminação ganhou adesão no mercado por ser mais econômico e duradouro que a tecnologia LCD. Atualmente as telas de LED ainda estão presentes em muitas TVs, principalmente nos modelos de entrada e intermediários. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As telas de LED funcionam graças a iluminação dos LEDs brancos, conjunto de 3 LEDs, cada um emitindo um padrão de cor diferente entre vermelho, verde e azul. Os LEDs brancos são colocados no backlight, que é o painel que fica localizado atrás da tela e podem ser agrupados de diferentes formas. O funcionamento das telas de LED pode ser melhor compreendido analisando a distribuição dos LEDs no aparelho, com destaque para dois tipos de arranjo, o Edge LED e o Direct LED.

Edge LED

Nas telas com padrão Edge LED, os LEDs estão localizados nas bordas da tela. Os modelos mais simples de Edge LED possuem apenas duas faixas de LED localizadas ou apenas nas bordas superior e inferior, ou apenas nas bordas laterais. Já os modelos de TV com tela Edge LED com melhores configurações, como resolução 4K, possuem LEDs nas quatro bordas da tela. 

Por fazer uso de menos LEDs, esse arranjo consome menos energia e propicia a fabricação de TVs mais finas que as TVs com Direct LED, pois os diodos ocupam menos espaço por trás da tela. Em compensação, a presença de LEDs apenas nas bordas resulta em uma iluminação menos precisa, já que ela não está localizada também no centro da tela, e níveis de contraste de qualidade inferior. 

Direct LED

Nas telas de Direct LED, os LED Brancos são colocados são distribuídas em linhas e ocupam uma área maior do backlight, não apenas nas bordas como no caso do Edge light, resultando em imagens com distribuição da iluminação mais uniforme e sem “vazamento” de luz pela lateral. Outra vantagem do direct LED é a capacidade de apagar e acender áreas do backlight individualmente, resultando em melhoria de contraste. 

Uma versão atualizada da telas de Direct LED é a tecnologia FALD, ou Full Array Local Dimming, que consiste em um backlight com mais LEDS espalhados, capazes de entregar uma graduação maior de luzes e níveis mais apurados de contraste. Por contar com mais LEDs, principalmente Full Array Local Dimming, as telas de Direct LED consomem mais energia e exigem uma estrutura maior de funcionamento, resultando em TVs com design menos fino que as telas Edge LED e também em média mais caras. 

Direct LED ou Edge LED: qual o melhor?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As TVs Direct LED possuem telas que apresentam iluminação melhor e mais uniforme que as TVs Edge LED por possuírem mais LEDs e eles serem distribuídos em mais regiões atrás da tela, principalmente os modelos com Local Dimming, capazes de acender e apagar regiões do painel de forma independente. Entretanto as telas Direct LED resultam em TV com maior espessura e que consomem mais energia elétrica. 

As telas de LED de forma geral já foram superadas pelas TVs OLEDs e QLEDs, que são tecnologias mais recentes, avançadas e consequentemente mais caras. Caso sua opção seja por uma TV de LED, opte por um modelo Direct LED para ter mais matizes de luz e níveis de contraste.  


Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de tela de LED, confira as promoções de TV do Promobit. Aproveite algum cupom de desconto e economize ainda mais.