Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Modo Noturno: como ativar e quais os seus benefícios?

Você já sabe o que é o modo noturno? Saiba como ativar e conheça alguns dos benefícios e recomendações de uso para não prejudicar sua visão.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

10 de dez de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Quem nunca pegou o celular à noite e, quando ligou, foi atingido por aquele brilho cegante? Pois é, o modo noturno é uma versão de interface desenvolvida para que a luminosidade da tela não ofusque tanto nossa visão e possamos continuar utilizando o aparelho sem sofrer.

Com tons predominantemente mais escuros e alguns destaques mais claros, o modo noturno não traz apenas maior conforto visual, mas também ajudar a economizar mais bateria em aparelhos com tela OLED ou AMOLED. Como no caso desses aparelhos os pixels possuem iluminação própria, quando a informação for preta, o pixel se mantém apagado.

Aparelho com tela de LCD não possuem essa vantagem, pois contam com backlight na sua estrutura. Isso faz com que todas as luzes de fundo fiquem ativas (por isso que esse tipo de aparelho não possui o preto real, já que sempre haverá uma iluminação mínima).

Como ativar o modo noturo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modo noturno, ou modo escuro, é uma opção de configuração de tela, disponível para aplicativos, navegadores e sistemas operacionais em geral, que permite que você utilize seu aparelho em ambientes escuros sem cansar tanto a visão.

Ativar o modo noturno é um processo bem simples. Em dispositivos com sistema operacional Android, basta ir até as configurações e procurar pelas opções de configuração de tela. Ao ativá-lo, toda a interface do seu dispositivo e aplicativos ficaram com tons mais escuros e algumas elementos mais claros, como as letras.

No entanto, é importante lembrar que a cor branca com texto em preto é melhor para a leitura em qualquer ambiente. Para quem tem astigmatismo, por exemplo, o fundo preto com letras brancas pode dificultar a leitura.

Cuidados com a visão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Vale lembrar que a intensa luminosidade é um estímulo que pode atrapalhar nosso sono. Com o modo noturno você não tem esse problema. O brilho emitido por aparelhos eletrônicos, quando em excesso, pode causar um ressecamento transitório na córnea, vista cansada e dificuldade para manter o foco.

Por isso é importante, quando for passar muito tempo no celular, computador ou tablet, lembrar de piscar algumas vezes. Isso faz com que o músculo fique parado por muito tempo, não canse nem resseque.

Além disso, faça pausas a cada 30 minutos e ficar longe das telas, isso ajuda a alongar a musculatura dos nossos olhos.


Agora que você já sabe como funciona o modo noturno e suas vantagens, que tal conferir as melhores promoções de smartphone e tablet?Economize mais ainda nas suas compras de final de ano com um cupom Americanas, cupom Amazon ou cupom Submarino.