Promobit
Guias de Compra

Para os dias mais quentes um ar condicionado portátil é bom?

Procurando um jeito de driblar o calor, mas não sabe se um ar condicionado portátil é bom o suficiente? Confira se vale a pena ter um modelo desses em casa.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

28 de jan de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Nos dias mais quentes do verão, poder contar com um ar condicionado em casa é divino, mas nem todo mundo pode instalar um aparelho desses, principalmente em residências antigas ou prédios onde não é possível mudar a fachada. No entanto, existe outra opção para refrescar o ambiente, como um ar condicionado portátil. Esse modelo é muito útil, principalmente se no prédio onde você mora não for permitido instalar um ar condicionado tradicional.

Então, se você não aguenta mais o calor e precisa de uma solução para esse dilema, vamos falar um pouco mais sobre essa opção.

Ar condicionado portátil é bom?

Se você não tem como instalar um ar condicionado convencional, essa é uma ótima opção. Tudo que você precisa é ter um espaço em casa para o aparelho e uma janela para retirar o ar quente do cômodo.

Um ar condicionado portátil tem, em média, entre 9.000 e 12.000 BTUs (British Termal Unity, ou Unidade Térmica Britânica), que é a potência do aparelho. Quando comparado aos modelos de janela ou split, a versão portátil tem uma capacidade de refrigeração menor.

Porém, o ar condicionado portátil é feito para quem não consegue instalar as outras versões em casa ou no apartamento e, justamente por isso, oferece uma grande vantagem, que é poder transportá-lo para qualquer cômodo sem grandes dificuldade. Basta ter uma janela para direcionar o calor e permitir que ele resfrie o ambiente.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Além disso, ele vem com uma régua para ser instalada na janela, onde a mangueira ficará posicionada. Janelas verticais ou com grades podem ser um problema para esse modelo, já que a vedação da reguá será mais difícil de ser feita (e isso pode comprometer a capacidade de resfriamento do equipamento).

Outro ponto de atenção é o peso. Alguns modelos chegam a pesar 30 kg, o que não é nenhum problema para quem mora em apartamentos com elevador, mas se não for esse o caso, saiba que é preciso carregar o aparelho sempre na vertical para não derramar o líquido de refrigeração. Isso pode dificultar um pouco o transporte se você tiver que subir alguns lances de escada com ele no colo.

Vantagens e desvantagens do ar condicionado portátil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre as principais vantagens do ar condicionado portátil, podemos destacar a mobilidade (em casa ou no seu apartamento), já que muitos desses aparelhos vem com rodinhas. Isso ajuda a movimentá-lo de um cômodo para outro ou até mesmo em viagens. Além de ser prático já que não necessita instalação, é só montar a régua para a mangueira na janela, ligar na tomada e curtir o ventinho gelado.

Outros pontos positivos dessa versão é a flexibilidade, uma vez que eles também funcionam como umidificador e desumidificador de ar.

Mas como nem tudo é só brisa fresca e ventinho gelado, um ar condicionado portátil também tem suas desvantagens. Esses aparelhos fazem um pouco mais de barulho que outros modelos, como o split. Além disso, o peso pode dificultar o transporte e a potência é menor que aparelhos convencionais, mesmo que a quantidade de BTUs seja a mesma.

É importante ter em mente que um ar condicionado portátil precisa estar em ambientes pequenos, com até 14 m². Se você não sabe se esse aparelho é capaz de refrigerar seu quarto ou sala, será preciso fazer alguns cálculos, como a área em m² onde o aparelho ficará, a quantidade de pessoas dentro do ambiente e demais eletrodomésticos em funcionamento. Para cada pessoa no cômodo é prescido acrescentar cerca de 6000 BTUs e, caso tenha uma boa exposição ao sol, com janelas grandes, é preciso acrescentar cerca de mais 8000 BTUs.

Além disso, o preço é mais alto que de aparelhos tradicionais. Porém vale lembrar que com um desses não é preciso instalação, e isso pode tornar seu custo-benefício mais interessante.

Vale a pena comprar?

É possível encontrar modelos a partir dos R$ 2.000,00. No Promobit, um ar condicionado portátil Elgin Eco Cub, de 9.000 BTUs já esteve disponível por R$ 1.666,90. Nessa faixa de preço, você pode encontrar um modelo split com até mais BTUs, mas vale lembrar que esse equipamento possui também um custo de instação.

Se você mora em uma casa com cômodos pequenos e que tenha uma janela para posicionar a mangueira, é um investimento que vale a pena. Sobretudo nos dias mais quentes. Sua instalação é rápida e prática e você não terá dores de cabeça, apenas um ambiente mais refrescante.


Agora que você sabe se um ar condicinado portátil é bom ou não, aproveite as ofertas de ar condicionado no Promobit. Você pode economiar ainda mais em suas comrpas com um cupom Americanas ou cupom Submarino.