Campanha AMazon Dia das Mães
Melhores

Melhores controles para PC: modelos para curtir os jogos em sua totalidade

Para jogos casuais e competitivos, entre modelos baratos e de preços mais elevados, confira quais são os melhores controles para PC

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

30 de mar de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Uma das principais diferenças entre jogar no videogame ou jogar no computador está nos controles. Certos tipos de jogos funcionam bem em um controle tradicional como um joystick, enquanto outros se beneficiam da precisão que a dupla mouse e teclado entrega. Por outro lado, há quem prefira unir as duas possibilidades, e utilizar um controle no computador, possibilitando uma experiência que flerta tanto com o PC Gaming quanto com o ato de jogar no console em frente à TV. E para te ajudar a fazer a escolha certa, confira quais são os melhores controles para PC para diferentes finalidades e faixas de preço. 

Confira os melhores controles para PC

Xbox ControllerMelhor controle para PC de preço mais alto 
Dualshock 4 / DualSenseConfortável e compatível com a Steam
Redragon Saturn G807Melhor controle para PC barato 
8BitDo Pro 2 WiredÓtimo custo-benefício 
GameSir T4 ProPara jogos competitivos 
Logitech F310Para jogos casuais 
Pichau GCX100Para jogos de corrida 
Multilaser JS091Versátil e bom custo-benefício 

Xbox Controller

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Começamos com o melhor modelo para quem pode investir em uma opção de mais alto custo. O controle original do Xbox encabeça a lista de melhores controles para PC não só por sua qualidade de construção e design, e por proporcionar uma jogatina confortável por contar com uma ótima ergonomia, mas principalmente pela questão da compatibilidade. Se você tem o costume de jogar no computador, você muito provavelmente utiliza Windows como sistema operacional, logo, o controle do Xbox será facilmente reconhecido pelo computador, seja através de um cabo USB, um adaptador sem fio ou via Bluetooth. 

Dessa forma, o controle do Xbox se destaca pela conveniência e praticidade de uso no computador, aliado a sua alta qualidade, sendo um ótimo controle para basicamente qualquer tipo de jogo. Seu acabamento proporciona uma pegada bem equilibrada, conseguindo ser firme ao mesmo tempo que é confortável para longas horas de uso. Como pontos negativos ficam a necessidade de pilhas junto a um adaptador para utilizá-lo sem fios, além claro de preço elevado. No entanto, esse preço se converte” em um ótimo investimento a longo prazo para curtir os jogos no computador. 

Compre agora o Xbox Controller na Amazon

Dualshock 4 / DualSense

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Calma, Sonysto! Os controles das últimas duas gerações de PlayStation também são alguns dos melhores controles para PC, tendo algumas vantagens e desvantagens claras em relação ao seu rival da Microsoft. Certos aspectos tendem a cair no gosto pessoal, como a questão do conforto e ergonomia. Pessoalmente falando, ambos Dualshock 4 e o DualSense também são mega confortáveis para jogar por horas, e também funcionam bem em jogos de diferentes gêneros. O outro ponto é a questão da bateria interna em relação às pilhas, que há quem goste e há quem prefira o método Xbox. 

Focando no controle do PS4, sua principal vantagem está no preço, já que por ser da geração passada, ele acaba se tornando o melhor custo-benefício entre os modelos mais caros. Quanto à compatibilidade, os controles da Sony funcionam de uma forma diferente. Para rodar jogos da biblioteca da Steam, o Dualshock 4 é facilmente reconhecido para ser utilizado, tanto por cabo quanto por Bluetooth. Já jogos de outros serviços, como Epic Games, costumam requerer uma atenção maior ao ser configurado. Fator esse que é mais prático no DualSense, por possuir um amplo suporte em diferentes plataformas de jogos. 

Compre agora o Dualshock 4 ou o DualSense na Amazon

Redragon Saturn G807

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Partindo para modelos alternativos, e saindo do escopo dos produtos que custam mais caro, o Saturn G807 da Redragon é o melhor controle para PC barato. Com conexão USB 2.0 e um cabo 1.5 metros, o modelo possui uma construção simples e leve, ainda que resistente e confortável para sua faixa de preço, tendo inclusive suporte para vibração. 

Por se tratar de um controle baratinho, ele é mais indicado a jogos single-player, focados em história ou games mais casuais como um todo, já que o seu tempo de resposta não é dos mais precisos para jogos que tenham uma necessidade de interações mais rápidas, como jogos de luta. Um de seus principais pontos positivos é a sua configuração simples e rápida, sendo facilmente reconhecido em praticamente qualquer máquina

Compre agora o Redragon Saturn G807 na Amazon

8BitDo Pro 2 Wired

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já para quem busca pagar um pouco mais buscando por um dos melhores controles para PC custo-benefício, o 8BitDo Pro 2 Wired é uma opção que se destaca por sua ótima construção e usabilidade de forma geral. Seu corpo abrange não só os botões comuns na parte frontal e superior, como também conta com dois gatilhos ajustáveis. O visual apesar de simples, é bem simpático e conta com parte da identidade visual do Super Nintendo. 

Visando uma maior imersão, ele também conta com suporte a vibração que funciona através de quatro motores que funcionam de forma simultânea, aprimorando ainda mais o seu bom desempenho. E além da compatibilidade com Windows, Linux e Mac, ele também pode ser utilizado em Android, Raspberry Pi, Nintendo Switch e Steam Deck, tendo um software de configuração próprio que permite o mapeamento de 3 perfis diferentes. 

Compre agora o 8BitDo Pro 2 Wired na Amazon

GameSir T4 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Versatilidade, qualidade e alto desempenho são as principais características do GameSir T4 Pro, que é um dos melhores controles para PC para basicamente qualquer tipo de jogo, mas que realmente se destaca em jogos competitivos por seu ótimo tempo de resposta. O modelo conta com um design fortemente inspirado nos controles do Xbox, com retroiluminação RGB e tendo uma boa pegada devido ao seu corpo emborrachado. 

A vibração do controle fica a cargo de seus motores assimétricos, e seu direcional analógico possui um giroscópio de 6 eixos, contribuindo para uma ótima sensibilidade e uma jogabilidade altamente precisa. O controle funciona sem fio, prometendo uma boa conexão dentro de 10 metros e tendo uma bateria interna de 600 mAh, que é carregada através de sua porta USB-C na parte superior. 

Compre agora o GameSir T4 Pro na Amazon

Logitech F310

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um bom modelo de entrada voltado a jogos casuais é o Logitech F310, que costuma atrair muitos elogios por ser um dos melhores controles para PC que são leves e práticos. Com um cabo de quase 2 metros, o F310 conta com um design confortável, principalmente para quem está acostumado com os DualShock pela distribuição dos botões e dos seus analógicos, mas com uma parte superior mais elevada, como os controles do Xbox. 

Sendo um produto Logitech, mesmo que de entrada, é de se esperar uma boa durabilidade, além de permitir uma configuração altamente personalizável, deixando ao usuário a possibilidade programar cada botão da forma que preferir. No entanto, a falta de suporte a vibração pode afetar negativamente a experiência para alguns consumidores. 

Compre agora o Logitech F310 na Amazon

Pichau GCX100

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Jogos de corrida não costumam exigir muito de um controle para além do conforto e um tempo de resposta decente. Com isso em mente, temos o GCX100 da Pichau como uma ótima opção barata para acelerar no Need For Speed da melhor forma. Com conectividade USB e um cabo de 1,8 metros, o modelo da marca nacional possui suporte a vibração e conta com botões que unem firmeza a uma boa sensibilidade. 

Os principais aspectos positivos apontados por seus compradores é justamente seu corpo leve e ergonômico, que proporciona uma experiência bem confortável. Além de barato, também se trata de um controle plug and play, que também pode ser utilizado em sistemas Android e no PlayStation 3. 

Compre agora o Pichau GCX100 na Amazon

Multilaser JS091

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O final boss da lista de melhores controles para PC é um dos modelos mais populares por sua boa relação custo-benefício e versatilidade. Com um corpo que se assemelha aos controles Xbox, mas com uma distribuição de botões mais próximo dos DualShocks, o JS091 da Multilaser é um modelo com pegada leve e firme com suas bordas antiderrapantes com laterais emborrachadas, que se encaixa bem tanto em mãos pequenas quanto em mãos grandes. 

Sua conectividade é USB 2.0 com um cabo de dois metros, que além de funcionar no computador, também pode ser aproveitado no PS3. O controle possui sistema de vibração e LEDs nos analógicos, fazendo com que o modelo se sobressaia dentro de sua faixa de preço por ser bem completo, e versátil em utilizá-lo em jogos de diferentes gêneros.

Compre agora o Multilaser JS091 na Amazon


Aproveite as melhores promoções de hardware e periféricos com os cupons de desconto da TerabyteShop