Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

Novos jogos de tabuleiro com temática clássica para você experimentar

Fizemos uma re-seleção de jogos de tabuleiro baseada nos clássicos de nossas infâncias. Confira as novas “caras” de Detetive, WAR e Banco Imobiliário.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

21 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Alguns jogos de nossa infância deixam aquele gostinho bom na memória e quem nunca passou alguma tarde se divertindo com os clássicos Detetive, WAR, Banco Imobiliário ou até mesmo Jogo da Vida que atire o primeiro dado.

Para relembrar esses clássicos, mas também trazer novidades e modernidades dos jogos de tabuleiros, fizemos uma lista baseada em cada um dos títulos que fizeram grande sucesso no Brasil. Confira!

Jogos semelhantes a Detetive

Detetive é um ótimo jogo de raciocínio e lógica, sobre desvendar mistérios e também tem um aspecto de corrida contra o tempo. Separamos alguns jogos novos com essas temáticas que podem agradar.

13 clues

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 13 Clues, você representa a Scotland Yard, cada jogador como um detetive diferente, que está tentando desvendar um crime em pleno século 19. Cada jogador tem acesso a algumas pessoas, localizações e armas que não pode mostrar para os outros (parecido com o Detetive clássico).

A investigação é realizada fazendo-se perguntas, consultando informantes e coletando pistas. O objetivo é ser o primeiro a identificar as 13 pistas do assassinato.

  • Jogadores: 2 a 6
  • Tempo: 30min
  • Indicado para maiores de 8 anos

Mysterium

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Mysterium é uma mistura incrível de Detetive, Dixit e um pouco de esoterismo. Na história, um dos jogadores é o fantasma de uma vítima de assassinato, enquanto os outros jogadores são médiuns que querem descobrir o que aconteceu.

Como o fantasma não consegue falar, ele se comunica com os médiuns apenas por meio de visões, que são representadas por cartas ilustradas com temas um pouco abstratos.

Cabe ao fantasma se comunicar o melhor possível enquanto os médiuns tentam encaixar as pistas, resolver o mistério e libertar o fantasma.

  • Jogadores: 2 a 7
  • Tempo: 40min
  • Indicado para maiores de 10 anos

Chronicles of Crime

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro jogo com a mesma temática, mas com um objetivo cooperativo e, de surpresa, outra característica bem legal: um aplicativo para celular com realidade virtual.

Ao escolher um cenário para jogar, o aplicativo gerencia a história sem que nenhum jogador saiba quem é o assassino, a arma ou outros detalhes importantes.

O objetivo é trabalhar em conjunto seguindo as pistas para descobrir o assassino no menor tempo possível.

  • Jogadores: 1 a 4
  • Tempo: 60 a 90min
  • Indicado para maiores de 14 anos

Jogos semelhantes a Banco Imobiliário

O Banco Imobiliário é um jogo que envolve negociação, noções de investimento e também gerenciamento de recursos. Aqui estão outras opções com essas temáticas para você testar.

Sheriff of Nottingham

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Neste jogo de negociação, os jogadores são comerciantes que querem obter lucros rápidos com a venda de mercadorias em uma cidade, durante uma visita do príncipe. É possível vender mercadorias legais ou tentar o mercado clandestino, mas com riscos.

A cada rodada, um dos jogadores será o xerife, que deve ficar de olho para ver se ninguém está vendendo bens ilegais, decidindo quem inspecionar e quem poderá ou não entrar na cidade para vender seus produtos.

  • Jogadores: 3 a 5
  • Tempo: 60min
  • Indicado para maiores de 14 anos

Scythe

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Scythe se passa nos anos 1920 de uma Europa de um universo alternativo, com resquícios da 1ª Guerra Mundial, construções agrícolas e invenções mecânicas.

Os jogadores são indivíduos da história que estão tentando fazer com que seu país reconquiste as glórias (e territórios) passados, recrutando novos moradores e tropas. Para isso, eles podem construir máquinas monstruosas, recolher recursos ou entrar em combate com outros jogadores.

Um parte legal do jogo é que ele não é em turnos, mas utiliza uma mecânica de ações escondidas que faz com que todos os jogadores ajam ao mesmo tempo. Apesar de ter uma clara temática de guerra, a captação e gerenciamento de recursos aqui é muito importante, e por isso colocamos ele na sessão do Banco Imobiliário.

  • Jogadores: 1 a 5
  • Tempo: 90 a 115min
  • Indicado para maiores de 14 anos

Five Tribes

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Five Tribes tem um estilo de jogo bastante diferente do Banco Original, mas bastante interessante mesmo assim, principalmente por mexer com negociações.

No jogo, os peões já começam em lugares definidos do tabuleiro e cabe aos jogadores gerenciá-los da melhor forma possível enquanto tentam ganhar influência sobre as outras tribos.

Você vai precisar negociar com seus amigos e inimigos para conseguir desenvolver a estratégia vencedora neste jogo.

  • Jogadores: 2 a 4
  • Tempo: 80min
  • Indicado para maiores de 13 anos

Jogos semelhantes a

Estratégia e organização de exércitos e recursos são fatores essenciais em um bom jogo de WAR. Separamos mais alguns jogos que irão fazer você se sentir um verdadeiro General no campo de batalha.

Battle for Rokugan

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Neste jogo, você precisa trazer honra para seu clã no papel de um Daimyo, um poderoso senhor de terras, conquistando territórios do Império Esmeralda, baseado no Japão Antigo.

Focado em estratégia, o jogo é baseado em turnos de conquista e caos. É necessário equilibrar seus recursos, planejar seus ataques e enganar seus inimigos para garantir a vitória de seu clã.

O mapa é desenhado de forma belíssima e cada território contém campos de batalha que podem ser conquistados e que liberam poderes especiais. No final de cinco rodadas, ganha o líder que tiver maior pontuação em territórios.

  • Jogadores: 2 a 5
  • Tempo: 60 a 90min
  • Indicado para maiores de 14 anos

Game of Thrones: The Boardgame

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você quer explorar profundamente a sensação de controlar um reino, organizar exércitos, fazer alianças, gerenciar recursos e sempre ficar de olho em traições, este é o seu jogo. E não se preocupe, não é necessário ter assistido a série ou lido os livros para aproveitá-lo.

Nele, cada jogador começa controlando um reino, com o objetivo de conquistar o Trono de Ferro (o poder absoluto no jogo), contando com um exército com diferentes tipos de soldados, envolvendo infantaria, cavalaria e até navios.

A cada fase, há uma rodada de acontecimentos gerais do reino (acima dos jogadores e fora do controle destes), de planejamento e de ação. O objetivo é conquistar a maior influência antes que o jogo acabe… ou antes que os Caminhantes Brancos destruam tudo.

  • Jogadores: 3 a 6
  • Tempo: 120 a 240min
  • Indicado para maiores de 14 anos

This War of Mine: The Boardgame

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este é um jogo de guerra que sai completamente do escopo de War. Em This War of Mine, baseado em um jogo de videogame de mesmo nome, a história contada não é a dos soldados ou líderes, mas das pessoas que estão tentando sobreviver durante a guerra.

Os jogadores jogam em modo cooperativo para manter os sobreviventes com comida, abrigo e fora do frio e do combate pelo maior tempo possível.

A cada rodada, a história vai se desenvolvendo, com encontros aleatórios, saídas do abrigos para buscar comida e outros suprimentos e a tentativa de manter os personagens minimamente sãos e felizes.

  • Jogadores: 1 a 6
  • Tempo: 45 a 120min
  • Indicado para maiores de 18 anos

Gostou da nossa lista? Ficou com vontade de jogar algum desses jogos de tabuleiro? Comenta aqui com a gente! Aproveite também nossas ofertas e cupons Amazon, cupons Americanas e cupons Shoptime para encontrar seu boardgame ainda mais barato.