Campanha Games Multilaser - Maio
Promobit
Promobit
Promobit Explica

Conheça os tipos de ar-condicionado e escolha qual comprar

Com diferentes características, cada tipo de ar-condicionado pode ser melhor para usos variados. Saiba qual pode ser melhor para você.

Conheça os tipos de ar-condicionado e escolha qual comprar

15 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

O ar-condicionado é um aparelho quase essencial no Brasil, principalmente quando chega o verão. Mas para aproveitá-lo de verdade, é importante saber quais os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado e em quais situações cada um deles é mais vantajoso.

No artigo de hoje, explicamos para você os prós e contras de cada tipo de ar-condicionado e seus pontos positivos e negativos. Confira.

Atualizado em janeiro de 2022

Leia mais:
  • 4 dicas que deve observar antes de instalar ar-condicionado
  • O que é o BTU do ar-condicionado?
  • O que muda entre os tipos de aquecedor e qual o melhor para sua casa?

Ar-condicionado Split

Ar Condicionado Split
Fonte: Acer Services

O ar-condicionado de modelo split é geralmente o primeiro que vem à cabeça quando pensamos em aparelhos de ar-condicionado e é comum principalmente em escritórios, devido à sua alta capacidade. Além disso, o Split é o modelo mais tecnológico e moderno do mercado, pois ele funciona com duas peças separadamente: uma condensadora e uma evaporadora. A primeira é responsável por resfriar o ar que vem do lado de fora do ambiente, enquanto a segunda lança o ar já frio para o ambiente interno, fazendo com que o aparelho seja extremamente eficiente

Entre suas principais vantagens está o fato de que ele é o mais indicado para ser instalado em áreas grandes e os modelos mais potentes chegam a até 80 mil BTUs. Esses aparelhos também costumam ser mais silenciosos do que os outros tipos, mas isso vai variar também de modelo para modelo.

Seu lado negativo vem no consumo de energia e no preço, que costumam ser bem mais altos. A manutenção também precisa ser feita com mais frequência para manter o aparelho funcionando corretamente.

Versátil, existem diversos tipos de ar-condicionado split, voltados para diferentes necessidades. Confira:

  • Split Inverter: neste modelo a tecnologia inverter minimiza o consumo de energia elétrica a partir da constância do compressor e proporciona a manutenção da temperatura do ambiente.
  • Split Hi-Wall: geralmente instalado na parede, é um modelo mais silencioso, já que a condensadora fica para o lado de fora.
  • Multisplit: ideal para refrigerar mais de um ambiente simultaneamente, já que é possível ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Aliando, portanto, economia e capacidade de climatização. 
  • Split Piso-Teto: parecido com o modelo Hi-Wall, o Piso-Teto climatiza ambientes mais amplos e com fluxo de pessoas intenso. Ele pode ser instalado tanto no piso como no teto. 
  • Split Cassete: modelo ideal para ambientes de médio porte que precisam de climatização eficiente e demandam um aparelho discreto. 
  • Split Quatro Lados: com quatro saídas de ventilação, permite a distribuição de ar por todo o ambiente, resfriando-o por completo, no caso de espaços de médio porte. É um modelo silencioso e de alto desempenho.
  • Split Canto Teto: similar ao Piso-Teto e ao Cassete, este modelo aproveita bem o espaço já que é instalado no teto, no encontro de duas paredes, e distribui o ar de forma uniforme e eficiente. 
  • Split de Janela: é uma mistura de ar-condicionado de janela com o split, em que sua condensadora é instalada no espaço já existente na parede para os modelos de janela. É uma boa opção para quem quer investir em um split mas não pretende alterar o layout do ambiente.
Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado Split em promoção?

Ar-condicionado de janela

O modelo de ar-condicionado de janela é bastante comum no Brasil, principalmente em ambientes domésticos e escritórios menores, por ser consideravelmente mais econômico e barato. Nele, o condensador e o evaporador ficam praticamente juntos, o que faz com que o seu tamanho seja reduzido, apesar de seu funcionamento não ser o mais tecnológico do mercado.

Mesmo assim, é uma boa opção para ambientes pequenos, que precisam de menos BTUs. Sua instalação também é mais simples, podendo ser feita sem o auxílio de alguém especializado.

No lado negativo, aparelhos de ar-condicionado desse tipo costumam ser mais barulhentos e ter um gasto maior de energia para a sua potência.

Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado de janela em oferta?

Ar-condicionado portátil

Consul Facilite C1A12AB

A grande vantagem do modelo portátil é que ele pode ser facilmente transportado para outros ambientes, atendendo cada necessidade dependente do momento. Seu funcionamento se dá a partir de uma tubulação que, como no ar-condicionado de janela, retira o ar quente do ambiente por uma janela.

Sua desvantagem é ser o modelo que mais gasta energia para uma mesma potência, além de ser barulhento. Mas pode ser vantajoso devido a sua capacidade de mobilidade.

Quer receber avisos sempre que aparecer Ar-condicionado Portátil em promoção?

Ar Central ou Ar Duto 

Indicado para grandes ambientes, a vantagem do ar central ou ar dutado é refrigerar diferentes ambientes de grande porte ao mesmo tempo, uniformemente e com eficácia, o que evita um gasto maior com energia, já que não é necessário instalar um ar em cada espaço. Esse é o caso de salas comerciais, escritórios, shoppings, consultórios e escolas, por exemplo. 

As desvantagens deste tipo de ar-condicionado são o preço e o custo da instalação e da manutenção, já que demanda apoio de uma equipe especializada. Além disso, o duto pode gerar mais ruídos que outros tipos de ar, e existe a impossibilidade de regular a temperatura de cada ambiente separadamente.

Quer receber avisos sempre que aparecer ar-condicionado?

Cortina de Ar

Embora não seja um ar-condicionado propriamente dito, pois não refrigera ou climatiza o ambiente, a cortina de ar cria uma barreira de ar que impede que o calor externo entre no ambiente refrigerado e que o ar frio saia. Comuns em estabelecimentos comerciais e industriais e instalados, geralmente, em cima de portas, além do isolamento térmico, a cortina de ar também impede a entrada de insetos, poluição, poeira e odores no local. 

Quer receber avisos sempre que aparecer ar-condicionado?

Na hora de comprar o seu ar-condicionado, não deixe de economizar ainda mais utilizando cupom Americanas e de aproveitar nossas promoções deeletrodomésticos. E para você economizar ainda mais na Black Friday nós mantemos nossa seção de cupons de desconto sempre atualizada.