Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

Nintendo Switch vs Switch Lite: qual vale mais a pena comprar?

O que é melhor: versatilidade ou portabilidade? Analisamos os dois consoles para saber quem leva a melhor na disputa Nintendo Switch vs Switch Lite.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

10 de mar de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Embora o nome possa sugerir uma versatilidade que o Switch Lite não tem, também pode indicar que essa é uma versão mais básica do console portátil Nintendo Switch. Porém, a verdade é que ambos são bem semelhantes em termos de desempenho gráfico, design e duração de bateria. 

A principal diferença é que o Switch Lite pode ser jogado somente no modo portátil. Já o Nintendo Switch foi lançado como um console versátil, que pode ser jogado tanto no modo portátil, com os Joy-Cons; na mesa, com a tela apoiada; ou na TV, com o console conectado no dock e os controles em mãos.

Outras diferenças ainda podem ser notadas logo de cara, como o tamanho. A versão Lite é menor, com uma tela de 5,5 polegadas, enquanto o Nintendo Switch possui 6,2 polegadas. Além disso, por ser portátil, o Switch Lite não possui Joy-Cons como na versão padrão, que podem ser utilizados tanto com o display, quanto desacoplados pelo modo sem fio.

Nintendo Switch vs Switch Lite: principais diferenças entre os consoles

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Design e tela

O Nintendo Switch padrão possui corpo feito de plástico todo preto, enquanto os Joy-Cons variam entre as cores azul, vermelho, amarelo, cinza, verde, rosa e marrom. Já o Switch Lite é feito todo em plástico e pode ser encontrado nas cores turquesa, amarelo ou cinza.

Os dois possuem espessura de 14 mm, tela de LCD (sendo a do Nintendo Switch padrão ligeiramente maior, com resolução de 1280×720), com touchscreen e pesam quase a mesma coisa, porém o Switch Lite é mais leve.

Bateria

No quesito bateria, ambos os consoles quase empatam. O Switch Lite conta com uma bateria maior que a do Nintendo Switch, ainda que a diferença seja pouca. O modelo padrão tem cerca de 4,5 a 9 horas de uso, enquanto a versão portátil tem de 3 a 7 horas de autonomia. 

Os modelos mais antigos do Nintendo Switch padrão, porém, contam com uma autonomia menor que a versão atual e a portátil, com cerca de 2,5 a 6,5 horas de duração. Isso porque os Joy-Cons, mesmo com uma bateria própria, ainda funcionam via bluetooth.

Controles

Nintendo Switch vs Switch Lite

No Nintendo Switch padrão, os Joy-Cons são removíveis e podem ser usados mesmo não estando acoplados ao console. O mesmo não acontece com o Switch Lite, já que seus controles fazem parte do próprio corpo do aparelho.

Nem todos os jogos são compatíveis com o Switch Lite, por isso é importante verificar se há compatibilidade na embalagem do jogo. Porém, ainda é possível conectar os controles ao Switch Lite, mas nesse caso será preciso comprá-los à parte, assim como o carregador Chargin Grip (sem ele, os controles são inúteis). Outra mudança entre os dois modelos está na troca dos 4 direcionais do Joy-Con esquerdo por um D-pad.

Outra diferença entre Nintendo Switch vs Switch Lite é que os controles da versão portátil não possuem tecnologia HD Rumble dos Joy-Cons. Esse recurso utiliza diferentes tipos de vibração e a câmera infravermelho do Joy-Con para ativar funções como realidade aumentada.

Qual escolher?

As vantagens para quem joga com os amigos está no Nintendo Switch padrão, já que esse é um console versátil que pode ser utilizado de forma portátil, sobre uma mesa ou na TV. Porém é a versão mais cara também. Aqui no Promobit, por exemplo, o Nintendo Switch já apareceu por R$ 2.186,19.

O Switch Lite é mais adequado para quem procura um videogame portátil por um preço mais acessível. Aqui no Promobit, essa versão já esteve por R$ 1.799,90. 

A escolha final vai do tipo de uso que você fará do aparelho: se vai usar mais em casa, o Nintendo Switch padrão é mais pesado e versátil, se for usar fora, o Lite é mais leve e possui as mesmas configurações do modelo principal.


Nintendo Switch vs Switch Lite. Aproveite as melhores ofertas de games aqui no Promobit e pague ainda menos com um cupom de desconto, como um cupom Americanas.